Ademilson Nunes

Moderators
  • Content count

    45
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

4 Neutral

About Ademilson Nunes

  • Rank
    Membro Avançado
  1. Fonte Flyback

    Bom dia Valdo, deve utilizar uma fonte de tensão continua DC. Para aplicar uma tensão diretamente no secundário e poder analisar se existe defeito lá.  Abraços e bons estudos. 
  2. Fonte Flyback

    Bom dia Valdo, pelo que entendi a placa está entrando em proteção OCP. Pois a tensão de partida fica oscilando entre os valores de start e stop. Corta a alimentação principal da rede, injeta tensão direto no catodo do diodo retificador após o secundario do chopper, lembre-se de fazer isso com a placa desligada da rede. O objetivo é testar o secundário da fonte "isolando" o primario, afim de analisar se o defeito está lá no secundário. Análise consumo excessivo e dissipação de calor para encontrar o circuito com defeito. Mas antes confirme se fez as medições no secundário da fonte utilizando o GND do secundário que é  isolado do primário.      Abraços e bons estudos. 
  3. curso de eletronica aula 05

    Bom dia pessoal, sem dúvida foi uma falta de atenção minha. Esqueci de apagar a tensão de 12V. Deveria ser 0V. 
  4. Análise em placa de TV

    Olá Valdo, vamos por partes. Primeiro recomendo que verifique se seu multímetro está em pleno funcionamento, deve verificar se está medindo um sinal de tensão continua e também se seu multímetro está ajustado para esta escala de tensão continua. Faça um teste medindo outro equipamento que esteja funcionando, assim saberá se seu multímetro está ou não com defeito.  Quando encontramos uma placa completamente em curto, realmente fica complicado medir tensões, mas o que costumamos fazer é aplicar tensão utilizando uma fonte externa etapa por etapa, verificando se algum componente ou setor aquece de maneira demasiada. Siga o esquema elétrico caso exista e pense quais componentes poderiam causar este efeito, caso estivessem em curto, então vai testando e eliminando as possibilidades de defeito. Em geral é isso que fazemos!     Forte abraço e bons estudos.
  5. Professor Daniel

    Olá Severino, segue o circuito que eu estava me referindo o mesmo se encontra na pág. 4 do datasheet que o professor Daniel postou o link. Recomendo que utilize o google tradutor para traduzir o texto, infelizmente para esse tipo de documento é extremamente ráro encontra-lo em nosso idioma, por isso recomendo também que se habitue a traduzir até ir se acostumando com os termos, creio que em pouco tempo nem será mais necessário traduzir. Como citei antes, um projeto de uma fonte deste tipo é algo complexo, precisa estudar bastante, acredito que o componente mais complicado de conseguir será o transformador. Bons estudos, caso tenha dúvidas na montagem vai postando que vou respondendo por aqui.    Abraços e bons projetos. 
  6. Professor Daniel

    Olá Severino, desculpe a demora na resposta. Eu não precisei projetar o circuito pois no datasheet do CI que recomendei já existem vários projetos de exemplo, por tanto não foi necessário refazer o projeto. Recomendo que siga algum dos exemplos presentes no datasheet, o componente mais complexo será o transformador, pois de uma maneira geral esse tipo de transformador é feito sob medida para cada projeto,  logo não vai achar eles a venda. Por isso eu recomendo que remova o transformador de algum carregador de celular e utilize o exemplo dentro do datasheet adaptando ele para o transformador escolhido.  Se houver dúvidas durante a montagem pode postar aqui, será um prazer ajudar.   Abraços e bons estudos. 
  7. Kit ociloscópio

    Segue link do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=v5oYKGNyz18 
  8. datasheet

    Você tem razão bruno, as vezes é algo tão trivial para nós por fazermos isso todos os dias que acabamos não dando tanta atenção a estes detalhes, vou tentar gravar uma aula extra para o canal mostrando esses detalhes.   Abraços e bons estudos. 
  9. PWM

    Olá bruno, 50us é o período que o sinal leva para completar um ciclo. Agora vamos entender a frequência desse sinal, sabemos que a frequência é a quantidade de ciclos que se repete dentro de 1 segundo, ou 1000 ms(milissegundos) . Então pense assim quantos 50 cabem em 100? 2 e quantos 50 caberiam em 1000? 20. Simples assim, agora pra saber se a frequência está em kilo, mega, giga eu tenho um macete, sempre que o período for dado em u (micro) a frequência estará em Khz, quando estiver em n (nano), será Mhz e por ultimo quando estiver em p (pico) será Ghz. E se o período estiver em m (segundo) o frequência será apenas Hz, exemplo 16ms = 60hz, frequência padrão da nossa rede elétrica.  Tabela: ms = hz - ex: 16ms -> 60hz us = khz - ex: 20ms -> 50khz ns = mhz - ex: 20ns -> 50mhz ps = ghz - exe 20ps -> 50ghz Abraços e bons estudos!!!  
  10. Kit ociloscópio

    Bom dia, guto me mando o link do vídeo via MP que eu posto. Abraços. 
  11. Componentes

    Concordo plenamente Andrei, na verdade vou ainda mais longe ter sucatas é de certa forma essencial para nossa área, pois dependendo do tipo de equipamento que estejamos reparando é praticamente impossível encontrar componentes novos para substituição. É ai que entram as sucatas, é bastante comum encontrar técnicos que trabalhem com celulares, tablets e notebooks e quanto mais sucata destes tipos de equipamento o técnico tiver melhor será seu aproveitamento em reparos. Lembro que treinar soldagem em sucata é muito importante para o técnico ir pegando experiência prática de bancada.       
  12. Fonte de alimentação - projeto

    Olá Severino a maior dificuldade desse circuito será o transformador chopper, ter a que usar de algum carregador de sucata. Recomendo que baixe o datasheet do CI que estou postando e análise o diagrama de aplicação de exemplo lá tem um circuito com uma saída de 5V 1.7A acredito que atenda sua necessidade.  linkcv_family_datasheet.pdf
  13. Fonte 30v 5 a

    Olá Alex, não caracteriza defeito, o lt1083 tem uma alta dissipação de calor quando ligado a uma carga. Isso é normal. 
  14. Projeto Fonte 30V 5A - Modulo 9

    Segue o esquema dessa fonte: 
  15. Placa Para Montar Fonte Ajustável 0-30v Por 5a Mosfet

    Olá guto, achei esse projeto excelente, ele é ainda mais completo do que aquele que escolhemos para o curso. Pode comprar sem medo, se tiver problemas ou dúvidas na montagem estou a disposição.