Ademilson Nunes

Moderators
  • Content count

    79
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

6 Neutral

About Ademilson Nunes

  • Rank
    Expert
  1. Fonte Flyback

    Só uma dúvida você fala do transistor Q803 ? Se sim na verdade ao meu ver esse transistor é responsável por proteger o mosfet de um efeito conhecido como capacitância parasita do terminal gate. Durante o estágio de nível baixo no PWM a tensão de base fica menos positiva em relação ao emissor, fazendo o transistor conduzir uma eventual 'carga'  presente no gate. Para entender isso é preciso assumir que existe um capacitor ligado ao gate (de forma imaginária) pois esse é um efeito indesejado, conhecido como capacitância parasita. E o diodo D802 existe para proteger o transistor Q803 de modo que a descarga desse 'capacitor' não danifique o transistor Q803.
  2. TV LG M227WAP- PM

    Em geral uma das coisas você já citou no vídeo, pode ser que o circuito entra em proteção, mas acho pouco provável. Pois geralmente uma proteção após acionada corta a alimentação da placa totalmente e estas proteção possui um latch (efeito memória) ou seja uma vez que entra em proteção para tentar religar precisa desconectar a placa da tomada (alimentação principal). Mas nesse caso tem cara de ser problema de firmware, sugiro que regrave o firmware da placa principal. Mas antes, desmonta o monitor, e analisa a placa fonte de maneira isolada da placa principal. Assim terá uma ideia melhor do que está acontecendo. Por exemplo tente ligar a fonte em modo on forçando o PS-On da placa, fazendo o papel que a placa principal faria. Se ele subir as tensões normalmente na saída da fonte, terá ainda mais certeza do problema na placa principal, então em nesse caso sim eu partiria para a regravação do firmware. 
  3. Duvida capacitor alta

    Sim, todo capacitor armazena carga elétrica. pode testar com um multímetro para verificar se ele está completamente em curto utilizando continuidade (escala de diodo) ou de resistência, mas não aconselho você a fazer dessa maneira. Todo circuito deve primeiro ser analisado como um todo, depois partimos para analisar um possível setor com defeito e por ultimo podemos apontar um possível componente.  Essa fonte está ligando? Coloca uma lampada em série como mostrado nas aulas do curso, após isso verifique as tensões na saída em modo stand-by e após isso, faça os tentes em modo on, assim podemos analisar melhor e te mostrar o melhor caminho.  
  4. Som lg rad225

    Daniel, posta mais detalhes. Modelo do aparelho, placa e etc. Assim podemos tentar localizar o esquema para facilitar o trabalho de analise. 
  5. Esquema da Placa da Rossi

    Poxa estou procurando ele em minhas coisas aqui, eu desenhei ele todo a partir de medições da própria placa. Vou ver aqui se encontrar eu posto na área de downloads.    
  6. Fonte Half Bridge

    Olá Danilo, Seu raciocino está quase certo, mas não é bem o efeito do corte do mosfet do lado de baixo. O IC202 recebe 24V através do pino 2, para isso o mosfet do lado de cima (interno ao CI) precisa saturar. Como existe um capacitor ligado ao pino 3 o C220 o capacitor se carrega com 24V. Quando o de baixo corta, o de cima satura, colocando mais 12V sobre o capacitor C220, ele praticamente não chega a descarregar, mas imagine que ele recebe essa tensão de 24V de uma lado e a de 12V do outro, no final é como se se tivéssemos duas pilhas ligadas em série uma de 24V e outra de 12V ao todo teriamos 36V. Entende isso nesse circuito é pouco complicado, vou bolar uma aula de reforço com este tema, na verdade a ideia do circuito de BOOST é simples, para um mosfet saturar ele precisa receber uma tensão em gate maior que a tensão de source. Para o mosfet do lado de baixo é "simples", pois seu source já está ligado ao gnd (0V) então ele pode receber uma tensão baixa 5V por exemplo que vai saturar. Como o divisor de tensão do circuito de feedback é projetado para manter a tensão de saída do conversor em 12V, no mosfet de cima teremos 12V no source, logo para o mosfet de cima saturar é preciso uma tensão maior em seu gate, para isso se utiliza o circuito de boost (BS) ou impulso, ele impulsiona a tensão para conseguir saturar o mosfet de cima.    Em fim tenho visto que você é super interessado no assunto, e acho que seria bacana montar uma aula de reforço com este tema, aguarde que em breve devemos liberar algo nesse sentido.   Caso tenha mais dúvidas estou a disposição.    
  7. Converssor DC DC (diodo roda livre)

    Estando o catodo mais negativo e o ano do preso a referência 0V ele acaba sendo mais positivo. Pois 0V É mais positivo que -10V então o sentido da corrente continua carregando o capacitor. 
  8. TV Samsung

    Olá amigo, esse tipo de análise é complicada seria necessário mais informações para te ajudar no diagnóstico. Mas posso afirmar que a piscadana lâmpada série no momento em que liga o equipamento é normal. Você chegou a colocar a placa em modo on, para confirmar as tensões que alimentam a placa principal ? O sintoma de parada de vídeo pode sugerir defeito no conversor DC DC principal ou mesmo na saída nos diodos de retificação ou nos capacitores de filtro do secundário, mas pode estar na placa principal também. Eu recomendo que ligue a fonte em modo on tirando ela do standby para testar e validar as tensões de saída da fonte. Eu sempre orientou aos alunos a começar uma análise de defeito da saída para entrada e não dá entrada para a saída, pois é sempre mais fácil achar o defeito assim. 
  9. Corrente de saturação!!!

    Olá Danilo, isso vai depender do transistor que estiver utilizando. Geralmente essa informação vem disponível no datasheet do componente. E você calcula e escolhe os resistores de base baseado nesse número, para ajustar a corrente para sua aplicação com o transistor. 
  10. Cálculo de tensão entre coletor e emissor tbj

    Os cálculos estão corretos só a lógica que está errada. Deve pensar que uma vez que o transistor tem 0.7V entre base emissor ele está saturado, então a tensão no coletor será 0V mesma tensão de emissor, nesse caso a tensão sobre o Resistor de 1K sera de 12V praticamente toda tensão da fonte. Você terá uma corrente sim de 0.35A * 1K = 350V, mas a tensão nunca chegará a esse valor pois a fonte vai limitar essa tensão em 12V, pois é o máximo que ela pode fornecer. Para entender melhor refaça os cálculos usando dois resistores em série de 500ohms ligados ao coletor e determine a queda de tensão sobre cada um deles.   Att,  Professor Ademilson. 
  11. Ondas de indução

    Olá Romilde, a indução ocorre na variação da tensão seja uma variação positiva ou negativa em relação ao 0V. Logo um PWM cria sim indução em uma bobina. Esse é o principio de funcionamento de qualquer fonte chaveada ou conversor DC-DC. Pense assim, digamos que tenha um PWM que comece em 0V e suba até 10V e fique em 10V durante 5ms, durante o tempo de subida da tensão, 0, 1, 2, 3, 4...10V o campo eletromagnético vai se expandindo, quando o PWM 'corta' ele vai a 0V logo não existe tensão para sustentar o campo então ele contrai, após isso a tensão volta a subir 0,1,2,3,4 10V então o campo volta a se formar. Essa variação da tensão cria uma variação do campo o que cria uma indução na bobina ou transformador que gera termina por gerar uma tensão AC, esta sim será alternada. Por isso sempre temos, diodos retificadores e capacitores no secundário das fontes chaveadas. A corrente corre sempre em um sentido no primário (falando de transformadores chopper) e no secundário teremos corrente AC.     
  12. display mini system LG CM7420

    Essa medição depende do ponto de ref. que está usando para medir a tensão, onde está a ponta preta do seu multímetro?
  13. TV SAMSUNG

    12V eu diria que está dentro da tolerância, mas temos alguns problemas nessa cenário. Primeiro a placa fonte pode estar com defeito pois a tensão está 1V a baixo do normal, e quando liga na placa principal ela não "sobe". Verifica os capacitores do primário e também do secundário da fonte verifica se não tem fuga, se for o caso pode ligar uma lampada automotiva 12V e verificar se ela vai acender com brilho normal, assim poderia destacar o problema de fuga, a pista nesse caso é o fato do cliente alegar que ela demorava a ligar, isso pode sim ser o tempo de carga dos capacitores em fuga. Outro problema pode ser a placa principal com defeito, neste caso seria interessante ter uma outra placa para testar.     
  14. Cinebox Optimo X Dual 2 Core não liga

    Difícil apontar um problema diante de um cenário como este, mas vamos lá. Você conferiu as tensões em todos os reguladores está tudo normal nas fontes de tensão da placa? Se sim, se já trocou a eprom regravou e mesmo assim nada, só resta o processador. Ele aquece além do limite com pouco tempo ligado na fonte? 
  15. TV semp dl3975

    Fala amigo, pode mandar uma fotos da placa na região do bga? Já paguei vários problemas com hdmi, na maioria das vezes é pau no bga da placa principal.