Ademilson Nunes

Moderators
  • Content count

    133
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

7 Neutral

About Ademilson Nunes

  • Rank
    Expert
  1. projeto da fonte

    Olá @fabio2020 pelo que percebo deve ter algo invertido no seu circuito e possivelmente este capacitor está ligado com polaridade invertida. Posta umas fotos da montagem para avaliarmos.
  2. Fonte lg mcv905

    @Mantonio Boa tarde, em primeiro lugar nos desculpe pela demora em responder sua dúvida sei que isso gera frustração. Pelo que entendi a placa fonte não funciona normalmente, porém após aquecer a placa fonte ela volta a funcionar correto?  Se sim, deve ser solda fria na placa remova a solda velha e ressolde bem os principais componentes, aqueça a solda com o ferro de solda ou soprador térmico.   
  3. Step Down em AC????

    Olá Daniel, Em primeiro lugar parabéns pelo empenho nesta análise, esse esforço é muito importante para nosso aprendizado. Vamos lá: " São estes dois componentes que fazem a redução da tensão na corrente alternada? "  Não isso não reduz a tensão AC vinda da rede elétrica. E na verdade esta não é uma pratica comum em circuitos de fontes de uma maneira geral.  Eu precisaria ter uma lâmpada igual para analisar como você está fazendo ai, para ser mais assertivo em minha leitura do lado de cá  . Mas o que posso afirmar é que da maneira como o esquema foi desenhado a tensão não está sendo reduzida em uma etapa AC. - O MB6S é uma ponte retificadora sms ela tem positivo e negativo na saída, então este negativo é a referência, logo será o seu GND.        https://pt.aliexpress.com/item/4000411502985.html - O CL1502 é um circuito integrado ele é um "LED driver" um circuito integrado projetado para controlar lâmpadas de LED, da uma analisada neste circuito e tenta fazer as "conexões" com o circuito que tem em mãos e agora já tem uma noção de como as trilhas e componentes estão ligados graças aos testes de continuidade tente analisar seguindo as tensões, pegando como referência do negativo da saída do MB6S.  http://www.datasheetcafe.com/cl1502-datasheet-led-driver-chiplink/    Bons estudos!!
  4. Tv panasonic tc- l32x5b não liga

    Boa noite, segue link para donwload do esquema da fonte: Primeiro passo é analisar todas as linhas de tensão do secundário da saída para entrada, iniciando pelos 5V stb, inicie sua análise no conector P6, pino 6 conforme esquema, após isso vá segundo esta linha visualmente a procura de componentes danificados. Esta tensão precisa subir no secundário no instante que a fonte é conectada a rede elétrica. Se ela não está subindo é a primeira que precisa analisar e resolver. 
  5. PANASONIC - TNPA5390

    Version 1.0.0

    4 downloads

    PANASONIC - TNPA5390
  6. Tv panasonic tc- l32x5b não liga

    Bom dia, pode fornecer mais detalhes sobre essa placa, como modelo da placa fonte e etc? Precisa verificar se existe tensão no secundário após passar o sinal de ps-on!
  7. Fonte de bancada com estabilizador usado, saída 110vac

    Bom dia Josivaldo,  vamos lá uma vez que tem um transformador que garanta 110vac no secundário vai precisar de um circuito retificador seja com diodos ou ponte retificadora para retificar esse sinal em, após a ponte vai precisar de capacitores de filtro e etc. Pode utilizar como exemplo o circuito de fonte ajustável com realimentação negativa que montamos no curso. 
  8. Fonte assimétrica / Ademilsson /André

    Boa noite,  em primeiro lugar parabéns pela dedicação fico muito feliz quando tenho o privilégio de ver alunos tão dedicados como você. Enfim sua solução é interessante eu acredito que é o melhor custo benefício para esta aplicação.
  9. 715G7801-P01-W10-0H2S

    Boa noite Luis, acabei de subir um manual de serviço que acredito ser compatível com esta TV. Segue link: Para conseguir te ajudar de maneira mais assertiva preciso de mais detalhes em relação ao defeito e quais foram os testes já executados. Por exemplo, ela não liga, mas não tem qualquer tensão no secundário? 
  10. Manual serviço Philips 40FPT6709

    Version 1.0.0

    10 downloads

    Manual serviço Philips 40FPT6709
  11. Dúvida sobre fontes bivolt

    Olá Evandro, Todo circuito é dimensionado para suportar um range de tensões, no caso de placas fontes de tvs elas podem funcionar com até 250VAC, sendo que após retificar e filtrar esta tensão pode chegar a ~350VDC (250* 1,41). Dito isso, agora vamos imaginar que temos um problema na rede elétrica e a tensão esteja baixa, cerca de 80VAC. Então teríamos no secundário uma tensão retificada e filtrada de ~(80 * 1,41) 112,8VDC. Dependendo da exigência de consumo da carga (volume, intensidade de bilho e etc) o consumo de corrente tende a ser maior, forçando o conversor DC - DC a manter os transistores por um maior tempo saturado, assim o campo eletromagnético fica mais intenso e consequentemente no corte do transistor é induzida uma tensão maior maior, o que refrete no secundário da fonte em tensão estabilizada e alta disponibilidade de corrente. Bom dito isso, podemos entender que o conversor compensa eventuais oscilações de tensão do primário ajustando o tempo em nível alto da saída do CI driver e consequentemente controlando o tempo de saturação dos transistores driver, mas tensões muito baixas na entrada são prejudiciais a vida útil da fonte, pois um tempo maior de saturação nos transistores com frequência pode acabar danificando os transistores, claro que eles são bem dimensionados para aguentar o "tranco" (nem todos rsrs), mas via de regra a fonte deve segurar bem, mas não a longo prazo.
  12. LM317 em paralelo para ter mais corrente

    Olá,  Pode ser feito dessa maneira ligando em paralelo e pino de ajuste comum, até funcionaria, mas acredito que de acordo com a carga ligada poderia dissipar muito calor o que não é recomendado na prática.O correto para ter maior ganho de corrente na saída da fonte é efetuar o ajuste da corrente a partir da entrada de +B (Maior tensão de entrada) direto para a saída, usando o LM317 como controlador + transistores driver de corrente. Observe o diagrama com um exemplo:
  13. Transformador portatil Thomson sem saida 5v

    Olá Marcos, tudo bem? Muito obrigado pelos elogíos todos nós nos dedicamos muito na construção deste curso. Enviei uma solicitação para ter acesso ao diagrama que subiu no google drive, assim que liberar voltamos a nos falar. 
  14. transformador

    Olá Bruno, para ligar seu transformador em 220V precisa utilizar os dois enrolamentos, já que a corrente circulante tende a ser menor conforme a tensão do primário é maior. Já no caso de uma ligação em 110V o ideal é usar ambos os enrolamentos em paralelo pois a corrente dende a ser maior, então o melhor é usar ambos enrolamentos primários em paralelo para permitir esta maior circulação de corrente. No entando o qua acontece com a corrente é que ela é determinada pela carga, ou seja, depende muito da potência da carga alimentada pelo transformador, se for uma carga baixa, o consumo de corrente será baixo, logo usar um único enrolamento em 110V não traria problemas, mas para previnir o melhor é usar ambos para deixar o transformador "configurado" para permitir máxima circulação de corrente, lógico que dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante do transformador. Observe que ligar os enrolamentos em paralelo e alimentar o primário com 220V, pode "abrir" e danificar o enrolamento pois a tensão seria muito alta, mesmo sem carga. 
  15. Conserto de fonte yaxun 1502dd.

    Boa tarde, pelo que analisei no datasheet ambos são transistores de baixa potência por tanto baixa corrente de coletor, logo acredito que não teria problemas.