Ademilson Nunes

Moderators
  • Content count

    91
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

7 Neutral

About Ademilson Nunes

  • Rank
    Expert
  1. Fonte assimétrica

    Como professor Daniel sugeriu o melhor seria utilizar uma fonte de 30V 5A. Porém pode aumentar a tensão para equilibrar a potência final, digamos se pegar uma linha de 5V 3A teria 15W. Se colocar sua fonte em 7.5V e 2A teria os mesmos 15W. Porém não mantenha o teste por muito tempo, apenas tempo suficiente para aferir as mendiões. Algumas vezes a fonte desarma, mas pode resolver isso usando uma lampada série do tipo automotica na saída positiva da sua fonte.
  2. Troca a bateria para testar, geralmente isso acontece devido o alto consumo de bateria desta escada. Caso troque e o problema continue talvez tenha danificado o circuito!
  3. BATERIA DE NOTBOOCK

    O ideial seria projetar um circuito para isso, um circuito de "charger" Dimencionado para sua bateria.  Mas poderia também comprar um pronto no mercado livre por exemplo. Mas por que deseja fazer isso? Nâo pode carregar no próprio notebook ??
  4. Transformador antigo

    Magina, precisando estamos por aqui!   abraços!!
  5. Transformador antigo

    Olá amigo, primeiro passo seria identificar quais fios ligam o primário e quais ligam o secundário. Para isso ligue uma lampada em série como fizemos no curso, pegando dois fios (um enrolamento) do primário poderia ser amarelo e roxo (estou supondo, não tem como ter certeza apenas pelas fotos). Feito isso ligue ele na tensão AC da sua tomada (passando pela lampada série). Coloque seu multimetro em escada de tensão AC, escolha uma escala alta e faça a medição da tensão no secundário.        
  6. indução

    Geralmente um transformador é usado com a intensão de reduzir ou aumentar a tensão. Neste caso é um conversor DC-DC que recebe a tensão da rede 110V e retifica e filtrada fica em torno de 155Vdc aproximadamente ou aproximadamente 300Vdc se a rede for de 220V.
  7. transistor bipolar

    Olá Amarildo, Qual a tensão de base do transistor em relação ao 0V do emissor? Isso é fundamental pra saber se o transistor está saturado ou não. Só assim podemos entender se a tensão de coletor está correta.  Poderia postar o circuito completo para facilitar a análise?
  8. Aula de reforço

    Promessa é divida, vamos produzir essa aula em breve. Talvez eu libere uma versão escrita da aula antes de gravar, por favor tenha paciência logo deve sair!
  9. indução

    Olá Danilo, fiquei um pouco confuso, poderia me dar uma exemplo de um circuito destes?
  10. tv cce não liga

    Localiza através do esquema a fonte de +12V e verifica se ela está ativa. Uma boa dica é verifica se todas as tensões stand-by estão normais, caso sim, podemos isolar a placa e aplicar tensão nos pontos que deveriam receber alimentação das fontes stand-by e partimos a analise dai.   
  11. Fonte 30V 5A montada no curso

    Olá Gutemberg, perdoe a demora em responder. Tenho estado muito atarefado, mas vamos a sua dúvida. Como é exatamente este transformador? Pode usa-lo tranquilamente desde que consiga identificar seus terminais (fios) corretamente entre primário e secundário, mas isso é relativamente simples de ser feito com uma lampada série e um multímetro em AC. Verifique qual é a tensão fornecida no secundário do transformador, para verificar se sua ponte retificadora está preparada para suportar a tensão fornecida, bem como é importante analisar os capacitores de filtro afim de não sobrecarrega-los. 
  12. duvida

    Olá colega Everaldo, realmente não abordamos a fonte PFC no curso. Infelizmente esse é um assunto longo e complexo, e ficaria muito difícil descrever em detalhes o seu funcionamento em um único post. Provavelmente em uma nova versão do curso ou em uma aula de reforço podemos abordar o assunto com mais detalhes. Quanto a sua dúvida, poderia postar o esquema elétrico do circuito ou nos passar sua referência? Assim eu poderia analisar melhor e lhe fornecer uma explicação mais assertiva sobre sua dúvida.       
  13. Fonte Flyback

    Só uma dúvida você fala do transistor Q803 ? Se sim na verdade ao meu ver esse transistor é responsável por proteger o mosfet de um efeito conhecido como capacitância parasita do terminal gate. Durante o estágio de nível baixo no PWM a tensão de base fica menos positiva em relação ao emissor, fazendo o transistor conduzir uma eventual 'carga'  presente no gate. Para entender isso é preciso assumir que existe um capacitor ligado ao gate (de forma imaginária) pois esse é um efeito indesejado, conhecido como capacitância parasita. E o diodo D802 existe para proteger o transistor Q803 de modo que a descarga desse 'capacitor' não danifique o transistor Q803.
  14. TV LG M227WAP- PM

    Em geral uma das coisas você já citou no vídeo, pode ser que o circuito entra em proteção, mas acho pouco provável. Pois geralmente uma proteção após acionada corta a alimentação da placa totalmente e estas proteção possui um latch (efeito memória) ou seja uma vez que entra em proteção para tentar religar precisa desconectar a placa da tomada (alimentação principal). Mas nesse caso tem cara de ser problema de firmware, sugiro que regrave o firmware da placa principal. Mas antes, desmonta o monitor, e analisa a placa fonte de maneira isolada da placa principal. Assim terá uma ideia melhor do que está acontecendo. Por exemplo tente ligar a fonte em modo on forçando o PS-On da placa, fazendo o papel que a placa principal faria. Se ele subir as tensões normalmente na saída da fonte, terá ainda mais certeza do problema na placa principal, então em nesse caso sim eu partiria para a regravação do firmware. 
  15. Duvida capacitor alta

    Sim, todo capacitor armazena carga elétrica. pode testar com um multímetro para verificar se ele está completamente em curto utilizando continuidade (escala de diodo) ou de resistência, mas não aconselho você a fazer dessa maneira. Todo circuito deve primeiro ser analisado como um todo, depois partimos para analisar um possível setor com defeito e por ultimo podemos apontar um possível componente.  Essa fonte está ligando? Coloca uma lampada em série como mostrado nas aulas do curso, após isso verifique as tensões na saída em modo stand-by e após isso, faça os tentes em modo on, assim podemos analisar melhor e te mostrar o melhor caminho.