Ademilson Nunes

Moderators
  • Content count

    99
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

7 Neutral

About Ademilson Nunes

  • Rank
    Expert
  1. Ps_on - On/Off - Dim

    Bom dia amigo, pode nos passar o modelo da placa para analisarmos melhor sua dúvida?
  2. TV Samsung com defeito na tela

    Bom dia Bira, esse LM 317 costuma aquecer mesmo o ideal é utilizar um dissipador de calor e até mesmo um cooler dependendo da aplicação. O que ocorre é que o circuito funciona como um divisor de tensão, quando a tensão na saída fica mais baixa digamos 1.2V os 28.8V ficam "sobre" o LM317 e enquanto 1.2V ficam "sobre" a carga, logo a dissipação de potência sobre o LM 317 é muito alta já que ele precisa regular uma tensão de saída muito baixa. Este fenômeno ocorre em todo circuito regulador de tensão linear e foi por este motivo que os conversores DC_DC (fonte chaveada) foi desenvolvido.      
  3. Dúvida no R5 da análise de defeito 3, módulo 8.4

    Olá Epitacio, consegue postar uma foto do circuito do defeito aqui para que eu possa reanalizar? assim já fica documentado para futuras consultas.
  4. Tensão nos diodos

    Como tem feito essas medições? Sobre o componente com as duas pontas ou com a ponta negativa ligada à referência (gnd)?
  5. Dúvidas sobre a montagem da fonte de 1.2v a 30v

    Isso é  normal, esse tipo de regulador costuma esquentar bastante, se for usar a fonte o ideal seria utilizar um dissipador de calor junto ao CI. 
  6. tvplasma teste placa fonte

    Boa tarde, qual o modelo da placa e defeito apresentado ?
  7. Dúvidas sobre pwm

    Boa tarde, segue diagramad e um circuito gerador de onda quadrada, pode pesquisar também pelo "circuito multivibrador monoestavel". Não abordei tais conceitos durante o curso pois são muito teóricos e possuem pouca utilidade prática, mas acredito que conseguirá entender o circuito deste diagrama utilizando os conceitos que foram abordados durante o curso, caso tenha dúvidas sobre o funcionamento me avise.     
  8. PLACA FONTE TV PHILIPS

    Olá Fernando, estou analisando o esquema aqui. Qual a tensão na saída stand-by ? na saída 12V da fonte? Isso é importante para direcionarmos melhor a analise do defeito, sempre procure analisar da saída para a entrada. Pois assim podemos analisar se o primário está funcionando. Até o momento as medições estão ok, vou acompanhar seu tópico, assim podemos dar continuidade a sua analise de feito.  
  9. Fonte assimétrica

    Como professor Daniel sugeriu o melhor seria utilizar uma fonte de 30V 5A. Porém pode aumentar a tensão para equilibrar a potência final, digamos se pegar uma linha de 5V 3A teria 15W. Se colocar sua fonte em 7.5V e 2A teria os mesmos 15W. Porém não mantenha o teste por muito tempo, apenas tempo suficiente para aferir as mendiões. Algumas vezes a fonte desarma, mas pode resolver isso usando uma lampada série do tipo automotica na saída positiva da sua fonte.
  10. Troca a bateria para testar, geralmente isso acontece devido o alto consumo de bateria desta escada. Caso troque e o problema continue talvez tenha danificado o circuito!
  11. BATERIA DE NOTBOOCK

    O ideial seria projetar um circuito para isso, um circuito de "charger" Dimencionado para sua bateria.  Mas poderia também comprar um pronto no mercado livre por exemplo. Mas por que deseja fazer isso? Nâo pode carregar no próprio notebook ??
  12. Transformador antigo

    Magina, precisando estamos por aqui!   abraços!!
  13. Transformador antigo

    Olá amigo, primeiro passo seria identificar quais fios ligam o primário e quais ligam o secundário. Para isso ligue uma lampada em série como fizemos no curso, pegando dois fios (um enrolamento) do primário poderia ser amarelo e roxo (estou supondo, não tem como ter certeza apenas pelas fotos). Feito isso ligue ele na tensão AC da sua tomada (passando pela lampada série). Coloque seu multimetro em escada de tensão AC, escolha uma escala alta e faça a medição da tensão no secundário.        
  14. indução

    Geralmente um transformador é usado com a intensão de reduzir ou aumentar a tensão. Neste caso é um conversor DC-DC que recebe a tensão da rede 110V e retifica e filtrada fica em torno de 155Vdc aproximadamente ou aproximadamente 300Vdc se a rede for de 220V.
  15. transistor bipolar

    Olá Amarildo, Qual a tensão de base do transistor em relação ao 0V do emissor? Isso é fundamental pra saber se o transistor está saturado ou não. Só assim podemos entender se a tensão de coletor está correta.  Poderia postar o circuito completo para facilitar a análise?