Ademilson Nunes

Moderators
  • Content count

    52
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

4 Neutral

About Ademilson Nunes

  • Rank
    Expert
  1. Esquema elétrico - Placa DVD Samsung

    Bom dia Raimundo, você tem o modelo do DVD, e alguma referência ou código descrito nas placas do DVD? Pois sem estas informações não é possível supor qual o esquema correto. Passe estas informações para que possamos ajudá-lo. 
  2. Dúvidas sobre carregador de celular

    Olá Daiane, difícil encontrar uma explicação logica para isso. Fez testes em um mesmo aparelho? 
  3. Duvida sobre placa

    Olá Adailson, pelo que vi nas fotos está analisando corretamente, você deve ter praticamente a mesma tensão de +B em todos os pontos dessa linha que mediu, pois os resistores são de muito baixo valor, 100ohms, eles devem servir para "controlar" a corrente de entrada do regulador. Quanto ao jumper que fez, pra mim deve estar correto. Em relação ao Resistor, fica um pouco complicado analisar apenas pelas fotos, mas por experiência e analisando as fotos eu posso arriscar em dizer que estes resistores são do tipo pull-up ou pull-down. São utilizados para manter as entradas do microcontrolador em estados lógicos conhecidos. Deve estar dentro 100ohms, mas um pouco mais ou um pouco menos não afetaria o funcionamento do circuito. 
  4. MODULO 11 - AULA 04 - DRIVER LED

    Olá Raimundo, em teoria sim, é possível trocar apenas o CI. Mas temos que considerar alguns tipos bem específicos são difíceis de se encontrar a venda no mercado nacional. Muitas vezes acabamos trocando a placa toda, por não encontrar o componente a venda, ou até mesmo por uma questão de segurança, já que teremos que dar garantia sobre o reparo, logo é interessante que se possa utilizar a garantia que temos com o fornecedor quanto compramos a placa nova, para evitar possíveis prejuízos. Mas tudo é muito relativo, as vezes o CI é comum em alguns tipos de placas de algum seguimento da eletronica, como placas de notebooks, celulares, TVs, e etc. Quem se especializa em um seguimento acaba acumulando muita placa sucata, de onde se pode remover CI's e outros componentes para uso nos reparos. 
  5. Bobina

    Olá Adailson, eu poderia arriscar dizendo que pode existir algum curto entre as espiras do motor. Mas não sou especialista nesse seguimento. Mas seguindo a sua lógica se os componentes ao redor do motor estão bons, o defeito acaba sendo o motor mesmo.      Abraços e bons estudos. 
  6. MÓDULO 10 - AULA 03

    Olá Raimundo, vou tentar explicar por aqui de forma clara e objetiva. Vamos abstrair o porquê a entrada inversora cópia a tensão da entrada não inversora. Pois seria necessário eu demonstrar isso utilizando o diagrama interno de um amplificador operacional. Mas imagine que na entrada Não inversora (+) tenhamos uma tensão de 6V vindas de uma bateria por exemplo. Agora imagine uma malha resistiva com dois resistores de mesmo valor ohmico  1K. Um extremo dos resistores vai ligado na saída com amplificador o meio entre os dois resistores vai ligado a entrada inversora ( - ). Enquanto o outro extremo do divisor vai ligado na referência (GND). Então se entrada inversora "cópia" a tensão da entrada não inversora teremos 6V caindo sobre o Resistor ligado entre o GND e a entrada inversora, como o outro Resistor ligado em seria a este formando o divisor tem mesmo valor ohmico teremos 6V sobre ele também, somando as quedas de tensão teremos 12V na saída do amplificador em relação ao GND. Este processo é o mesmo em caso de resistores de valores diferentes, pois seguiremos sempre a proporção de queda de tensão de acordo com a relação de valores entre os resistores. 
  7. Triac´s ao invés de MOSFET´s

    Olá amigo, desculpe a demora na resposta. Confesso que este tópico me passou batido. Sim é possível, isso já é praticado em circuitos de alta potência como em placas de ar condicionado, funciona bem, porém o custo é muito alto, dependendo da aplicação não vale a pena. Melhor usar mosfet. 
  8. Fonte Flyback

    Bom dia Valdo, deve utilizar uma fonte de tensão continua DC. Para aplicar uma tensão diretamente no secundário e poder analisar se existe defeito lá.  Abraços e bons estudos. 
  9. Fonte Flyback

    Bom dia Valdo, pelo que entendi a placa está entrando em proteção OCP. Pois a tensão de partida fica oscilando entre os valores de start e stop. Corta a alimentação principal da rede, injeta tensão direto no catodo do diodo retificador após o secundario do chopper, lembre-se de fazer isso com a placa desligada da rede. O objetivo é testar o secundário da fonte "isolando" o primario, afim de analisar se o defeito está lá no secundário. Análise consumo excessivo e dissipação de calor para encontrar o circuito com defeito. Mas antes confirme se fez as medições no secundário da fonte utilizando o GND do secundário que é  isolado do primário.      Abraços e bons estudos. 
  10. curso de eletronica aula 05

    Bom dia pessoal, sem dúvida foi uma falta de atenção minha. Esqueci de apagar a tensão de 12V. Deveria ser 0V. 
  11. Análise em placa de TV

    Olá Valdo, vamos por partes. Primeiro recomendo que verifique se seu multímetro está em pleno funcionamento, deve verificar se está medindo um sinal de tensão continua e também se seu multímetro está ajustado para esta escala de tensão continua. Faça um teste medindo outro equipamento que esteja funcionando, assim saberá se seu multímetro está ou não com defeito.  Quando encontramos uma placa completamente em curto, realmente fica complicado medir tensões, mas o que costumamos fazer é aplicar tensão utilizando uma fonte externa etapa por etapa, verificando se algum componente ou setor aquece de maneira demasiada. Siga o esquema elétrico caso exista e pense quais componentes poderiam causar este efeito, caso estivessem em curto, então vai testando e eliminando as possibilidades de defeito. Em geral é isso que fazemos!     Forte abraço e bons estudos.
  12. Professor Daniel

    Olá Severino, segue o circuito que eu estava me referindo o mesmo se encontra na pág. 4 do datasheet que o professor Daniel postou o link. Recomendo que utilize o google tradutor para traduzir o texto, infelizmente para esse tipo de documento é extremamente ráro encontra-lo em nosso idioma, por isso recomendo também que se habitue a traduzir até ir se acostumando com os termos, creio que em pouco tempo nem será mais necessário traduzir. Como citei antes, um projeto de uma fonte deste tipo é algo complexo, precisa estudar bastante, acredito que o componente mais complicado de conseguir será o transformador. Bons estudos, caso tenha dúvidas na montagem vai postando que vou respondendo por aqui.    Abraços e bons projetos. 
  13. Professor Daniel

    Olá Severino, desculpe a demora na resposta. Eu não precisei projetar o circuito pois no datasheet do CI que recomendei já existem vários projetos de exemplo, por tanto não foi necessário refazer o projeto. Recomendo que siga algum dos exemplos presentes no datasheet, o componente mais complexo será o transformador, pois de uma maneira geral esse tipo de transformador é feito sob medida para cada projeto,  logo não vai achar eles a venda. Por isso eu recomendo que remova o transformador de algum carregador de celular e utilize o exemplo dentro do datasheet adaptando ele para o transformador escolhido.  Se houver dúvidas durante a montagem pode postar aqui, será um prazer ajudar.   Abraços e bons estudos. 
  14. Kit ociloscópio

    Segue link do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=v5oYKGNyz18 
  15. datasheet

    Você tem razão bruno, as vezes é algo tão trivial para nós por fazermos isso todos os dias que acabamos não dando tanta atenção a estes detalhes, vou tentar gravar uma aula extra para o canal mostrando esses detalhes.   Abraços e bons estudos.