Sign in to follow this  
Followers 0

Acer Extensa 5635ZG - Não Liga

21 posts in this topic

Boas Pessoal,

Tenho na banca um Acer Extensa 5635ZG (modelo motherboard -  DAZR6EMB6B0 REV:B) acende o led do power e segundos depois desliga-se.

Numa primeira fase fiz os seguintes testes:

1. Não existe fuga para a terra, pois liguei à fonte de banca e não à consumo exagerado;

2. Tem tensão de 19V, 5V e 3V;

3. Quando se liga o botão do power existe tensão na PL8 por uns segundos. Medi 1.8V.

4. Medi as tensões na restante placa depois de ligar o botão do power e não existe tensão.

Depois dos testes substitui o Eprom da BIOS por um outro do mesmo modelo gravado. Depois substituido a placa deixou de ligar. Já não apresenta os 3.3.V no botão do power. Está com o mesmo sintoma que uma outra motherboard que já tinha exposto a minhas dúvida no forum.

Algum palpite? É estranho que esta board tinha outro problema que a anterior, mas depois de substituída a BIOS ficou com o mesmo sintoma que a motherboard que já tinha discutido aqui no forum.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Curioso!! Ligei a placa hoje ela já liga. 

Liga e segundos depois desliga-se. Consegui medir por segundos 1.8V no circuito de alimentação da RAM. 

Alguma sugestão?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Devido a intermitências podemos desconfiar de solda fria em alguma etapa da placa, principalmente em CIs Pwm, SuperIO...

Na pior das hipóteses há solda fria no chipset BGA, fazendo com que ela esteja com esta intermitência

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acha que devo realizar reflow na BGA e refazer as soldas dos CIs PWM e Super IO?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nesta situações como realiza o procedimento de reflow, temperaras, tempo, equipamento etc...?

Tenho um estação de ar quente e preheating (caseiro grelhador). Vou subido a temperatura do preheating até aos 150ºC e depois vou soprando ar no chip até aos 230ºC. O problema é que a essa temperatura, no caso em que eu quero retirar o CI, tenho que elevar a temperatura até aos 350ºC. O meu recheio é que o CI fique danificado. 

No caso dos reflow tenho que fazer o mesmo, pois só consigo a fusão das soldas a essa temperatura. Sou um pouco inexperiente nesta matéria.

Qual é a vossa sugestão/conselhos.

Obrigado

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se você for fazer uma resolda no super I/O, ou em algum PWM, o procedimento que eu faço aqui é esse.

Uso uma estação yaxun, não sei qual é a sua, mais geralmente todas são bem parecidas.

Ar no 4, temperatura em 360, não jogue diretamente no ci, e também não deixe o bico da estação muito próximo do componente, faça movimentos circulares até a solda se fundir. Não esqueça de proteger em volta do componente que você vai resolda, pra não arranca os componentes próximos.

Caso queira fazer um ME na BGA, faça pela parte de baixo dela. Mesma coisa temperatura em 360, e ar em 4, movimento circulares, por no máximo 30 à 40 segundos sem fluxo de solda, nesse caso não é necessário esperar a solda se fundir. Lembrando que esse procedimento é só pra se saber se o problema é de BGA.

Agora se quiser fazer um reflow no chip BGA aí é por cima, mesma coisa,  proteja a área, deixando só o chip exposto, você deve usa um bom fluxo de solda, AR, em 4 ou 5, e temperatura em 360 e movimentos circulares, a distância você mesmo define, só não pode ser muito próximo.

Não recomendo esse procedimento pra solução definitiva, do defeito só faço esse procedimento pra descobrir se o problema é bga.

Obs.

Nem sempre se tem o resultado esperado!

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado Paulo pela explicação.

A minha estação é uma ProK  DS102A. No meu caso eu tenho jogado mais ar, à volta 7/8 quase no máximo. A minha estação não tem um fluxo ar muito grande.

Quando você diz ME refere-se ao quê?

Quanto tempo você fica a soprar ar para BGA no caso de reflow e ME?

Qual é temperatura máxima que não devemos ultrapassar para danificar o chip?

Você tem algum truque para verificar quando atinge o ponto de fusão da solda no caso do reflow?

Obrigado

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

ME é o procedimento de aquecer por baixo do chip bga, é mesma coisa de reflow, só que é por baixo e sem fluxo de solda, menos tempo 30, à 40 segundos. Reflow é quando você joga o ar na parte de cima do chip, pra esse procedimento é preciso usa um bom fluxo de solda. 

A questão do tempo, eu mesmo nunca marquei,  acho que um minuto e meio é o suficiente. Observe os componentes próximos, quando a solda atingir a fusão ela fica brilhado aí você já sabe que está bom. O segredo é não sopra muito perto do chip e fazer movimentos circulares.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

OK. Obrigado pelas dicas.

E qual é a temperatura máxima para não danificar o chip?

No caso desta motherboard já resoldei o super IO e chip PWM da RAM e ela continua na mesmo. Já realizei ME na parte inferior da Ponte Sul e continua na mesma. Na sua opinião qual seria o procedimento a seguir? Para tentar isolar o problema.

Não sei se esta informação é importante, mas estive analisar melhor as tensões e achei estranho o seguinte:

No circuito que mostra a imagem (https://www.dropbox.com/s/n98m5d5aa5xmvl0/Sem%20T%C3%ADtulo.jpg?dl=0) nSem%20T%C3%ADtulo.jpg?dl=0ão existe as tensões de +15V, +5V_S5,+3V_S5. Quando clico no botão power meço 3.3V no S5_ON e tenho 1.6V no pino 4 do PQ13, mas por poucos segundos. Não chega aos 5V porque acho que o sinal S5_ON não se mantêm ativo. Na minha modesta opinião acho que o problema está aqui. O que acha?

Agora um pequena dúvida de leitura do esquema:

Não encontro o circuito responsável por produzir a tensão +15V.

Obrigado pela ajuda prestada. Ainda sou um pouco verde nesta matéria. Estou apreender com o curso e convosco.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não é isso!

Essa tensão S5_ON, é o sio que manda pra ativa a fonte de +5V_S5 presente no PQ13. Veja se no momento do start  ele está saturado a tensão de 5V no dreno, pro source pino 4 dele.  A tensão no gate pino 3 está correta, ele deve satura a tensão de dreno pro source veja aí.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quanto a isso não tenho dúvidas. O que acontece é que nos pinos 1, 2, 5 e 6 tenho 5V. Quando dou o start na placa o pino 3 passa a ter 0.02V e no pino 4 tem 1.60V. Não sei se o meu raciocínio está correcto, mas o que eu acho é que a tensão em pino 3 é muito baixa para anular por completo a resistência entre dreno e source do PQ13 e por isso é que eu não tenho 5v no pino 4.

Injectei 3.3V no pino 2 do PQ18 e não aconteceu nada. Mas injectei 15V no pino 3 PQ13 e consegui dar start na placa passando video para o monitor externo por algum tempo. Será que o problema está na fonte de 15V. Mas eu não encontro essa fonte no esquema. O que acha?

Depois da placa ligar o pino 2 do PQ18 tem 3.3V. Parece que a fonte dos 15V está a matar o sinal S5_ON.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual é a tensão em dreno e gate, do PQ12, antes e no momento do start da placa?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PQ12 (antes do start)

Pino 1 - 0V

Pino 2 - 9.07V

Pino 3 - 0V

PQ12 (Depois do start)

Pino 1 - 0V

Pino 2 - 0V

Pino 3 - Consegui medir 9V. Acontece que se faço a medição a tensão neste pino desce abrutamente e a placa desliga-se. Se não faço a medição ela mantém-se ligada por algum tempo. Injecto os 15V (só mantenho a tensão de 15v da fonte até dar start na placa logo depois desligo) há um pico de consumo (talvez seja algum ou alguns condensadores que estejam a ser carregados) logo depois existe tensão no pino que quando termina a placa desliga-se.

Estou com a sensação que existe algum problema na fonte dos 15V.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PQ18 e PQ12 está saturado normal, pro PQ13 satura ele precisa receber a tensão de +15V no gate, veja se o PR126, está ok, está tensão passa por ele antes de chega no gate do PQ13.

Obs. Está tensão só vai chegar no gate do PQ13 no momento do start da placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok. Vou confirmar o PR126, ainda não o tinha feito.

Percebi que antes do start o PQ12 está saturado e temos 0V no gate do PQ13. Mas depois da dar o start na placa o PQ12 deixa de estar polarizado e devíamos de ter os 15V no gate do PQ13. Mas na realidade isso não acontece.

Vou verificar se existe algum problema com o PR126. Conseguiu descobrir qual é o circuito responsável pela produção dos 15V.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

+15V tem origem no circuito primário, tem origem nos diodos PD11, e PD10, pagina 33 do esquema. Verifica tensão neles também!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já descobri o problema!

O problema estava num dos díodos do PD11. O díodo que liga o pino 3 ao 1 estava aberto.

A placa já liga e mantém-se a trabalhar!

Obrigado pela ajuda!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Podemos então dar o tópico como resolvido, mediante a substituição do PD11 aberto?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim. Este problema está resolvido. Espero não ter mais nenhum problema neste placa.

Obrigado

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado com o feedback da solução. Tópico fechado!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0