Sign in to follow this  
Followers 0

Acer Extensa 5635ZG - Não Liga

6 posts in this topic

Boas Pessoal,

Tenho na banca mais uma motherboard do Acer Extensa 5635ZG (modelo motherboard -  DAZR6EMB6B0 REV:B) com o seguinte sintoma acende: o led do power e em menos de 1 segundo desliga-se.

Testes realizados:

1. Tem 3.3V no botão do power. Depois de start na placa fica a 0V;

2. Antes de dar start na placa tem 5V e 3V. Depois de dar start deixa de ter estas tensões. Para voltar a ter os 5V e os 3V é preciso desligar o carregador por uns segundo e voltar a ligar;

3. O super IO tem tensão 3V no pino 9, 115, etc;

4. Tenho 15V antes de dar start na placa;

5. Substitui o CI PWM dos 5V e 3V, mas a placa continua com o mesmo sintoma;

6. Regravei a bios mas a placa continua na mesma;

7. Não tenho nenhum componente em fuga para a terra.

Alguém tem uma sugestão?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifica a tensão no gate pino 3, e do source pino 4 do PQ13 momento em que você pressionar o botão power.

Gate pino 3, deve chega 15V

Source deve ser 5V

Caso não chegue os 15V no gate verifica os diodos PD10, e PD11.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na saída do PD10 tenho 13,12V, tem uma ligeira diferença para os 15V, mas tenho um placa igual a trabalhar e o valor medido é igual. Quando dou o start na placa esta tensão passa a 0V. Só volta quando deixo a placa desligada do carregador por algum tempo.

No PQ13 tenho 5V no source, no gate só consegui medir 5V. Num dos lados do PR126 tenho 13.12V. Já verifiquei o PD10 e PD11 e parecem-me bem! Não tem nenhum aberto nem em fuga.

Acho que o problema não está aqui. Pois tenho todas as tensões na placa, o problema é que as tensões passam a 0V quando dou o start e mantêm-se sempre a 0V. Para retornarem tenho que desligar o carregador por uns segundos e ligar novamente. Quando ligo volto a ter os 5V, 15V (na realidade 13,12) e 3V. Dou o start e voltam a 0V!

Parece que algum circuito está a disparar na placa. Talvez algum circuito de protecção digo eu!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Recetimete você resolveu um caso desta mesma placa trocado o Diodo PD10, troque ele pra ver se resolve o problema, verifica também o resistor, PR126, a tensão de saída dele deve ser a mesma da entrada no momento do start da placa, é essa tensão que vai fazer o PQ13 satura. Repito a tensão de gate do PQ13 deve ser 15V

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Problema resolvido!

Foi preciso substituir o PD10,  PD11 e o C356. O condensador estava em fuga para o terra.

Já tinha testado os diodos e eles pareciam que estavam bons. Mas sou depois da substituição é que o problema ficou resolvido.

Obrigado pela ajuda.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0