Sign in to follow this  
Followers 0

Asus P5G41T-M LX2/BR Rede não funciona

7 posts in this topic

Olá, estou com uma placa e minha bancada que está com problema na parte de rede.

Marca: Asus Modelo: P5G41T-M LX2/BR

Ocorre o seguinte, essa placa não dava video, mas fiz os procedimentos ensinados no curso, lavei a placa (fiz a secagem, deixei na estufa por umas 4horas, aguardei mais de 24hs para ligar novamente) e atualizei a bios e a placa voltou a funcionar.

Agora funciona tudo menos a rede onboard, instalei o windows, ele detecta o dispositivo, mas aparece uma exclamação, testei com o Windows XP, Windows 7 e o Windows 10 em todos aparece a mesma coisa, algo que eu percebi é que durante a instalação do Windows 10, os leds do conector da rede onboard ficava piscando, mas depois que instala o Windows ele fica com a exclamação e não acende mais os leds do conector. (com o cabo conectado)

Os drivers são instalados automaticamente pelo Windows, mas já testei usando o driver direto do fabricante o problema persistiu, já fiz downgrade da bios para ver ser algo do tipo, mas não resolveu.

Outra observação, quando coloco o dedo no chip da rede onboard, sinto que o mesmo está frio, diferentemente do chip de som por exemplo que está mais quente. 

Se alguém tiver alguma idéia e puder ajudar, fico agradecido.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O interessante seria a troca do CI de rede, ele pode estar com problemas.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pela ajuda Professor Daniel, mas fiz outros testes e percebi o seguinte: 

Se deixo a placa ligada no setup por exemplo, os leds do conector da rede ficam piscando, mas quando carrega o sistema operacional os leds se apagam e não acendem mais até reiniciar novamente. Fiz um outro teste utilizando Hiren's Boot (mini WinXP), os leds ficam piscando ate eu ativar a conexão de rede, depois disso os leds apagam e não acendem mais e ficam com uma exclamação no gerenciador de dispositivos. Outra coisa que tentei foi colocar uma placa de rede nos slots PACI e as mesmas também não funcionaram, mas quando coloquei uma placa PCI-E (1x)  funcionou. Eu notei que a BGA Sul está esquentando, no termômetro digital infravermelho acusa temperaturas de 48 até  52 graus, não sei se é normal. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já testou clock do cristal de 25 Mhz pois se ele estiver com problema rede onboard não funciona, uma outra solução seria comprar uma placa de rede pci off board no mercado livre você encontra fácil.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado professor André, vou tentar fazer a troca para ver se resolve o problema, pois não tenho osciloscópio para fazer o teste. Se não der certo vou trocar o CI, se nenhum dos dois der certo vou ter que optar pela placa offboard, mas estou tentando resolver esse problema para fins de aprendizado mesmo, por isso não optei ainda pela placa offboard. Vou fazer as sugestões de vocês e depois posto o resultado.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá pessoal, vou passar minha experiência com esse problema. Fiz a troca do cristal de 25M, testei e o problema permaneceu, parti então para a troca do CI de rede, infelizmente, minha pouca experiência nesse tipo de troca fez com que eu acabasse arrandando 2 pads da placa (onde ficava o CI), inviabilizando a troca do mesmo, fica então minha frustração em não ter conseguido fazer a troca conforme eu gostaria. O lado bom foi que removi o CI onboard e coloquei uma placa PCI offboard e agora a rede funcionou, o que antes de remover o CI não estava funcionando quando o CI estava na placa,  isso me faz crer que realmente o CI estava com problema. Enfim, fico frustrado por não ter conseguido fazer a troca, mas, por outro lado a placa que inicialmente não dava vídeo, agora liga e dá video e a rede funciona em uma placa offboard PCI. 

Como disse anteriormente essa era uma placa minha que estava usando como cobaia a fim de estudos e poder praticar. Obrigado aos professores Daniel e André por terem me ajudado com esse problema. 

Acredito que pode se dar por resolvido esse meu problema.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns pelo reparo!!

Realmente a retirada e troca do CI de rede requer bastante atenção, e a minha sugestão é que treine bastante em placas de sucata até conseguir prática na retirada e colocação de CIs e demais componentes.

Mas o que foi importante é que de uma forma ou de outra, seu problema foi resolvido e a placa voltou a funcionar!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0