Sign in to follow this  
Followers 0

Placa mãe 71R-C14CU4-T810 Não segura carga

29 posts in this topic

Oi gente, estou com essa placa mãe descrita no título, ela liga e desliga rapidamente sem gerar imagem COM a bateria. Já SEM a bateria a placa liga normal aparece imagem e tudo. O único teste que fiz foi o da bateria que testei com outra e ocorre a mesma coisa (liga e desliga).

Observação: Está esquentando uns 45 graus na região entre o conector da bateria até a entrada do cabo LCD. Não consegui identificar o componente esquentando.

Ainda estou aprendendo a reparar placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Complementando informações do aparelho: Notebook Positivo S2660

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

faça o teste com papel sensotermico no local e veja se o mesmo fica preto no lugar que tiver esquentando, se ficar preto o lugar dará pra vc identificar o componente em fuga

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok, obrigado Thfcaetegalo. Vou ter que comprar o papel sensotérmico. Aviso quando eu tiver os resultados.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
9 minutos atrás, Ruan disse:

Ok, obrigado Thfcaetegalo. Vou ter que comprar o papel sensotérmico. Aviso quando eu tiver os resultados.

papel recibo de correio, papel de caixa eletronico, n precisa comprar n,, e faz o que o professor paulo falou, troca o c.i comutador

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Gente, me desculpem pela pergunta de noob rsrsr, mas vou precisar de ajuda para achar o mosfet comutador.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A placa liga só na bateria?

Esse circuito é bem diferente da maioria mais acho que quem faz a comutação é  Q29, junto com Q30.

Veja a tensão em dreno e source e gate do Q29 e em gate do Q30, primeiro teste com carregador e bateria conectados, depois só com o carregador e depois só com a bateria, passe as tensões nos três modo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não, é sem a bateria que a placa liga normal (porém o chipset e um componente dourado que fica perto dele estão esquentando muito!)). Já com a bateria, placa chega a ligar normal, mas depois de uns 2 minutos a placa desliga e não liga mais. Tento ligar e só acende o led vermelho. Já testei com outra bateria.

Porém, acabei de identificar o verdadeiro defeito da placa. Vou tentar explicar da melhor maneira:

A placa está ligando normal tanto com a bateria quanto sem a bateria. O problema é que com a bateria a placa não identifica o carregador e com isso não carrega a bateria. E sem a bateria a placa liga! Ou seja, sem a bateria a placa reconhece o carregador. Então a bateria para teste que eu estava usando está boa, porém estava descarregada e a placa não carrega ela. Não identifiquei isso antes, porque a bateria do cliente também estava ruim, não era reconhecida. Testei com outra bateria e reconheceu, porém o meu erro foi não testar a bateria de teste com o carregador. Foi quando chegou a bateria nova que identifiquei algo estranho com a placa e abri esse fórum kkkkk

E ainda não achei o Q29 e Q30. Estou procurando para passar as tensões.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Veja a tensão com bateria é carregandor juntos no pino 32, e 36 do CI U13 ( Ci de charger).

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Agora, Ruan disse:

CI U13 pino 32=0.04v e pino 36=0.00v

Com a bateria e carregador conectados.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
4 horas atrás, Ruan disse:

As tensões estão certas?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só com carregador: pino 32=0.00 e pino 36=2.19

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde!

Q29

Só com o carregador:         0,00v     0,00v       0,00v

Só com a bateria:               9,34v    10,28v    10,23v

Com carregador e bateria: 9,34v    10,24v    10,17v

Q30

Só com o carregador:         2,22v     0,00v      0,00v

Só com a bateria:               0,00v     0,00v      8,74v

Com carregador e bateria: 0,00v     0,00v      8,72v

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Segue em anexo a foto que tirei da placa aonde se encontram o Q29 do lado esquerdo e o Q30 do lado direito da imagem com as tensões.

Desculpem, eu poderia somente ter colocado acima quem é dreno, source e gate rsrsr.

P_20171020_155626.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Q30 deveria ter uma tensão no gate com bateria e carregador juntos pra ele satura e cota a tensão de gate e source do Q29. Acho que o CI tem problemas pois deveria envia o sinal ADAP_IN pro gate do Q30 com bateria e carregador juntos.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia!

Eu troquei o Q30, mas continua a mesma coisa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo, cabei de trocar a bios de uma placa igual e continua o problema.

Tem possibilidade de também ser no chipset?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim eu também troquei. Troquei primeiro o Ci charge e depois o Q30.

Identifiquei uma coisa, a placa sempre desliga quando eu coloco o dedo nos componentes que ficam no espaço entre o Q30 e a entrada do cabo de LCD. Se for algum Ci ali ainda não identifiquei, estou vendo.

Bem que pode ser o chipset também, pq chegou em 60 graus, acho que não é normal essa temperatura no chipset. Se for ele o problema beleza, mas tomara que não seja kkkk

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho que é o U17

3 vezes encostei nele e desligou. Vou ver se dá certo trocando ele.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0