Sign in to follow this  
Followers 0

DELL LA-B012P SEM LUZ DE FUNDO

26 posts in this topic

cats.jpg.09c741bb648855ab228b8a5abe589ee

 

Boa tarde pessoal,

Estou com esse dell na bancada que está com problema no blacklight, liga emite imagem porém muito escura, troquei tela, cabo flat, e o problema continuou, analisando encontrei este transistor com avaria e gostaria de ajuda de voces. Escritas em vermelho são as tensões encontradas no transistor que aciona o blackligh, não tenho outro em sucata, gostaria de saber por favor, posso jumpear source to dreno ?? Estou com medo pois é um dell i7 empresarial.

Agradeço desde ja 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo os pino 39 e 40 são +INV_PWR_SRC certo ? estão com a tensão descrita em vermelho la imagem , 4,2 ~ 5v porém aparentemente flutuantes...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
9 minutos atrás, Vinicius Jardim disse:

Amigo os pino 39 e 40 são +INV_PWR_SRC certo ? estão com a tensão descrita em vermelho la imagem , 4,2 ~ 5v porém aparentemente flutuantes...

pelo esquema o certo seria 13v, de b+ para +INV_PWR_SRC, 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concordo, pois esta com tensao de saturação, minha duvida é se posso jumpear ??

ao meu ver oque vai mudar é a tela esta sempre ligada.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá pessoal segundo o datasheet do QX2 ele necessitaria de pelo menos 1V de queda sobre Gate e Source (VGs(th)) para satura neste caso que postou ele tem cerca de 0.3V ou seja deveria estar cortado, logo o QX2 está com uma baita fuga dreno e source. Mas não é o único problema, passa todas as tensões e também o restante desse circuito para a analise ficar mais completa. Já aviso que no gate do QX2 deveria ter 6.5V considerando que o QX1 deve estar saturado ao receber  tensão vinda do EN_INVPWR, deixando sua resistência dreno source muito baixa fechando o divisor de tensão formado por RX2 e RX3 a massa.

Sua pergunta é se poderia fazer um jumper neste caso. Eu digo que sim pode fazer um jumper. A tensão ficará sempre presente nos pinos 39 e 40 do conector independente do pulso  EN_INVPWR vindo do EC (SIO). Pode fazer o jumper para testar, mas recomendo que procure esse FET ou um compatível para troca para evitar aquecimento desnecessário no circuito e consequentemente prevenir um retorno inesperado no futuro. 

 

 

 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ademilson, concordo sobre a tensão Gate dreno, mas em relação a fuga, acredito que esta tensão do source possa estar vindo do LCD pois como disse ela aparenta flutuante pois esta com muita variação. O problema então está no transistor QX1 ou então no sinal EN_INVPWR que não esta acionando o terra para gerar o 6,5 na base.

Em relação ao jumper, acredito que o note ficará sem a opção de descanso de tela, concorda?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

QX2 está com defeito, primeiro porque a tensão em source deveria ser 19V tensão B+.

Segundo, como o Admilson citou ele deveria estar em cote com essa tensão em gate, sendo assim não poderia ter essa tensão de 5v em dreno. 

O circuito pra funcionar corretamente é preciso que o QX1 receba uma tensão em gate 3V,  tensão enviada pelo SIO, com isso ele satura enviado gnd ao dreno, e assim é formado o divisor de tensão entre RX3 e RX2, com isso a tensão em gate do QX2 e exatamente a tensão citada pelo professor Admilson, com isso ele satura a tensão B+ pro dreno, tensão que ganhar o nome de +INV_PWR_SRC, tensão de 19V.

Troque o QX2 após veja se QX1 recebe tensão em gate, caso não o SIO é o Problema.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

QX1 é mosfet! 

Não tem base, é dreno, gate, source, base é transistor bipolar que tem, base, coletor e emissor.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entendido professor, a tensão do super i/o esta ok, eu jumpeei o source pro dreno e funcionou, fiz a montagem e o note parou de subir video agora.

alguém por favor sabe o que aconteceu ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O mesmo esta emitindo 8 beep "erro no lcd"

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo, eu nao possuo outro, o sinal do SIO parou

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu penso que o problema é por conta do Qx2  então vai ter quer procura outro pra substituir.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

No esquema nao consigo encontrar algum sensor que esteja em comunicação com SIO para o mesmo identificar a falha em QX2  e nao enviar sinal, alem do mais  temos ali o JUMP_43X39 que foi exatamente oque fiz.

Eu esqueci de citar algumas informações:

-Este not chegou ligando e dando imagem escura na recepção, ao pega-lo ele emitiu os 8 bips e nao emitiu imagem, logo após conectei no HDMI  e o mesmo emitiu imagem no externo sem beeps. Eu o desmontei e na bancada com somente placa e tela ele emitia a tela escura, então encontrei o problema em QX2 tirei a duvida e fiz o jumper. Em seguida ele emitiu imagem nitida, funcionou normalmente, porém eu estava testando com cabo flat e tela nova, ao testar com seus devidos perifericos o mesmo não emitiu mais imagem, iniciando assim os 8 BEEPS e a falta do sinal  EN_INVPWR. ( eu voltei a tela e cabo flat novo e o problema continuou).

Estou muito preocupado pois o dono estava usando no externo e agora o not "morreu", um provável reembolso se eu nao conseguir ='(

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na placa tem esse jamper? No esquema diz que pode não existir!

O controle desta tensão é feita através do gate, do QX1, não tem sensor!

Tudo é comunicação entre chipset e SIO, então se estiver alguma coisa errada no circuito, o chipset pode não enviar o sinal para que, o SIO habilete está tensão. 

Eu penso que pode ser por conta do QX2, mais também pode ser outro problema, eu no seu lugar trocaria o QX2, pro circuito fica completo, pós caso o problema persista, aí sim  procuva outro possível problema.

Você já mediu as outras tensões no lvds? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Substitui e o problema continuou, esta faltando o sinal do SIO 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quais as tensões você tem agora no lvds? A tela ta com defeito inicial? A placa apresenta vídeo no vga ou hdmi?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

LVDS esta morto, a tela mesmo com o jumper do blacklight não acende, ja subsitui a mesma também para teste, não esta mais dando video no HDMI, esta placa nao contem VGA.  este not estava com este problema de 8 beeps antes mesmo de eu abri-lo, estou sem o sinal do SIO e vejo em forums que pode ser BIOS? Mas fica a duvida, esse defeito estava intermitente, BIOS tem esse problema?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo bios da em números defeitos! 

Regrave aí já descarta problemas com ela.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu comprei uma EZP2010 mas toda CMOS que coloquei ate hoje acusa "chip error" , não se instalei algo errado ou tenho muito azar.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mania de dar ok :@ , não tem como apagar ou editar post ne?! 

corrigindo ali:

não sei se instalei algo errado ou tenho muito azar mesmo, alguem aqui utiliza essa gravadora ?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal encontrei o problema, para conhecimento, UX1 não estava conduzindo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

UX1 é quem faz a liberação da tensão +LCDVDD_CONN, se você tivesse me passado as tensões no LVDS quando solicitei teríamos encontrado o problema muito mais rápido. 

O pessoal tem um problema pedem ajuda mais não faz os procedimentos solicitados por quem está ajudando,  dessa forma fica complicado ajuda. 

Então fica a dica pra você e para os outros quando solicita ajuda siga as orientações passadas por que estiver ajudado, entenda que a análise é feita de acordo com suas respostas pra quem está ajudando.

Ex. Neste tópico se você tivesse me dito que estava faltando a tensão de +LCDVDD_CONN no pino 25, quando perguntei qual era as tensões que você tinha no LVDS, eu rapidamente teria lhe direcionado ao CI UX1, com isso teríamos acho o defeito, mais sua resposta foi tenho todas as tensões!

Mais o importante é que resolveu o problema, parabéns pelo reparo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0