Sign in to follow this  
Followers 0

Sony PCG-61211M - M960 MP MB - Não liga

16 posts in this topic

Boa noite,

Tenho a motherboard M960 MP MB MBX-224 que não liga.

Já realizei os seguintes testes: (AGRADEÇO QUE ME CORRIGEM SE A MINHA LEITURA DO ESQUEMA NÃO ESTIVER CORRECTA)

1. Não existe nenhum curto na entrada. A linha dos 19.5V está boa;

2. Não existem as tensões 3.3V e 5V. Mas o circuito PU19 e PU3 estão devidamente alimentados;

3. Seguindo a sequência do power, a placa devia ter o sinal ALW_ON presente para habilitar a fonte dos 3.3V e 5V. Este sinal não está presente!

4. Este sinal vem do super I/O mas este não está alimentado, pois o +ECVCC não está disponível na placa.

5. A tensão +ECVCC vem do +5VALW_LDO, mas no pino 7 e 19 do PU19 estão a 0,32V. Será que o problema está aqui ou não?

Qual é vossa opinião/sugestão?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se o PU19 estiver alimentado corretamente no pino 6, 19V sua análise está correta. A tensão +EC_VCC é originada desta tensão do Regulador LDO interno do CI PU19. Meu palpite é o CI tem problemas.

Verifique o capacitor na linha do pino 7 do Ci, e também o Ci PU9.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Outra coisa as tensões nas PLs eu penso que são suspensas então só vai está presente após o start da placa. Mais sua análise está correta sim! 

O Sio precisa está alimentado pra enviar o sinal ALW_ON.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já verifiquei o condensador PC205 (linha do pino 7 PU19) e parece-me bem. inclusive retirei da placa e o pino continua sem tensão.

Ainda não encontrei o CI PU9 para verificar. Tem alguma dica onde possa estar?

Caso o CI PU 19 não esteja a funcionar correctamente é possível arranjar um CI compatível e instalar no lugar deste. Pois eu não tenho na minha sucata um igual. Como se verifica a compatibilidade?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo,

Experimentei injectar 5V no pino 2 do PU9. Consegui medir 3.3V no  ALW_ON . Também medi no Pino 14 e 27 do PU19 os 3.3V, mas mesmo assim não consegui dar start nas fontes de 5V e 3.3V.

O que acha? confirma-se que o CI PU19 deve estar danificado!?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso aconteceu porque você alimentou o PU9, é assim ele gerou a tensão EC_VCC, com isso o SIO foi alimentado e enviou o sinal ALW_ON e assim as tensões nas PLs foram geradas.

A placa estava alimentada com fonte no momento em que você tentou liga? 

O PU19 precisa receber tensão de 19V no pino 6 e tensão de habilitação do regulador LDO interno no pino 4 se estas tensões estiverem corretas o Ci vai gerar a tensão de +5VALW_LDO no pino 7, é está tensão que vai alimentar o CI PU9.

 

Eu penso que o problema é nele por que você disse que não tem essa tensão no pino 7 veja a tensão no pino 4 caso tenha tensão de habilitação, meu primeiro procendimento seria troca este Ci, após isso caso não resolvece aí sim partia pra outra linha de análise.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando injectei os 5V no PU9 a placa estava ligada ao carregador. O CI estava alimentado no pino 6 com 19.50V. Acontece que nas PLs o valor era 0V.

O pino 4 mantém-se sempre com 1.40V antes e depois de injectar os 5V. 

Já encomendei o CI PWM. Quando chegar depois dou o feedback.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já substitui o CI PWM PU19 e agora tenho as tensões 5V e 3.3V.

Acontece que quando dou start na placa o Led do power acende e desliga devagar logo de seguida. E continua nesta sequência, ligando e desligando sozinho depois de dar o start.

O problema é que não consigo ter a tensão +5VSUS e +3VSUS constante. Liga-se e desliga-se.

Verifiquei que o sinal SUS_ON é que contrala estas tensões. Só que este sinal só está presente na base dos transístores quando a placa dá start e desaparece quando ele desliga-se. 

Mas o sinal SUS_ON (3.3V) está sempre presente no pino 114 do Super I/O. Também não devia estar presente nos outros circuitos?

Tem alguma sugestão do problema?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual a tensão no gate do PQ31 e PQ30 antes e no momento do start na placa?

PQ31 tem que passa a tensão de +12V de source pro dreno, é essa tensão que vai fazer o PQ30 satura a tensão de +5VALW de dreno pro source gerando +5VSUS. 

Mesma coisa acontece com o PQ26.

Veja se o sinal SUS_ON, chega no gate do PQ48A e se o mesmo está saturado gnd ao gate do PQ48B.

( Na placa vai estar como PQ48 mosfet duplo de 6 terminais). 

O gate do PQ48B deve ser 0V no momento do start indicando que o PQ48A está recebendo o Sinal_ON em gate e está saturado. 

Em stadby o gate do PQ48B deve ter  tensão de +12V.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Queria corrigir o comentário que fiz: O pino 114 não mantém os 3.3V sempre. Quando eu ligo a placa  neste pino a tensão quase que chega aos 3V mas não se mantém ativo.

 

Os +12V identificados no esquema eu medi na placa à volta de 14V.

O PQ31 (antes do start):

Pino 1 (Gate) - 13.98V

Pino 2 - 14.12V

Pino 3 - 0V

O PQ31 (depois de dar o start):

Pino 1 (Gate) - 2.0V, 1V 6V, etc, não é constante (este valores aprecem quando a placa tenta ligar-se, quando desliga-se volta para 13.98V) 

Pino 2 - 13.73V há uma pequena queda de tensão quando a placa liga-se. Depois da placa desligar volta para os 14.12V

Pino 3 - 3V, 7V valor não é constante. Passa a 0V quando a placa desliga-se

 

Quando a placa liga o sinal  SUS_ON chega ao gate do PQ48A mas não se mantém ativo. Pelo que eu percebi do esquema o sinal  SUS_ON  é gerado no 114 do Super I/O. Este pino quando a placa tenta ligar quase que chega aos 3V, mas não se mantém ativo.

Quando a placa liga o gate do PQ48B baixa a tensão dos 13.98V para quase 0V, mas não se mantém nos 0V, porque o sinal do  SUS_ON não se mantém ativo. Em standby o gate do PQ48B fica nos 13.98V

Será que o problema é Super I/O?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A tensão de dreno do PQ31 deve ser a mesma tensão de Source. Alimente o gate do PQ48A com 3,3V e tente ligar a placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Depois de injectar os 3.3V no gate do PQ48A a placa ligou.

Não mexi em mais nada e ela agora liga sem ter que injectar os 3.3V.

Funciona normalmente, mas acho que processador esquenta um bocado mesmo na bios. Substituição a pasta térmica e limpei o cooler, mas a ventoinua fica quse no máximo mesmo na bios.

Será que há algum problema?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ligue a placa e deixe em teste pra ver o resultado!

Não é normal o processador aquecer tanto se você tiver outro disipador séria bom fazer um teste pois pode ser ele que não está refrigerado corretamente.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Substitui o dissipador e melhorou. Problema resolvido.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pelo feedback problema resolvido com a troca do PU19 e discipador de calor. Parabéns pelo reparo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0