Sign in to follow this  
Followers 0

Positivo Premium Placa mãe j14im2x m/b v1.1 Não liga

53 posts in this topic

Olá amigos, estou com essa placa, sem tensão. Notei o componente u10 meio detonado do lado, removi ele, agora tem a tensão de 19v em um dos lados desse u10. Mas a placa não liga mesmo assim. Minha duvida é, devo repor esse componente? Tentei localizar que componente é esse, mas não consegui, se puderem me ajudar, valeu 

DSC_0245.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse componente e uma bobina B12 o U10 é esse mosfet logo ao lado dela.

Você deve coloca outra no local pra placa não fica sem proteção,  a tensão deve passa nela e chega ate o source do U10 esse ci de 8 terminais e ele deve passa essa tensão pro drenos pra placa ser alimentada com a tensão VIN 19V. 

A nível de teste você pode unir os dois lados com um ponto de solda.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá, obrigado pela resposta, não sei se me confundi ali, só para confirmar segue a imagem selecionada em vermelho do componente que removi, disse certo u10 né? ou não?  

u10.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
7 minutos atrás, Paulo- Master Consertos disse:

Esse componente e uma bobina B12 o U10 é esse mosfet logo ao lado dela.

Você deve coloca outra no local pra placa não fica sem proteção,  a tensão deve passa nela e chega ate o source do U10 esse ci de 8 terminais e ele deve passa essa tensão pro drenos pra placa ser alimentada com a tensão VIN 19V. 

A nível de teste você pode unir os dois lados com um ponto de solda.

Quis editar meu post mas não consegui. Entendi agora, realmente eu confundi ali, o componente que removi foi o B12, muito obrigado mesmo, vou unir para ver se a placa liga, só para testar então, e dou o retorno

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá amigo, fiz o jumper, e ele ficou exatamente como tava antes de eu remover a bobina, ele pega tensão mais ou menos de 2v ali na bobina, oscila um pouco, a fonte chega a ficar piscando o led. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
22 minutos atrás, rpmpablo disse:

Olá amigo, fiz o jumper, e ele ficou exatamente como tava antes de eu remover a bobina, ele pega tensão mais ou menos de 2v ali na bobina, oscila um pouco, a fonte chega a ficar piscando o led. 

se a bobina b12 ta chegando 2v verifica se a fonte ta saindo os 19v

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sai sim, como disse antes, removendo a bobina, ele chega os 19v até ali. Fiz o jumper igual o Paulo Master aconselhou, aí ele fica desse jeito. e mata toda tensão mais adiante.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você deve está com um curto na linha VIN, faço como o amigo citou remova o mosfet U10 e teste fora da placa ele pode ser o defeito mais pode qualquer outro componente na linha.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

ok vou fazer isso. O jack não pode ser o problema né? ja que quando removi a bobina chegou os 19v ate ali. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então, eu removi o mosfet, e fiz o teste com multimetro nele fora da placa, ele passou normal no teste, ha algum outro teste que possa fazer?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim! 

Tem fonte simétrica? 

Caso sim coloque tensão de 3,V no local dos drenos do U10 e vai subindo aos poucos, e sempre verificando se alguém aquece. Essa linha é 19V por tanto não ultrapasse os 19V, mais acredito que no máximo 6V já tem alguém fritando.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pior que não tenho ainda a fonte simétrica. Em todo caso, vou ver se troco esse U10

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Troca o U10 não vai resolver, como você mesmo disse ele está bom. O deve fazer é com o esquema em mãos verifica todos componentes da linha VIN. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

É que não domino ainda o esquema elétrico :D

dai fico meio perdido

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

o certo aí seria procurar esse curto com a fonte de bancada, injetando tensão na linha da alta e ver quem vai esquentar. Provavelmente possa ser algum capacitor cerâmico em fuga.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Coloque o U10 novamente na placa isso se voce tiver certeza que ele está bom.

Como você não tem fonte simétrica você vai precisa isola alguns circuitos da linha VIN, pra fica mais fácil você descobri onde ta o curto.

Remove os jampers JP1, JP2, apos isso coloque o carregador na placa e veja se a tensão vai passa no U10.

Caso não!

Remove o R179 e faça o mesmo teste.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá, coloquei novamente o u10.

Que lugar que esta localizado o JP1 e JP2?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, rpmpablo disse:

Olá, coloquei novamente o u10.

Que lugar que esta localizado o JP1 e JP2?

procura a bobina b3 na linha VIN, ele ta perto

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo JP1, e JP2 não é componente é um ponto de solda que une um circuito à outro.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

jp1 e jp2

jp1 é uma bolota de solda e o jp2 é componente parendo uma bobina

c69dfd44-f412-4043-a910-881f3c2852c7.jpg

d193d5e6-279f-4ca6-b868-df729ec6f301.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Opa. Nossa, muito obrigado, eu estava no caminho errado, não ia achar :D

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0