Sign in to follow this  
Followers 0

Fonte de bancada 1502d não liga

17 posts in this topic

Boa noite colaboradores,estava fazendo um teste em uma placa de celular de repente minha fonte de bancada zerou, detectei que o transistor entrou em curto seu transistor e o 2n3773 ,teria outro transistor mais resistente que posso substituir esse?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sugiro que substitua pelo mesmo transistor. Geralmente essas fontes vem com o 2N3055 que é mais fraco que o 2N3773, então procure um 2N3773 Original, pois existem transistores chineses de baixa qualidade (o que acaba acontecendo nessas fontes)

Os 2N3773 originais são fabricados pela toshiba, motorola ou pela ONsemi.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692328626-transistor-2n3773-2n-3773-3773-toshiba-_JM

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
18 horas atrás, Daniel_Kingtech disse:

Sugiro que substitua pelo mesmo transistor. Geralmente essas fontes vem com o 2N3055 que é mais fraco que o 2N3773, então procure um 2N3773 Original, pois existem transistores chineses de baixa qualidade (o que acaba acontecendo nessas fontes)

Os 2N3773 originais são fabricados pela toshiba, motorola ou pela ONsemi.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692328626-transistor-2n3773-2n-3773-3773-toshiba-_JM

 

Muito obrigado pela ajuda...

Só mais uma ajuda professor Daniel eu poderia colocar um cooler com dissipador para resfriar este transistor ou não adianta alguma coisa?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Davi, sim, adianta bastante meu amigo... Inclusive eu fiz um vídeo no meu canal do Youtube mostrando uma adaptação nesta fonte com um dissipador maior, e pode ser adaptado um cooler para ajudar na refrigeração do transistor.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
54 minutos atrás, Daniel_Kingtech disse:

Olá Davi, sim, adianta bastante meu amigo... Inclusive eu fiz um vídeo no meu canal do Youtube mostrando uma adaptação nesta fonte com um dissipador maior, e pode ser adaptado um cooler para ajudar na refrigeração do transistor.

 

Muito obrigado pela ajuda professor Daniel assim que efetuar minha adaptação em minha fonte Posto o resultado...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite professor Daniel eu fiz a compra dos transistor pelo o link que o senhor havia deixado em nossa conversa, fiz a troca dele na minha fonte mais a fonte continuou zerada na voltagem porém á regulagem dos amperes faz normalmente  o que seria professor?

Poderia me ajudar a conseguir o esquema eletrico desta fonte pra eu fazer alguns teste em seus componentes? 

Att.

Davi.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Achei um "print" desse esquema na internet, não sei se bate 100% com a sua fonte, dê uma analisada

PS-1502DD-sch.gif.c8885af004a029cf82febe

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite professor Daniel eu fiz a compra dos transistor pelo o link que o senhor havia deixado em nossa conversa, fiz a troca dele na minha fonte mais a fonte continuou zerada na voltagem porém á regulagem dos amperes faz normalmente  o que seria professor?

Poderia me ajudar a conseguir o esquema eletrico desta fonte pra eu fazer alguns teste em seus componentes? 

Att.

Davi.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado professor Daniel poderia ser o transformador queimado ou algum capacitores em curto.???

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Dá uma verificada em diodos, transistores, e no CI LM7223, na pior das hipóteses o transformador pode estar ruim, mas veja também a ponte retificadora. Enfim, tem que passar um pente fino aí na placa

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok professor muito obrigado pela ajuda...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quero agradecer ao professor Daniel que na ajudou muito depois de estudar o esquema eletrico do print que o senhor me enviou consegui solucionar o problema de minha fonte de bancada que está funcionando normalmente agora vou tentar mandar uma imagem para o fórum muito obrigado!!!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Legal Davi, só peço que compartilhe conosco a solução. Aguardamos seu feedback com o histórico do conserto!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quero agradecer aos colaboradores do fórum que me ajudaram muito no concerto de minha fonte de bancada que estava com um curto em sua placa e não estava dando à voltagem correta que é de 15v. Mais com o esquema eletrico que o professor Daniel me enviou consegui solucionar o problema e ela está funcionando normalmente agora tentei mandar imagens mais não consegui enviar para o fórum.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nos informe quais os procedimentos que foram feitos, componentes que por ventura substituiu...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Foram feito teste no transistor 2n3773 e verificado quer ele havia entrado em curto porém após sua troca não aconteceu nada e a fonte não funcionou. 

Logo depois com a análise do esquema elétrico enviado pelo print que o professor Daniel havia me enviado tinha um transistor "b647" que estava queimado e após sua substituição a fonte voltou a funcionar normalmente.

Att.

Davi Silva. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0