Sign in to follow this  
Followers 0

PLACA DA0R08MB6E2 REV:E2 NÃO LIGA CONTATO COM ÁGUA

20 posts in this topic

Olá pessoal, estou com esse placa na bancada PLACA DELL DA0R08MB6E2 REV:E2 , Ela teve contato com água e só aparece os 19v na placa e 5v no botão power. Tinha algumas marcas de oxidação no SIO  e troquei ele. 

Não tem 3.3v e nem 5v nas bobinas PL1 e PL2 ..

Eu já lavei a placa e deixei secar na estufa e agora estou fazendo as medições gostaria de ajuda para descobrir se daria para reparar essa placa.OBRIGADO

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifique se o Ci pwm responsável pelas tensões primárias está recebendo alimentação, veja  se tem tensão na bios.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não esta chegando tensão na BIOS.. O PWM está chegando alimentação no pino 16 (19V )

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifique se tem curto na PL1 e PL2.

Verifique a tensão do pinos 8, 17 do PU1, caso tenha, 3V e 5V, verifique a tensão em gate do PQ11, ( terminal 2 ) dele, e também a tensão em gate do PQ13 ( terminal 2) dele.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem, tenho 3,33v no pino 8 do PU1 e 4,98v no pino 17 do PU1..

Aqui neste placa não encontrei pq11 e pq13....os mosfet que chaveiam as fontes 3 e 5 indicam aqui pq7 e pq9.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PQ11 e PQ13 são mosfet"s duplos de 6 terminais eles que habilita as tensões de 3 e 5V.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A certo, desculpa não tinha verificado direito, nos terminas 2 dos mosfets pq11 e pq13 não tem tensão!!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aparece tensão apenas no terminal 6 deles..3,33v

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Sio que você colocou é novo?

Veja pra mim a tensão em source do PQ11 ( terminal 3) dele.

apos isso verifique o acontece em gate do PQ11 ( terminal 2) no momento em que você pressiona o botão power veja se chega 3V nele.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Certo...no source do PQ11 não tem tensão ( 0V ).

No gate do PQ11 aparece sim os 3v quando eu aperto power..

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agora verifique o que acontece em dreno (terminal 6) do PQ11 no momento em que você preciona o botão power. 

Você disse que tem 3V no dreno do PQ11 está tensão deve zera quando você preciona o power veja se isso acontece?

Como você mesmo disse chega 3V no gate quando você aperta power isso indica que o sio está enviando o sinal de ativação das tensões de 3 e 5V.

Certamente estás tensões são suspensas só estará presente após o start da placa.

Aguardo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifique o terminal 2 (gate) do PQ13 no momento quando você preciona o power tambem.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Paulo beleza,

Tenho novidades dessa placa. Então eu identifiquei um transistor na entrada o PQ2 estava meio feio acredito que seja por causa do contato com a água, ai encomendei e troquei agora a placa liga acende os leds porém não gira i cooler e nem da vídeo.

ela está como se estivesse apenas uma parte dela funcionando.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Procura os mosfet's PQ16 e PQ22, verifique a tensão em dreno gate e source deles antes e no momento do start da placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde Paulo blza, não estou conseguindo encontrar na placa esses dois mosfet´s  PQ16 e PQ22. teria uma foto ai?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eles são de 6 terminais igualmente ao PQ11, é PQ13, só não são duplos como o PQ11 é PQ13, mais é o mesmo encapsulamento.

Você está seguindo o esquema também?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Paulo beleza...consegui resolver a placa ja voltou a funcionar tinha trocado o PQ2 da entrada e fiz um reparo no circuito da CMOS  por isso não dava video, ai consegui encontrar um arquivo da BIOS bom e regravei agora a placa subiu com video normal.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual foi a solução? Troca do PQ2, regravação da bios? Qual reparo você fez no circuito RTC?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então eu fiz as trilhas do PQ2  e troquei o SIO também, coloquei um novo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0