Fonte Yaxun 1502DD+ com defeito

4 posts in this topic

Boa tarde galera!

Gostaria de pedir ajuda a vocês para reparar uma fonte Yaxun 1502DD+ que acabou entrando em curto devido ao aquecimento do transistor de potência e alterou a resistência do resistor R57. 

Já troquei o transistor de potência, o resistor e o CI LM723CN que fica ao lado do resistor mas quando ligo a fonte e começo a subir a voltagem, o resistor que troquei começa a esquentar muito e sai até fumaça dele. Já testei os componentes em volta e estão todos ok. Não encontrei nenhum curto na placa em que ele está nem na placa que fica os displays da voltagem e da amperagem.

OBS.: o resistor que foi danificado ficou com o corpo um pouco pretejado, mas pelo que eu entendi sua resistência é de 10R. Comprei um de 10R que inclusive é um pouco maior que o original e mesmo assim ele chega a sair fumaça a medida que vou subindo a voltagem da fonte.

Vou anexar umas fotos para facilitar.

Agradeço desde já!

20180207_152611.jpg

20180207_152839.jpg

20180207_153008.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

veja um pequeno transistor que esta ligado  kom o 2n3055

salvo o erro em serie ele gera um curto

e troque esse lm723

o 2n3055 tambem,cuidado com o isolamento do colector que de jeito nenhum pode tocar na blindagem da fonte

essa resistencia e de 2 whats correto?

ponha a antiga

com o lm723 novo e esse bc 547 acho que seja assim designio do transistor porque as fontes chinesas quase tem o mesmo padrao de construção e uma boa parte dos componentes nao sao comercializaveis

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se o R57 está aquecendo muito provavelmente aquela faixa preta no centro do resistor original aqueceu e perdeu a cor. Coloque um resistor de 150R 3W ou 5W no lugar que deve resolver o problema de dissipação de calor. Verifique pra mim, só para termos mais certeza onde o resistor vai ligado, levando em conta os dois terminais, onde cada um deles está ligado? Mas ainda acho que aquela faixa no meio ficou preta, mas deveria ser verde o original!

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado Anibal e Ademilson!

Troquei os componentes conforme vocês falaram e a fonte voltou a funcionar corretamente. Aproveitei e instalei um dissipador de calor com cooler para amenizar o aquecimento e evitar nova queima do transistor 2N3055.

Forte abraço a vocês!

2

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.