Sign in to follow this  
Followers 0

Positivo SIM+ / 71r-j14lm6-t811 - Não liga

40 posts in this topic

Olá pessoal,

Estou com um notebook Positivo SIM+ placa 71r-j14lm6-t811. Quando conecta o carregador o led fica piscando e o note não liga. Aferindo o jack, não foi constatado os 19volts. Numa inspeção visual constatei um capacitor estourado, mas mesmo com a troca do capacitor a máquina permaneceu sem ligar. Seria o caso de trocar o jack?

OBS! No escuro deu para perceber que quando o led da fonte pisca aparece uma pequena centelha dentro do jack.

 

Agradeço desde já!

2018-02-27-114858.jpg

2018-02-27-181345.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O carregador do notebook continua com o led piscando? Se sim, é indicativo de fuga de tensão para terra, que faz o carregador desarmar. Segue a linha positiva do jack, deve ter mais componentes em curto. Se tiver uma fonte de bancada, dá para descobrir fácil quem está causando este problema

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá pessoal, bom dia!

Com a fonte assimétrica houve um consumo e o U10 esquentou bastante. Removi o U10 e o curto sumiu passando a chegar os 19v no jack.

Como posso fazer um jumper no lugar do U10 para ver se a placa liga?

Agradeço desde já!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Wilson, aplica tensão com sua fonte no ponto destacado em vermelho na foto, ajuste a tensão em 5V limita a corrente em mais ou menos 2A para proteger o circuito em caso de alto consumo. Verifica se terá ou não consumo na fonte vai subindo a tensão aos poucos até chegar em 19V, após isso caso não tenha alto consumo tente ligar a placa. Pode fazer um jumper também conforme está destacado em verde, mas faça isso apenas para teste. Se tiver certeza que não existe mais nenhum componente em fuga ou curto no circuito proceda com a troca do transistor U10. 

1.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá professor Ademilson!

Obrigado pela orientação! Como ainda sou inexperiente no uso da fonte assimétrica ainda tenho dúvidas no procedimento explicado. Primeiro vamos ao uso da fonte... se entendi bem irei injetar aos poucos tensão no dreno em qualquer pino? E a ponta preta da fonte ficaria aterrada na USB?

No caso do jumper seria do pino 1 para o pino 8, correto?

Obrg!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Correto!

Mais antes de fazer o jamper verifique se não a curto na linha, pra isso é só coloca, ponta preta no gnd e ponta vermelha no local de dreno do U10 com o multímetro na escala de continuidade.

No caso de coloca tensão você vai coloca a ponta preta da fonte em qualquer ponto gnd da placa e com a vermelha você vai injeta aos poucos no local dos drenos do U10, e melhor solda um pedaço de fio no local, vai fica melhor pra você procura o componente que aquece.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tranquilo Wilson, todos nós tivemos nosso incio e nossas dúvidas isso não tem problema algum, vou tentar ser mais objetivo para lhe ajudar. Primeiro de tudo remova o transistor U10 da placa. 

Após isso Verifique se encontra um ponto de terra (fácil procura o negativo de algum capacitor), solda um fio nesse ponto de terra e utilize a ponta preta da sua fonte de bancada para aplicar o potencial negativo (ponta preta) nesse fio. 

Agora pode soldar um outro fio no polo positivo de um dos capacitores C634, C633 ou C653. Após soldar os fio basta ligar a fonte e ir subindo a tensão como eu expliquei anteriormente. 

Porém é possível efetuar o jumper direito para efetuar o teste também. Removendo o U10 da placa, basta fazer um jumper com fio entre os pads que ficariam pino 8 e 1 do U10. 

Tente ai, caso tenha dúvidas estamos a disposição sempre.

 

Abraços boa sorte. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá pessoal, bom dia!

Realizei os procedimentos conforme orientação e o que obtive foi o seguinte:

1 - Com o jumper checando antes se não havia curto na linha conforme orientação do Paulo, usei a assimétrica para alimentar a placa pelo jack e com um pouco mais de 2v já havia consumo elevado, o que percebi esquentar foi o próprio jack.

2 - Desfiz o jumper e soldei um fio no polo negativo de um capacitor e outro no positivo de outro capacitor conforme orientação do professor Ademilson. Fui injetando tensão e não houve consumo algum na assimétrica, no entanto a placa não deu sinal de vida. Cometi algum erro nos procedimentos aplicados pessoal?

PS: No lugar que soldei o polo negativo não deveria haver um capacitor? Recebi a placa já desse jeito. Se não me engano e olhando no esquema elétrico esse capacitor foi removido da placa, não?

Abr!

2018-03-01-093804_4.jpg

2018-03-01-095545.jpg

20180301_095626.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse jamper tá errado amigo!

Agente presica saber se tem curto após o U10, pra verificar é só fazer teste de  continuidade com o terra com o multímetro, ponta preta no gnd e ponta vermelha no local dos drenos do U10 pinos 5,6,7,8 só isso se apita tem curto aí saberemos o sentido do curto e ficará mais fácil encontrar.

Como o U10 já está fora da placa faça teste de continuidade do pino positivo do Jack em relação ao gnd, se apita o curto vai esta no caminho do pino 1 do jeck até o source do U10 pinos 1,2,3. Presisamos descobrir isso pra isso precisamos de sua ajuda com o testes.

Quanto ao jamper você pode fazer uma ligação direta do pino 1 ao 8 onde vai o U10. Se estiver curto não faça.

Aí nesse caso você pode injeta tensão no local de dreno do U10.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Paulo,

Qual jumper estar errado? O que eu soldei os fios?

O que você havia orientado eu fiz do pino 1 para o pino 8, mas como não deu resultado eu desfiz, e antes havia feito o teste de continuidade conforme orientação.

Não houve beeb no teste de continuidade nos drenos do U10 em relação ao gnd, pinos 5,6,7,8 e nem no pino 1 do jack.

20180301_111426.mp4

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse nos capacitores!

Solde um pedaço de fio no local de dreno do U10 e com a fonte simétrica  alimente a placa com 19V, veja se a Bios receberá alimentação caso sim  tente ligar a placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Paulo,

Soldei o pedaço de fio no local de dreno do U10 e com a fonte assimétrica alimentei a placa com 19v, no entando não chegou alimentação no chip do BIOS o U16.

Aferindo a entrada a partir do jack tenho 18.2v no pino 1, 18.2v na bobina B12, 18.2 no source, e 5.1 no gate, porém os drenos estão a 0v.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sem o U10 no local vai ser 0v mesmo!

Agora faça o seguinte, alimente a placa com 19V no local de dreno do U10 e me passe as tensões nestes pontos.

Pinos 9, 12, 15,16, do Ci U2.

Pinos 1, 2, 16, do Ci U12

Tensão na L2.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vamos lá Paulo...

U2 CI OZ8602

Pinos 9 VAC = 0v / 12 ACAV = 0v / 15 IACM = 0v / 16 IACP = 0v

U2 CI OZ815

Pinos 1 ON/SKIP2 = 0v / 2 VIN = 0v / 16 VDDP = 0v

Bobina L2 = 0v

Essa placa tá mortinha!! Não tem alimentação, habilitação, não tem nada. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sem tensão de alta nos pwm não liga mesmo!

Você está colocando tensão no local de dreno do U10 né isso?

A tensão não está chegando nos pinos de alimentação dos circuitos primários você vai precisa segui até onde a tensão de 19V está chegando.

Coloque tensão de 19V  no local de dreno do U10 e veja se a tensão está chegando até os diodos D6, D4, D12 ela deve chega e passa neles verifique ai. Aguardo

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Paulo, 

Primeiramente obrigado pela atenção!!

Injetando tensão de 2v nos drenos do U10 já houve um consumo de corrente de 1amper. Tateando a placa, percebi que o capacitor C146 do +CPU_CORE estava esquentando bastante. Realizei o teste de continuidade na linha e todos os capacitores inclusive o C146 beeparam dos dois lados. Acredito que encontrei o defeito, porém devido a minha falta de experiência, não sei se vale a pena mexer nesse circuito!

 

+CPU_CORE.png

+CPU_CORE2.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vai precisar retirar com bastante cuidado este capacitor, vai ter que ser no ferro de solda, pois no ar quente poderá danificar o soquete do processador, e aí inviabilizaria o reparo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá professor Daniel, tudo bem?

Uma dúvida... no caso seria para retirar só o C146? E os demais em volta? Não precisa retirar? Pois no teste de continuidade como eu falei todos beeparam, mas foi em função de problema no C146?

Vlw!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa fonte tem baixa resistência.

O fato do capacitor esquenta pode ser por conta do Q28 que está a linha VIN do circuito, ou também pode ser os capacitores ligandos na mesma linha. Você vai precisa isola o Circuito da linha VIN pra fica mais fácil de encontrar o componente com defeito.

Quando você fez os testes nos capacitores o procesdor estava na placa?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não Paulo, a placa estava sem nenhum componente, (processador, memórias e a bateria CR2032). Esse defeito tá meio cabeludo para o meu nível de conhecimento, pois ainda sou iniciante!

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifique se tem curto no dreno do Q28, se sim remove o JP2 e verifique novamente se tem curto no dreno do Q28.

Q28.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

No dreno do Q28 tem curto sim, ponta preta no GND e ponta vermelha no dreno na escala de continuidade. O multímetro beepou. Se não estou enganado o JP2 já foi aberto, não? Não seria essas duas bolas de solda próximo da bobina B16?

JP2.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esquece o que eu falei sobre as bolas de solda.... são do capacitor que está do outro lado da placa...:$

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0