Sign in to follow this  
Followers 0

Positivo SIM+ / 71r-j14lm6-t811 - Não liga

40 posts in this topic

B16 removida, curto no Q28 permaneceu!

B16.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então você tem dois suspeitos.... Q28 e C146

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posso sacar o Q28 e passar um fio do pino 1 do source para o pino 8 do dreno para fins de teste?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não meu amigo!

Se você fizer isso vai trazer 19V pra fonte do Vcore ai vai tora o processador ao meio e os outros componentes também kkkk.

O que você deve fazer  é ir removendo os componentes e verificando se o curto saiu da linha.

Veja na imagem os componentes que estão nessa linha, vai removendo e verificando, comece pelo Q28, acho que ele é o componente com defeito.

Q28.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

kkkkkkkk Bom dia Paulo!

Ainda bem que não cometi esse desastre! :$ Com o tempo e o estudo de esquemas elétricos irei entender melhor essas ligações de linha nos circuitos. Vou começar pelo Q28 como você sugeriu!

Vlw!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Em tempo.... removi o Q28 e o curto sumiu! Testei fora da placa e ele conduziu nos dois sentidos. É um mosfet canal N, e como terei que substituí-lo pode ser N por N, correto?

Será que a placa já vai dar vida?:D

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso mesmo ele é canal N deve substituir por outro igual.

Não a placa ainda não liga por que esse mosfet é um dos chaveadores da tensão do vcore.

Esse é bem facil de encontra faça a troca dele, quando coloca o outro verifique antes se não tem curto em seu dreno, e não esqueça de coloca a B16 também de volta no circuito. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok Paulo, vamos lá aos resultados...

Q28 substituído e sem curto;

Bobina B16 recolocada no local e nova aferição no Q28, sem curto;

Injetei tensão aos poucos nos drenos do U10 novamente e não houve consumo de corrente na assimétrica e nem o C146 que antes queria pegar fogo, ficou normal. Isso é um bom sinal, não?

 

Q28 e B16.jpg

Assimétrica.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom sinal sim, veja se agora a máquina volta a funcionar, coloque o DC Jack, e conecta a fonte do notebook, e faça o teste

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá professor Daniel, tudo bem?

O DC Jack não foi retirado da placa, mas eu estou desconfiado dele, pois está bastante oxidado e o pino está um pouco torto, talvez ele tenha quebrado lá dentro no pezinho do pino. Estou com outro para substituir, mas o cliente ainda não aprovou o orçamento.

E também está sem o U10, vou recolocar de volta.

Uma dúvida... o curto pode ter sido causado pelo jack? Se eu tentar ligar pode haver um novo curto?

Vlw!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Antes de qualquer coisa, recoloque os componentes que foram retirados da placa, para só depois pensar em ligar a placa. Se você tem o jack, faça a substituição, pois é preciso deixar a placa tanto funcional como esteticamente perfeita. Se o jack do cliente está oxidado e com pino torto, vai ter que trocar para fazer os testes. Orçamento é assim, você precisa restabelecer toda a parte estética e funcional da placa, e se funcionar você lista o que fez, e claro, cobra por isso. Depois desse trabalho todo de análise eu colocaria outro jack e partia para testar a placa. Imagine que o jack do cliente mesmo feio e oxidado esteja funcionando, que "garantia" ele daria em todo o seu serviço? Como o jack é um componente barato, não vale a pena deixar o do cliente que está feio e "suspeito"

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Blz professor Daniel, 

Obrigado pelas orientações! Vou proceder com a troca do jack sim, tenho um aqui igual que era de outra placa e está bem conservado. Posteriormente informarei aqui o resultado para fechar esse tópico que já se estendeu de mais... :D:D

Obrigado a todos!

Vlw!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá amigos!

Venho aqui agradecer a todos por cada minuto gasto em me dar um suporte com a placa desse tópico!

Quero aqui compartilhar a minha felicidade como iniciante, em ter conseguido resolver mais uma e, claro! sem a ajuda de vocês seria quase impossível!

Obrigado rapazes, vocês são 1000!! 

Agora podem fechar o tópico!! :D:D

Vlw e vamos aos próximos!

 

 

Positivo_1.mp4

Positivo_2.mp4

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Maravilha Wilson resolução do defeito Q28 em curto martando a tensão na fonte, ou seja curto na linha VIN. Parabéns pelo reparo e obrigado pelas palavras estamos sempre procurando ajuda da melhor forma possível.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Legal Wilson, fico realmente muito feliz por cada reparo que acontece aqui no fórum, isso mostra que só a análise de um esquema e todo o conhecimento de eletrônica é que faz a diferença. Sempre lute para se capacitar cada vez mais, estudar diariamente, você só tem a ganhar!!!

Parabéns pelo reparo!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0