Sign in to follow this  
Followers 0

da0lg2mb6d0 rev: d não liga LGS43 - Placa: DA0LG2MB6D0 REV: D - Não liga

34 posts in this topic

Olá amigos!

Estou com um note LGS43 que não liga, não acende nenhum led! Procedi com a desmontagem e numa análise visual percebi um capacitor estourado, o PC64 conforme foto. Fiz a substituição e mesmo assim a placa não deu vida. Injetando tensão aos poucos na assimétrica já próximo dos 12volts, houve um consumo de 0,13 A e o mosfet PQ3 canal N conforme foto, começou a esquentar. Devo proceder com a retirada do mesmo?

 

PC64.jpg

2PC64.jpg

PQ3.jpg

20180316_090224.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim, proceda com a retirada do componente, e injete tensão na linha, para ver se mais componentes " se denunciem" dissipando calor

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá professor Daniel, tudo bem?

Removi o mosfet PQ3.

Posso injetar tensão nos drenos do PQ3?

Não havendo consumo e nem componentes esquentando, quais tensões já deveria ter na placa?

Obrigado!

PQ3.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

19V nesse ponto!

injete tensão no local de source onde está marcado na imagem.

 

PQ3.png

Veja se não irá haver consumo na fonte.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Paulo, tudo bem?

Injetando tensão no source do PQ3 houve sim o consumo de quase 1.05A com apenas 1.3volts! Tateando a placa encontrei o PC43 bastante quente. Pesquisando no esquema vi que ele está na linha do +VIN. Fiquei na dúvida se estou no esquema correto, pois olhando na placa, ao lado do PC43 temos o PC40 e no esquema está como PC45. É isso mesmo?

Obrigado!

20180316_163113.jpg

20180316_162856.jpg

PC43.jpg

PC43.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Remove  a PL8 e injete tensão novamente no local de source do PQ3 caso não tenha consumo o defeito está na linha de alimentação do circuito de 3 e 5V.

Você deve remover os capacitores na linha +VIN após PL8, tem também os Mosfet PQ13 é PQ16 que pode esta em com fuga de corrente. Aguardo!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Paulo, 

Antes de ver a sua postagem removi o PC43 e o testei fora da placa, o mesmo estava em curto. O substitui e injetei tensão novamente no source do PQ3 até chegar os 19v. Não houve consumo e o led de energia da placa acendeu, porém ainda não deu vídeo.

Aferindo o PU2 obtive as seguintes tensões.

Pino 16 VIN = 18.97 volts /

Pino 8 VREG3 = 3.2 volts /

Pino 17 VREG5 5 volts /

0volts nas ENTRIPS1 e 2

No pino 13 EN se não me engano é a habilitação, o led da placa apaga ao encostar a ponta de prova. Também não tenho os +5vs na PL9 e nem os +3vs na PL10.

Acho que a ressoldagem do PQ3 não ficou boa. Os 19v injetados no source dele são permanentes quando plugamos o carregador? E no gate, quanto deve ter?

No FET canal N a regra para saturação é Gate > Source, correto?

Acredito que estou mais próximo de resolver mais essa, com a ajuda de vocês, claro! :)

Ao menos não tem mais curto na placa!

Obrigado!

LED_FORÇA.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se já tem alimentação no pwm primário é porque o curto na linha +VIN foi solucionado. 

A placa liga o led ao conectar a fonte é isso? Ou o led liga após o start da placa? 

As tensões nas PLS só estará presente após o start da placa.

Vou analisar o esquema pra gente ver o funcionamento desse circuíto beleza? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A tensão no pino 13 é habilitação sim 6,3V nele isso irá habilita os reguladores internos do ci, VREG3 pino 8 e VREG5  no pino 17 como você mesmo disse está com as respectivas tensões.

Veja a tensão na PL9 e PL10 no momento do start.

O sinal que irá  habilita as tensões nas PLs é o sinal 5VS5_ON é 3VS5_ON que irá fazer as entrip 1, entrip 2 subirem a nível alto.

Você deve medir estes sinais no momento do start  da placa.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Paulo, blz?

O led acende no momento que eu conecto o carregador. Ainda não há start na placa, ao pressionar o botão start a placa ainda não liga.

Com relação as PL9 e PL10, como fazem parte do PWM primário por meio do PU2, achei que mesmo a placa em stand-by as tensões de +5VS5 e +3VS5 já estariam presentes!

Resumindo: Eu ainda não tenho o start da placa.

vlw

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifique as tensões na PL9 e PL10 no momento em que você preciona o power da placa?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual as tensões na PL9 e PL10 no momento em que você pressiona o power da placa? Creio que isso que o Paulo quis dizer...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Desculpa!

Errei na  hora de digitar.

Iria pedir pra você verifica as tensões na PL9 e PL10 no momento em que você preciona o botão power.

Obrigado amigo Daniel pela correção.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Paulo e professor Daniel,

No momento em que eu pressionava o botão power, nada ocorria. Das três etapas do PWM primário eu só tenho duas:

1 - A tensão de alta 19v chegando no pino 16, o VIN

2 - Os reguladores de tensão, VREG3 3v e VREG5 5v: 

Porém falta a terceira etapa que são as ENTRIPS1 e ENTRIPS2 que estão sem tensão, pinos 1 e 6 do PU2.

Tenho mais uma pista! Analisando o esquema elétrico no PWM primário, percebi que só tenho a tensão de alta, 19v nos mosfets PQ13 e PQ33, no ponto que grifei em vermelho na foto. No entanto, não tenho tensão alguma nos mosfets de baixa, o PQ16 e PQ31.

Acredito que é exatamente isso que está faltando para chegar tensão nas PL's 9 e 10 e enfim essa placa dar vídeo.

Vlw!

Fets de alta e baixa.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Está correto as tensões nos mesfet's!

Os que não tem tensão são os mosfet de baixa das duas fontes de 3 e 5v que não está sendo gerada pelo ci PMW.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como falei as tensões de 3 e 5V só estará presente após o start da placa ou seje apos você preciona o bortão de power isso você pode ver na imagem abaixo, veja que o sinal 5VS5_ON habilita a fonte de 5V e o sinal 3VS5_ON habilita a fonte de 3V, veja que estes sinais surge após o sinal NBSWON#. 

S5_ON.png

Veja a tensão no pino 3 do conector USB2 e no pino 125 do SIO deve está com 3V e zera quando  o power for acionado veja se isso está acontecendo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Após verifica se estiver de acordo o próximo passo é verificar se os sinais  3VS5_ON  e  5VS5_ON  estão sendo enviado pelo sio pra isso verifique diretamente na base do PQ3008 e PQ3015.

Observação:

Faça as medições sempre no momento em que você pressiona o botão power.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vamos lá Paulo...

Fiz a primeira aferição no pino 3 do conector USB2 e ao pressionar o botão power o multímetro não zerou, assim como foi da mesma forma no pino 125 do SIO. Não executei o próximo passo, pois pelo que entendi, deveria ser feito se o primeiro tivesse sucesso.

Será que esse botão power está pifado?! Como posso testá-lo ou mesmo ligar a placa sem ele?

 

20180317_203130.jpg

20180317_204541.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá amigos!

Analisando o esquema elétrico que ainda é um pouco confuso pra mim, me veio um dúvida!

As tensões 5VS5_ON e 3VS5_ON vem lá do SIO conforme o esquema elétrico nos seus respectivos pinos, 48 e 124. 

A dúvida é... essas tensões deveriam estar presentes nos pinos acima citados com a máquina apenas alimentada ou só após o start.

Pergunto pelo fato de ter aferido com o multímetro apenas com a placa alimentada e percebido apenas a tensão 3VS5_ON no pino 48, e 0v no pino 124 correspondente ao 5VS5_ON.

 

Um outra dúvida é com relação a sequência de start.

As tensões +3VPCU e +5VPCU dão origem a 3VS5_ON e  5VS5_ON respectivamente?

Obrigado!

3VS5_ON-5VS5_ON.png

PowerSequence.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Wilson,

Então, vou dar minha opinião a respeito desta sequência

 

wilson_seq start.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Blz professor Daniel, 

Tá meio difícil para mim descobrir o motivo pelo qual a placa não dá o start...

Nessa postagem do Paulo que está logo acima... A tensão no pino 13 é habilitação sim 6,3V nele isso irá habilita os reguladores internos do ci, VREG3 pino 8 e VREG5  no pino 17 como você mesmo disse está com as respectivas tensões.

... ele falou que a tensão no pino 13 deveria ser de 6,3v. A princípio fiquei sem entender, mas analisando o esquema e assistindo as aulas do professor Ademilson, no curso de eletrônica, percebi que há um divisor de tensão no circuito que deveria mandar os 6,3volts para o pino 13. Voltei na aferição e só tenho lá 2.4v, tem algo errado, não??

 

OBS: Essa minha dúvida com relação as tensões primárias na PL9 e PL10 acredito que se deu pelo fato de eu ter feito um curso anterior a esse, no qual o instrutor afirmou que ao plugar o carregador na placa já deveria ter as tensões primárias de (alta, reguladores e bobinas). Só não lembro de ele ter falado que isso era uma regra para todas as placas. Mas enfim, o que vale é aprender daqui por diante!

Divisor de tensão.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Está verificando pino correto ao 125 do SIO?

Pra testa botão faça teste de continuidade entre o pino positivo e o pino negativo, ponta vermelha no positivo, ponta preta no negativo e pressione o botão o multímetro ira emitir beep.

Já verificou a tensão no botão?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você pode tenta liga a placa direto no pino 125 do SIO, e só pega um pedaço de fio uma ponta você coloca em qualquer ponto terra da placa e com a outra você da um toque no pino 125 do sio mais tenha certeza que é o pino 125 mesmo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0