Sign in to follow this  
Followers 0

Utilização do osciloscópio em reparação de notebooks

6 posts in this topic

Olá a todos!

Já faz algum tempo que concluí o curso, e só agora apareceu uma oportunidade de adquirir um osciloscópio.

O problema é que não lembro de aulas que mostrem como identificar defeitos usando esse instrumento, só lembro de ver como o configurava.

Andei vendo alguns vídeos no Youtube, mas tudo que encontro é dicas de calibração e função dos botões do osciloscópio, mas não vejo ninguém procurando e resolvendo defeitos direto na placa usando este instrumento.

Pois vejo todos alegando que é um ótimo aparelho, ajuda  bastante e tal... Mas se eu for  comprar, não saberei resolver meus problemas.

Então fiquei aério e não sei se realmente vale a pena investir em um equipamento de custo tão elevado e não ser aproveitado.

Por isso optei em abrir esse tópico para que me dessem orientações e/ou links de videos ou até mesmo cursos de como fazer reparos em notebooks e placas mãe usando o osciloscópio.

 

Desde já, agradeço a atenção de todos!

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ótimo tópico! Ótima questão, parabéns!!

Cleison, primeiramente devemos saber que o osciloscópio não é um instrumento milagroso, ele não atua sozinho, e ao meu ver ele só é bem aproveitado quando se tem sólidos conhecimentos de eletrônica, e de análise de esquemas elétricos. Fora isso, o osciloscópio acaba se tornando um investimento caro que vai acabar enfeitando a bancada.

Se você em suas análises precisa fazer aferições que um multímetro te deixa as vezes com a pulga atrás da orelha, ou te deixa com questões sobre o funcionamento de um bloco que desconfie estar defeituoso, pode ser que um osciloscópio seja interessante de ser adquirido, mas antes, veja se já adquiriu todas as ferramentas "anteriores", e principalmente se já tem estudado sobre o funcionamento de um osciloscópio e qual marca/modelo pretende adquirir. 

Quando utilizamos um osciloscópio, queremos ter exatidão de aferições de tensão, queremos ver como está a alimentação das linhas das fontes internas, a filtragem dessas fontes internas que alimentam os setores das placas (se há ripple na alimentação), se queremos analisar os pulsos de PWM, frequencias na placa, etc.

Enfim, o osciloscópio tem resultado efetivo quando entendemos o defeito, aplicamos a eletrônica para isolar o defeito, e a análise do esquema, para compreender o que será aferido com este equipamento.

Se você já está "craque" na eletrônica (com sólidos conhecimentos), e "craque" na análise de esquemas, com certeza o osciloscópio será um grande companheiro de bancada.

Mas se você sente necessidade de se aprimorar na eletrônica e ainda na análise de esquemas, se capacite nessas questões antes de investir nesse equipamento, a não ser que pegue uma promoção muito boa de um osciloscópio de qualidade, aí compensa investir antes de se aperfeiçoar.

Vamos debatendo esse tópico e até outros colegas e moderadores opinarem, pois vai ser de grande utilidade cada um contribuir com sua experiência!

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para complementar, encontrei vídeo no Youtube que pode responder alguma questão sua sobre o osciloscópio no reparo de notebook

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito obrigado professor pelo esclarecimento e orientação!

Quanto aos conhecimentos em eletrônica, posso dizer que sei o básico. 

Aprincípio meu objetivo de utilização do osciloscópio é basicamente para saber se há funcionamento nos cristais e frequência nos pwm. Por isso abri esse tópico, pois precisava ver em que mais eu poderia utilizá-lo.

Sua explicação foi muito importante, e vou tentar fazer esse curso de eletrônica também para reforçar e almentar meus conhecimentos.

Mais uma vez, muito obrigado!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu que agradeço Cleison, e realmente eu te aconselho que assim que possível faça o curso de eletrônica, pois vai abrir muito o entendimento do básico que você já tem...

Link para o curso de eletrônica https://go.hotmart.com/E7366185J

A dificuldade que muitos colegas que estão iniciando é justamente pela falta de conhecimentos sólidos de eletrônica e da maneira de raciocinar a eletrônica. O que assusta muita gente que está iniciando é pensar que a eletrônica precisa de fórmulas complicadas, contas complexas, e é isso que o nosso curso tira todo esse mito. O Prof. Ademilson explica a eletrônica de uma maneira que vale mais o raciocínio lógico do que fórmulas e contas complexas... Este é o diferencial do curso. Entender como o componente funciona e como ele se comporta é um grande passo para entender e compreender vários circuitos eletrônicos. O conhecimento teórico junto com a prática ajuda muito o técnico! E muitas análises por lá de circuitos didáticos são feitas com o osciloscópio, o que ao meu ver vai te ajudar bastante a entender o funcionamento dele...

Enfim, estudar nunca é demais, até porque a tecnologia nos obriga a isto. Creio que as suas dúvidas sendo esclarecidas, cada dia você vai aprendendo um pouco mais e adquirindo bagagem profissional.

Ficamos por aqui as ordens!

Grande abraço!!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0