Definição PCH, BGA e GPU

3 posts in this topic

Olá estou com um Dell 14 2640 não liga, defeito PCH  mas ela possui GPU...

Pois pelo Esquema a PCH manda e Recebe da BIOS informação para Star da Maquina...Ja fiz toda analise tenho certeza que é a PCH ( Processador Haswell)  mas procuro entender mais ou além... Se é possivel realizar o Reballing!!!

Se houvesse Ponte Norte Chip BGA  seria este Chip o Defeito se fosse responsável por essa comunicação de Start com a BIOS correto?

PCH: é o Processador

GPU: Video

BGA: ?

Obrigado desde já, espero me fazer entender... Desculpe qualquer erro.

2018-04-07.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PCH -  Platform Controller Hub é um chipset de nova arquitetura que englobou as funções desempenhadas antigamente por ponte norte e ponte sul. 

GPU - Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico. Trata-se de um chipset gráfico, onde é desempenhada as funções de vídeo. Geralmente o GPU costuma ser um chipset "dedicado", quando ele é a parte soldado na placa, ou seja, não estando integrado ao processador. Quando o vídeo está integrado ao processador, chamamos de vídeo "compartilhado", pois dentre as funções executadas pelo processador ainda há o vídeo integrado nele.

BGA - Ball Grid Array, ou matriz de esferas de solda, ou seja, todo chipset possui uma matriz de esferas que os conecta à placa. Quando falamos em BGA, mencionamos o tipo de soldadura do chipset na placa. Então é muito comum quando há solda fria nas esferas, falarmos que é necessário fazer o BGA ou o Reballing.

APU -  Accelerate Processing Unit - é a combinação de processador, placa gráfica e pch em um único encapsulamento.

No caso do seu esquema aí, o Haswell, ele pode ser considerado um APU, pois nele está integrado a função de processador, vídeo compartilhado (dentro do haswell) , vídeo dedicado (ele controla o vídeo Nvidia), gerencia memória, periféricos, enfim, todo o barramento das funções ele gerencia, então podemos perceber que pela grande função desempenhada por ele, o mesmo é suscetível a dar problemas mais facilmente.

Se é possível realizar o reballing? Até dá, porém o haswell é sensível, tem que ser com uma máquina de reballing, ter muito cuidado, ter o stencil correto para rebalar, enfim, muita gente faz, uns com bons resultados outros não...

1

Share this post


Link to post
Share on other sites