Sign in to follow this  
Followers 0

Positivo Stilo XR2998/ H14BT01 4L - Liga não dá vídeo

6 posts in this topic

Olá a todos!

Estou com um notebook Positivo XR 2998 que usa essa placa: H14BT01 4L M/B. Ele liga e não dá vídeo, medi as tensões e não percebi nada de errado. Fiz um reset tirando as baterias e fazendo curto nos contatos onde fica a bateria CR2032. Ao ligar, voltou a dar vídeo normalmente. Entreguei ao cliente.

Após alguns dias, esse mesmo notebook retornou pra mim com o mesmo sintoma. Fiz o mesmo procedimento e voltou ao normal, mas para garantir, desta vez realizei a regravação da bios de 8Mb e entreguei o notebook.

Aí depois o cliente me contatou, alegando que dois dias depois voltou o mesmo problema.

Fiz algumas peguntas ao cliente, e ele me informou que esse defeito apareceu quando a bateria descarregou, e mesmo depois de plugar o carregador, não apresentou mais imagem. Ele me informou também que, outra vez esse sintoma ocorreu quando a bateria estava próximo de descarregar, ele plugou o carregador, mas deu esse sintoma sem nem mesmo chegar a desligar o notebook.

Então suspeitei do CI de charge, mas não pude identificar nada de errado, medi as tensões do U13 e parece está tudo ok.

(UM DETALHE QUE VALE RESSALTAR AQUI: durante as medições do U13, acidentalmente causei um curto nos terminais 1 e 2 com a ponteira de prova. Gerou uma pequena faísca. E depois disso notei que a placa não liga mais sem a bateria, apenas acende o LED vermenlho ao pressionar o botão power. Mas ao conectar a bateria, ele liga normal, tanto com carregador, como sem ele).

Fiz uma pesquisa rápida no google e notei que esse defeito parece ser de série, pois são muitas pessoas com o mesmo problema e sempre que realiza o reset normaliza, mas depois de um tempo (2 dias... 15 dias...) o defeito volta a persistir. E não encontrei a solução.

Agora estou aguardando os arquivos de bios para gravar as duas eeprom, já que anteriormente gravei apenas a de 8MB. Assim elimina  essa possível causa.

E já me sinto apreensivo, pois esses problemas pertinentes sempre nos faz pensar que o defeito está resolvido, mas ao devolver ao cliente, volta os sintomas, tornando o nosso trabalho sem muita credibilidade.

Conto com a ajuda de vocês!

Desde já agradeço a participação de todos!

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O problema de não gera imagem pode ser o chipset com solda fria, ele tem comunicação com a  bios  de 8M.

O problema de não liga sem a bateria pode ser um defeito no charge causado por esse curto acidental ou um curto na linha VIN. 

Ela liga com bateria e carregador plugado é porque a bateria tem carga.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Naõ amigo!

U4 é o SIO.

O chipset é o processador essa placa usa APU um chip pra todas as funções.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entendi, eu fiz a ressolda do SIO, troquei o U13 e não ligou mais. medi a tensão VIN e tinha caído para 2v. Notei que o Q32 estava aquecendo, o retirei e a tensão voltou ao normal. Coloquei outro no lugar e voltou a provocar o mesmo efeito.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

 Isso porque tem um curto apos o Q32.

Remove o R262 da placa e me passe a tensão em source e dreno do Q32 deverá fica em 19V em anbos.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0