Sign in to follow this  
Followers 0

Dell Vostro 5470 - DAJW8CMB8E1- Rev E- Não liga

20 posts in this topic

Olá amigos, 

Aqui estou novamente buscando ajuda! rsrs!

Coincidentemente com um outro Dell Vostro 5470. Me parece que esse equipamento tem problema recorrente! PQ46 queimado, o mesmo mosfet da máquina anterior, no entanto esse não torrou o PWM do circuito das memórias. Realizei a substituição do PQ46 mas mesmo assim a placa não ligou. Pluguei a assimétrica e ao chegar nos 17volts acusou um pequeno curto de 0,07 que se manteve até os 19volts. Tateando a placa percebi o PU5 o dito PWM das memórias e dois capacitores próximos esquentando, o PC71 e PC68.

Removi os capacitores e o curto não sumiu... alguma dica? Será que o PWM mesmo não tendo torrado já era??

No PWM primário fiz a aferição e tenho o seguinte:

VIN no pino 16 = 18.26 volts

VREG 3 no pino 8 = 3.19volts

VREG 5 no pino 17 = 4.84volts

EN no pino 13 = 2.3volts por conta do divisor de tensão presente

Só não tenho as ENTRIPS 1 E 2 

 

Grato pela atenção!

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Coloque a referência da placa sempre no titulo do tópico quando for criar o tópico fica melhor de visualizar.

pode ser o pwm em curto sim.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Opa! Vou lembrar disso Paulo, é que acabo colocando no lugar errado!

Vou proceder com a troca do PWM e ver no que dá.

 

Valeu!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá pessoal,

Retirei o PU5 PWM do circuito das memórias e o curto hora antes mencionado desapareceu. Substitui o PWM por outro que encontrei no Mercado Livre dito como equivalente, porém acredito que não há compatibilidade com a placa pois a mesma não deu vídeo. Acendeu a luz de power ao pressionar o botão, houve um consumo de 0,28volts na assimétrica e em seguida desligou, nem chegou a girar o cooler. Alguém tem conhecimento sobre a equivalência entre esses dois PWM's da foto? Não consegui os dasheets.

Antes de pressionar o botão power pluguei na assimétrica e não havia sinal algum de curto.

Obrigado!

Original.jpg

ML.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você verificou se as fontes VS está sendo ativas? O PWM que você colocou verificou se está esquentando após a troca. 

O vendedor do mercado livre disse que é compatível?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Paulo,

Me desculpe, mas estou na dúvida quanto a essas fontes VS, seria no PWM das memórias? 

Após a troca o PWM trocado não esquentou e no ato da compra perguntei ao vendedor se era compatível, ele falou que sim, vai saber!!

Acredito que ele tá queimando o mosfet de alta das memórias, pois já é o segundo que troco. Os 19v chega nos capacitores da linha +VIN, mas só tenho 0v no source e gate do PQ46.

Os dois mosfets foram testados antes da colocação.

Agora ao pressionar o botão power a placa fica beepando como se fosse ausência de memórias, mas não chega a girar o cooler!

 

 

pu5.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

As tensões VS são as tensões secundarias que se ativa quando a placa liga.

Essa tensão de 19V não chega em source do PQ46, ele deve chega atá dreno dele,  pra haver tensão em source o pwm precisa está em funcionamento.

Veja se tem curto na PL8?

Verifique a tensão no pino 11 do PU5 no momento em que você pressiona o power?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Paulo,

Essa tensão de 19V não chega em source do PQ46, ele deve chega atá dreno dele,  pra haver tensão em source o pwm precisa está em funcionamento.

Realmente, tem os 19v no dreno.

Veja se tem curto na PL8?

Na PL8 há continuidade dos dois lados.

Verifique a tensão no pino 11 do PU5 no momento em que você pressiona o power?

Não encontrei uma forma de fazer essa aferição, o PU5 fica do lado oposto das memórias e por baixo do teclado. Como se não bastasse, o botão power é preso à carcaça conforme foto. Se o amigo puder dá uma dica de como ligar a placa sem ele, agradeço!

 

 

 

 

 

20180424_173440.mp4

20180424_164543.jpg

20180424_164608.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa placa não um flet com uma plaquinha com o botão Power? Esse botão na carcaça não irá liga a placa em uma ligação à placa. Deve ter um flet com uma plaquinha power.

O PU5 você precisa medir no pino 11 dele me mostre o local dele.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo,

O botão da carcaça tem ligação com o flat do teclado, ou seja, a placa liga pelo conector CN16. Não fiz a ligação direta por dúvida do pino correto, mas se eu não estiver enganado é o pino 29, só confirma pra mim. Ao desconectar o flat do teclado e pressionar o botão power da carcaça a placa não liga, ao conectar de volta a placa liga.

Primeira vez que vejo isso!

 

 

20180424_181036.jpg

20180424_212559.jpg

20180424_211658.jpg

CN16.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Correto! 

Pino 29 liga a placa.

É só fazer um curto com um  pedaço de fio ligado ao gnd. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

É só fazer um curto com um  pedaço de fio ligado ao gnd. 

Blz Paulo, essa do fio ligado ao gnd eu já sabia, um cara chamado Paulo me ensinou...rsrsrsrs! :D

Segue aferição no pino 11 do PU5 com a placa ligada.

2.97volts

 

20180425_180544.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PL8 não apresenta tensão no momento do start?

Veja se tem tensão no 12 do PU5.

Veja a tensão em source do PQ9  terminal 4 dele no momento do start.

Veja a tensão em source do PQ19  terminal 4 dele no momento do start.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vamos as aferições Paulo... 

Consumo da placa ligada na assimétrica... 0,53A

PL8 zerada com a placa startada... 0v

Tensão no pino 12 do PU5... 10,29v

Tensão no pino 4 do PQ9... 2,98v

Tensão no pino 4 do PQ19... 4,52v

Não consegui anexar as demais fotos, deu erro no upload! Deve haver alguma limitação no site! Mas tá aí exatamente como foi aferido!

20180426_163913.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem como você me passa o código desse ci que você fez a troca? 

Precisamos ter certeza de que é compativel com o outra da placa com esse consumo era pra está apresentando vídeo, acredito que o o problema é nele. Você Já trocou os mosfet?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O único mosfet que troquei foi o PQ46, pois estava estourado quando peguei o equipamento.

Nas fotos abaixo o original da placa que retirei pois estava em curto, e o que está na placa que comprei no Mercado Livre como sendo compatível. Print da tela da entrega com o código.

No site https://www.richtek.com/ encontrei as especificações em anexo.

 

Original.jpg

Screenshot_20180426-203050.png

Screenshot_20180426-205645.png

especificações.jpeg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tudo indica que é o mesmo componente agora pode ser que o mesmo veio com defeito de fabrica você pediu mais de uma unidade? acho que seria viável coloca outro no local. Antes vamos analisa outras possibilidades. 

Veja se tem tensão de 5V no pino 14, 15.

Remova a pl8 do circuito e veja se a tensão vai ser gerada pelo ci.

Teste o PQ47 fora da placa se possível troque ele.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Paulo,

Estava meio enrolado por esses dias. Mas estou de volta.

Tem sim os 5volts nos pinos 14 e 15 do PU5.

Removi a PL8 do circuito e a tensão não foi gerada pelo CI.

Removi o PQ47 e o testei fora da placa, o mesmo esta ok!

Mesmo com todas as aferições no PU5 é possível que ele esteja com defeito?

Pedi sim mais de uma unidade!

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá amigos!

Podem excluir o tópico! O conserto da placa em questão se tornou impossível para mim. Dois pwm's trocados e nada de vídeo... a placa liga, mas fica beepando como se fosse ausência de memória conforme relatado anteriormente. No entanto não há tensão na bobina PL8 do circuito e também não há saturação nos mosfets PQ46 e PQ47.

Obrigado pelo suporte e paciência. 

A leitura e interpretação dos esquemas ainda é um calcanhar de Aquiles para mim. 

Agora é voltar para os estudos!

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

As vezes não compensa a gente fica horas em cima de uma placa, agente faz o que está dentro dos limites quando começa fica muito caro o reparo agente tem que passar pra outra. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0