Sign in to follow this  
Followers 0

Regravação de bios com duas eproms 2

2 posts in this topic

Boa noite;

Em placas com duas eproms quando for preciso regravar o bios é para regravar as duas eproms. Os arquivos das duas são diferentes?

Tem alguma dificuldade em encontrar o arquivo da bios ligada ao SIO?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

É necessário que analise o contexto da placa, para ver qual Bios irá regravar.

Geralmente em placas de desktop, pode ser que existam duas Bios, a M_Bios e B_Bios, sendo a M_Bios a principal, e a B_Bios, uma espécie de "espelho" ou backup da principal. Em muitas situações ambas podem se corromper, e se elas tiverem o mesmo tipo de CI com o mesmo tamanho de armazenamento, elas serão iguais, e geralmente o pessoal regrava ambas com o mesmo arquivo.

E já em placas de notebooks, que venham a ter duas Bios, geralmente uma é a EC_Bios, que é a bios ligada ao SuperIO (bios de menor tamanho de armazenamento), e a outra Bios que é de maior tamanho de armazenamento, geralmente ligada ao chipset. Quando se acha os dois arquivos, primeiro se grava a bios de maior tamanho de armazenamento, e se não houver resultados, a de menor. No contexto dos notebooks, ainda tem a Bios que vem dentro do SuperIO, sendo esta a ser gravada com um gravador específico e bem caro no momento, mas que você acaba achando as vezes o SuperIO já gravado no próprio mercadolivre.

Em relação a arquivos, não tem como afirmar facilidade ou dificuldade de achar, vai depender se o mesmo estiver disponível na internet, em algum fórum onde alguém disponibilizou, pois nem sempre o fabricante disponibiliza estes materiais com facilidade.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0