Sign in to follow this  
Followers 0

Regulagem de Temperatura. Qual usar?

10 posts in this topic

Pessoal, a muito tempo eu tenho uma dúvida que me persegue. Já procurei por toda a internet e não acho resposta. É o seguinte; 

Eu comprei um ferro de solda, importado, e ele veio com regulagem de temperatura, que vai de 200°, 250°, 300°, 350°, 400°, 450°. Acho que ele pode até substituir uma estação de bancada, mas aí vem a dúvida, que inclusive vai servir também pra quem usa estação de solda; Eu gostaria de saber a relação entre potencia e temperatura. Por exemplo, um ferro de 30w trabalha em qual temperatura? Um outro ferro de 40w trabalha em qual temperatura? e outro ferro de 60w, trabalha em qual temperatura? Sabendo isso eu posso escolher com mais firmeza qual temperatura usar para cada trabalho. Se voces puderem ainda me falar qual temperatura seria ideal para SMD, e outros tipos de trabalhos variados, seria de muita valia pra mim. Obrigado.5ae244201ab04_ferrodesolda.thumb.jpg.cb4

Edited by AFRANIOFF
0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estas estações de solda ou ferro ajustável, geralmente tem uma potência de 50w, e costumam atingir temperaturas de até 450 graus.

Para ser bem prático, essas estações de solda ou até os ferros de solda ajustáveis servem bem para SMD. O que vale para trabalhar com SMD é justamente ter uma ponta fina para conseguir um bom resultado na soldagem.

Faixas de temperatura, vão depender de fatores como espessura da placa, tamanho do componente, local onde ele vai soldado. Temperaturas aceitáveis variam entre 300 graus a 430 graus, entenda que uma placa de um celular pode-se aplicar uma temperatura mediana à faixa especificada, pois é mais fina, componentes menores, enfim, o calor da ponta do ferro de solda se dissipa mais rapidamente. Já por exemplo em placas de notebooks ou computadores, requer uma faixa de temperaturas entre 400 a 450 graus.

O que recomendamos é que treine bastante em placas de sucata, não há uma teoria certeira em relação a uma temperatura adequada, isso vai variar do tipo de ferramenta utilizada, qualidade da mesma, e também da destreza do técnico em treinar.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, Daniel_Kingtech disse:

Estas estações de solda ou ferro ajustável, geralmente tem uma potência de 50w, e costumam atingir temperaturas de até 450 graus.

Para ser bem prático, essas estações de solda ou até os ferros de solda ajustáveis servem bem para SMD. O que vale para trabalhar com SMD é justamente ter uma ponta fina para conseguir um bom resultado na soldagem.

Faixas de temperatura, vão depender de fatores como espessura da placa, tamanho do componente, local onde ele vai soldado. Temperaturas aceitáveis variam entre 300 graus a 430 graus, entenda que uma placa de um celular pode-se aplicar uma temperatura mediana à faixa especificada, pois é mais fina, componentes menores, enfim, o calor da ponta do ferro de solda se dissipa mais rapidamente. Já por exemplo em placas de notebooks ou computadores, requer uma faixa de temperaturas entre 400 a 450 graus.

O que recomendamos é que treine bastante em placas de sucata, não há uma teoria certeira em relação a uma temperatura adequada, isso vai variar do tipo de ferramenta utilizada, qualidade da mesma, e também da destreza do técnico em treinar.

 

Edited by AFRANIOFF
0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então em placas SMD ou celulares eu posso usar aí em torno de 350° à 400° que vai estar de bom tamanho?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
8 horas atrás, AFRANIOFF disse:

Então em placas SMD ou celulares eu posso usar aí em torno de 350° à 400° que vai estar de bom tamanho?

Sim, vai estar de bom tamanho, mas pode ser que em alguns casos precise utilizar uma temperatura um pouco maior. Isso vai depender muito do tipo de placa, por isso minha sugestão é que se treine bastante em placas de sucata para você ir se ambientando as faixas de temperaturas, é desta forma que vamos nos acostumando com as nossas ferramentas.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo Daniel, desculpe a demora em responder, mas agora estou mais sossegado. Muito obrigado pela explicação vou fazer do modo que voce explicou e acho que com o treino vai dar tudo certo. Brigado amigo.:)

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O que te aconselho é treinar bastante e ver em quais faixas de temperatura você vai conseguir trabalhar tranquilamente com a sua ferramenta. Nessas horas, as placas de sucata nos ajudam muito pois se treina bastante nelas até dominar a ferramenta, e depois que você pega o jeito de trabalhar com a ferramenta você vai muito mais seguro para trabalhar na placa de um aparelho do cliente, sem causar problemas nela.

Bons treinos, bons estudos! Grande abraço e que Deus te abençoe!!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok muito bom os comentarios, será de grande valia,obrigado.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo Afranioff, o que está achando deste ferro de soldar? Tá dando para trabalhar legal as soldas ficam boas com ele?

Poderia indicar onde comprou, se possível fornecer o link de compra, pois se chegou certinho, fico tranquilo e seguro de comprar para testar;

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Toda informação que agrega conhecimento é boa.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0