Sign in to follow this  
Followers 0

Positivo- Placa / MB40IA1 REV.01- Não da Video

13 posts in this topic

Ola pessoal,

Estou com um notebook positivo com problema nessa placa mae, liga mais nao da video. Liga, fica um tempo ligado e depois desliga só, as vezes quando se tenta ligar de novo ela liga e desliga rapido (acho que menos de 1 segundo), pelos testes que fiz não parece ter curto (tem todas as tensoes seguindo o esquema eletrico que peguei aqui no forum). Estou para regravar a bios e queria saber se é normal existir tensao nas bobinas do vcore e igfx mesmo sem ter o processador, pois ate onde sei essas tensoes so aparecem quando se tem o processador instalado na placa. Alguem poderia me dizer se é assim mesmo?

 

Obrigado.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim amigo é possível sim!

Tem placa que não liga sem o processador tem outra que liga só não irá gera imagem.

Regrave a bios caso não resolva o problema pode ser o chip gráfico com solda fria. 

Caso você tenha outro processador pra teste com ele.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ola Paulo, tudo bem?

 

Ja testei com outro processador, nao funciona, vou regravar a bios pra ver no que da. Comprei uma daquelas pinças que voce regrava a bios sem retirar da mobo (a bios la fica perto do conector do teclado, pra nao derreter o conector removendo a bios com estação de ar, vou esperar chegar a pinça pra ver se consigo regrava-la na mobo mesmo). Estarei postando aqui o resultado.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tire e coloque com o ferro de solda é muito mais simples e não estressa a placa. 

Proteja o local e use solda de baixa fusão juntamente com a solda comum tira bem fácil sem problemas. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
5 horas atrás, Paulo- Master Consertos disse:

Tire e coloque com o ferro de solda é muito mais simples e não estressa a placa. 

Proteja o local e use solda de baixa fusão juntamente com a solda comum tira bem fácil sem problemas. 

Eu nao tenho solda de baixa fusao, aqui onde moro nao vende nada disso, eu sempre preciso comprar na internet, o que me resta é esperar chegar a pinça pra regravar a bios sem ter que tira-la da placa (se bem que nem sempre funciona esse metodo, mais ja comprei, esperar chegar pra testar). Esses dias vou comprar algumas coisas e aproveito pra comprar a solda salva chip. Vlw.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Regravei a bios e ocorre que quando ligo o notebook ele carrega a bios e depois fica so uma tela cinza, nao carrega o windows. Dai desligo e quando tento ligar de novo ele liga e desliga rapido, depois de um tempo parado ele volta a ligar mais nao carrega o windows e depois volta a ligar e desligar rapido. O cliente tinha dito que antes dele parar de vez existiam situações onde ele ligava e a tela fica mostrando cores (ja peguei um caso assim onde a tela mostrava a cor azul, depois vermelha, depois verde e por ai ia). Alguma sugestao? 

 

Obrigado.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Após a regravação mudou o comportamento da placa? Ou defeito era esse desde o início?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
11 horas atrás, Paulo- Master Consertos disse:

Após a regravação mudou o comportamento da placa? Ou defeito era esse desde o início?

A placa nao dava video, as vezes ligava e desligava rapido. Agora as vezes da video, depois trava e fica do jeito que falei acima.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu amigo é o seguinte você vai precisar regrava com outro arquivo. Se ficar da mesma forma vai precisar fazer um reballing no chip BGA.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, Paulo- Master Consertos disse:

Meu amigo é o seguinte você vai precisar regrava com outro arquivo. Se ficar da mesma forma vai precisar fazer um reballing no chip BGA.

Encontrar outro arquivo fica dificil, ja tinha pego esse daqui inclusive, desconfio do bga mesmo, e como nao trabalho com isso sem chance de conserto para mim.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Liguei novamente, ele carrega o logo da positivo, dai tentei entrar na bios, entrei, porem a imagem começou a falhar e ja era, ele trava e voce nao consegue fazer mais nada, so volta a ligar depois de um tempo, parece coisa de bga mesmo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Solda fria faça um reflow no bga pra ver o que acontece. Mesmo não sendo o procedimento correto as vezes ele volta a funcionar aí você tem o diagnóstico certo do defeito.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 08/05/2018 22:49:24, Paulo- Master Consertos disse:

Solda fria faça um reflow no bga pra ver o que acontece. Mesmo não sendo o procedimento correto as vezes ele volta a funcionar aí você tem o diagnóstico certo do defeito.

Entendo, é que como eu tenho outros trabalhos fico na preguiça de fazer isso, porque se der sinal de vida aqui onde moro ninguem consertar, entao de qualquer forma fica sem jeito. Falando sobre ter diagnostico certo, tem a questao deo super io que é meio ruim de diagnosticar, sendo melhor trocar pra ter certeza, mais eu vou partir pra outro notebook que tenho aqui, esse o dono esta vendo o que ira fazer com ele. Obg.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0