Sign in to follow this  
Followers 0

Capacitor smd tem polaridade ou não?

3 posts in this topic

 

Uma dúvida: Um capacitor smd tem polaridade ou não? Na aula 10 do curso de placa mãe que fala sobre curto circuito, ao medir o capacitor de cerâmica smd um lado tinha tensão e o outro não, não entendi se tem ou não polaridade ou não esse tipo de capacitor, quando tem polaridade um lado é terra e o outro lado é da linha de +B, logo quando colocasse a ponta de prova do multímetro analógico de um lado do smd era pra dar positivo e o outro positivo já que ele não tem polaridade. Não entendi essa parte, pois, na hora de testar não importa onde os capacitores estejam e o formato deles eles sempre tem polaridade?

psado.thumb.png.034ef2893c85700185799f98 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Um capacitor SMD cerâmico não tem polaridade. O contexto dele no circuito é filtro de transientes (ruídos e interferências) de tensão nas linhas de alimentação.

O caso de fazer aferição com o multímetro é para ver qual lado dele está ligado ao +B (linha de tensão) e qual lado dele está ligado ao terra, mas o cerâmico continua sem ter polaridade, ele apenas está ali como filtragem, só que um lado dele vai ligado a parte positiva do circuito, e a outra ao terra, pois os ruídos indesejados na linha o capacitor filtra e joga para terra. 

Vamos ver um capacitor cerâmico em uma placa qualquer...

ceramic.jpg

A função dele como havia falado é de atuar como filtro de transientes e jogar estes para terra, a fim de deixar uma tensão na linha de alimentação perfeita, para que o circuito funcione de maneira correta.

Vamos citar um circuito simples na eletrônica, que é o de um regulador de tensão

7809-Circuit-Diagram-300x300.gif

Note que há capacitores de cerâmica neste circuito onde um lado dele está ligado a parte positiva, ou seja, na entrada do regulador , onde entra os 12v e também na saída, onde sai 9v regulados. A função dele é filtro de ruídos nas linhas de tensão, jogando qualquer ruído de tensão para o terra, a fim de manter a tensão estável e com qualidade para alimentar o circuito. O componente não tem polaridade, mas há no circuito uma linha positiva e outra ligado ao terra.

Então para resumir, o capacitor cerâmico não tem polaridade (o componente), mas o circuito onde ele irá, sim vai ter.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agora eu entendi, muito obrigado Daniel!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0