Cristais e memória rom

2 posts in this topic

1- Como os cristais mantém vibrando mesmo com a placa desligada? 

2- Como o firmware fica gravado dentro da memória rom: Através de corrente elétrica ligando e desligando formando os bits (0,1)? E como essa eletricidade permanece na memória rom com a placa desligada, entendi que a bateria alimenta o CMOS, mas não a memória ROM, não entendi como os bits ficam dentro da memória rom e como a mesma mantém esses bits sem eletricidade, podem me ajudar?

cristais.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Em relação ao firmware ele fica gravado no CI Bios que é uma espécie de memória ROM (read only memory) de "somente leitura". No caso do CI Bios que é uma memória gravável pelo fabricante com o arquivo BIOS (Basic input output system), ela basicamente depois de gravada armazena os dados binários, e se mantém alimentada pelo circuito da CMOS.

Já percebeu que quando a "pilha" da CMOS  fica fraca o computador perde hora e data e algumas configurações de setup? Ele perde as configurações que a fábrica ajustou, como hora, data, sequencia de boot, etc. Mas, não perdeu o arquivo pois ele fica gravado no componente. A alimentação serve para manter as configurações salvas, não o arquivo em si que foi gravado pelo fabricante. Entenda que esse CI é gravável, ele mantém as informações dentro dele, para quando a placa é ligada, essas informações que são responsáveis por dar a sequencia de start na placa, ou seja, ela liga, dá o boot, e faz a sequencia de start da placa acontecer.

A memória ROM que é a utilizada em CIs de Bios ela fica permanentemente gravada no componente. Já na memória RAM (randon acess memory) que é a memória física, ao desligar os dados que passam por ela, se perdem, as tarefas que ela fez não são permanentes, pois ela é uma memória de acesso aleatório, ela desempenha tarefas conforme o uso do computador por exemplo,

Essas teorias são interessantes de serem compreendidas, mas em um curso prático como os disponibilizados aqui, são itens que talvez não agregue muito, mas vamos tentando aí explicar para tentar sanar sua dúvida

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites