Sign in to follow this  
Followers 0

ACER ASPIRE E1-531-2420 - Placa Q5WV1 LA-7912P Rev: 2.0 - Liga e não dá vídeo

5 posts in this topic

Olá pessoal!

Estou com essa placa constante no título, que liga e não dá vídeo. Analisando o esquema e realizando algumas aferições nas PL's e PWM's do primário, secundário e terciário, percebi que todos estão funcionando como deveriam, de acordo com as aferições, porém fiquei com uma dúvida no PWM PU13, pino 37 página em anexo.

As aferições do PU13 foram:

Pino 3 = 4.89v  / Pino 9 = 3.3v  / Pino 19 = 3.3v  / Pino 26 = 4.9v   e  Pino 37 = 1.1v 

Nesse pino 37 não deveria constar 3.3v como sinaliza o esquema na indicação +3VS? Percebi que esse pino tem ligação com o VGFX_CORE que tem a ver com o vídeo.

OBS: A placa chegou sem ligar, porém percebi que não constava os 19v no pino 1 do conector PJP1, do DC_JACK. Desconectei a fonte e aferindo com o multímetro não chega os 19v no plug, provavelmente está com defeito, como poderia testá-lo?

Injetei tensão no pino 1 do PJP1 e a placa ligou, porém não dá vídeo conforme relatado acima.

Grato!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Jack está com defeito pra testa é só coloca a fonte nele e medi entre e positivo e negativo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pigo 36 é o PGOODG do ci PU13 não o pino 37.

Tem tensão de +VGFX_CORE na PL17?

Tem tensão +CPU_CORE na PL19?

Já regravou a bios?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Paulo, tudo bem?

Verdade! Você tem razão, não é pino 37 e sim pino 36, houve um equívoco da minha parte na aferição. Mas tinha sim os 3VS conforme o esquema.

Tinha também tensão de 0,80v no +VGFX_CORE na PL17 e 0,76v no +CPU_CORE na PL19...

Então, já que todos os circuitos estavam ok só me restava regravar a BIOS.

Baixei aqui do site mesmo os dois arquivos disponibilizados pelo professor Daniel, (Valeu professor Daniel), pois essa placa tem duas BIOS e após a regravação deu tudo certo, a máquina voltou a dar vídeo normalmente.

O curioso é que essa máquina chegou com um relato de que tinha entrado água, e de fato eu constatei resíduos de água na placa, mas não havia nenhum curto ou componente queimado, pois o cliente pra piorar a situação ainda tentou ligar o note depois do ocorrido! 

O dano maior foi o DC JACK que foi para o espaço!!

Obrigado Paulo pelo suporte!

Podem arquivar o tópico!

Abraço e vamos em frente!!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0