TOSHIBA SATELLITE A300D-14D/ DABD3GMB6E0 Rev. E/ Não Liga

37 posts in this topic

Boas pessoal estou com este portátil na banca : 

 TOSHIBA SATELLITE A300D-14D  MODEL NO : PSAK6E-001003PT - DABD3GMB6E0 REV : E

O primeiro sintoma que tinha era eu carregava no botao power ele acendia as leds e desligava-se de seguida e eu voltava a ligar e ele voltava a desligar.
O primeiro procedimento que fiz foi regravar a BIOS mas continuava com o mesmo sintoma só que desta vez acende um led verde na parte de trás da placa que podem ver na primeira imagem.

Entao eu comecei a medir as tensões na placa e do nada começou a cheirar a queimado eu achei estranho e desliguei a fonte de bancada esperei um bocado e depois de analizar detectei que este componente o da 2ª imagem estava a queimar.

A minha duvida e a seguinte posso substituir este componente por outro de uma placa que tenho de sucata ??

Aguardo resposta obrigado.

IMG_20180516_164733.thumb.jpg.5900e9eb67cfaf665cc06e7281a184fe.jpg

IMG_20180516_165826.thumb.jpg.a66d1d9b8b51a83f4c0531c4004b09db.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Veja no esquema elétrico se é um mosfet? Caso sim você teve fazer a troca por um compatível. Qual é a serigrafia dele na placa? Acho que é essa aí próximo PQ39 caso sim é um mosfet. Tem esquema em mãos? posta o link pra gente!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Sr. Paulo enganei-me e postei o esquema completo aqui esta a pagina correcta : 

001.pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PQ39 e um mosfet canal P remove ele é coloque tensão no local de dreno, pra ver se não irá haver consumo.

 

A troca deve ser feita por um compatível ou mesmo componente.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boas Sr. Paulo retirei o mosfet fora e injectei tensao no dreno como pode ver na primeira foto.

E aqui tem o que me aparece na minha fonte de bancada nas fotos.

IMG_20180518_161549.jpg

IMG_20180518_161622.jpg

IMG_20180518_161633.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem curto na linha VIN.

Você vai precisa analisa os componentes nesta linha.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você deve seguir a linha VIN pra acha o curto. Veja no esquema que após o PQ39 a linha recebe o nome de VIN. É essa linha que você deve seguir.

Pesquisar no esquema por VIN que você conseguirá encontra os componentes nesta lista.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

muito  bem já entendi.

Devo de analizar essa linha com o mosfet que retirei fora do sitio ??? ou devo de voltar a colocar o mesmo ou outro equivalente ??

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Deve ser sem ele, você só irá coloca outro no local quando você solucionar o curto na linha. Se você coloca outro sem antes acha o curto ele irá danifica novamente.

Veja os pontos de isolamento dos circuitos pra ficar melhor de acha o curto.

Coloca 8V na linha VIN pode ser  no local de dreno do PQ39 e veja se consegue achar algo aquecendo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Sr. Paulo estive a medir com o multimetro o PC109 na escala de continuidade e o mesmo apresenta o seguinte valor que esta nas imagens :

1ª imagem o PC109

2ª imagem medições

Se me puder dar uma dica agradecia.

Entretanto vou colocar 8V no dreno do PQ39 como me indicou e ver se encontro algo aquecendo.

Obrigado

IMG_20180521_171308.jpg

IMG_20180521_171246.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse capacitor não tem problema meu amigo!

Você deve procurar os componentes que está ligado a linha VIN ( linha de 19V tensão de alta). 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 18/05/2018 17:06:36, Masterat disse:

Pode-me dar uma ajuda ??

Obrigado.

ola "Masterat", como o sr. Paulo-Master dice, vc deve procurar o curto desde a tensão de entrada que é 19v, conecte o carregador e com o multimetro na função de DC 20, coloque a ponta preta no terra e a ponta vermelha nos pinos do conector que estao soldados na placa , afim de constatar que existe a tensão de 19v.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas pessoal. 
Após ter seguido o conselho do Sr. Paulo e de colocar 8V no local de dreno do PQ39 este componente o PC147 da terceira foto começou logo a aquecer e procedi a retirada do mesmo após ter retirado o mesmo o curto que acusava na fonte de bancada sumiu.
A minha pergunta agora e a seguinte posso voltar a soldar o PQ39 ???

Para substituir o PC147 basta soldar outro com o mesmo tamanho certo ??

Antes de ligar o portátil tenho de ter esses componentes soldados correcto ??

Agora o que me preocupa e o estado das trilhas dos componentes acham que vai dar problema na primeira foto nota-se que a placa perdeu um bocado da cor destaque a vermelho a segunda como podem ver começou a levantar também derivado ao calor. 

Segue em anexo umas fotos. 

Muito obrigado por toda a ajuda.

 

Fri Jun 01 17-45-44.jpg

Fri Jun 01 17-47-10.jpg

IMG_20180602_180007.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PQ39 você deve substituir porque você disse no início que ele estava queimado. 

PC147 caso não seja possível solda ele no local você pode deixa sem, isso se o PC112, PC157 estiver na placa. O correto é coloca outro, nesse caso você pode pega outro do mesmo tamanho que irá funcionar perfeitamente. 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Sr. Paulo já procedi a troca do PQ39 e do PC147 só que ao subestituir o PQ39 devido a um erro meu um ponto de solda saiu da placa mas como á beira do PQ39 tem o PQ38 eu peguei um bocado de fio e soldei o PQ39 com o PQ38 Gate com Gate como pode ver na imagem.

Estive a medir as tensões e no PQ39 tenho GATE=17v    DRENO=17v   SOURCE=18.8v

no PQ38 tenho GATE= 17v  DRENO= 0.03v  SOURCE=17v

Estive a ver e já não tenho nenhum componente a aquecer.

Só que quando tento ligar o portátil a luz do botão power liga e desliga.

O que estou a fazer de errado ??

Muito obrigado por toda a ajuda que me tem dado.

IMG_20180708_181716.rar

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não vai  liga mesmo meu amigo gate do PQ39 não pode está com tensão 17V. gate do PQ38 não pode ser ligado ao gate do PQ39.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Remova o fio e com o PQ39 na placa me passe a tensão no divisor de tensão entre PR27 e PR28, bem no ponto que marquei na imagem.

PQ39.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Sr. Paulo desculpe só responder agora mas entretanto estive a resolver outros problemas com outros computadores e agora e que voltei a este em questão.
Ja procedi a remoção do fio fiz uma raspagem na placa com cuidado para tirar o verniz e meti um bocado de estanho e soldei o PQ39 na placa.

Quanto ao procedimento que me indica acima nao consigo localizar o componente em questão só consigo localizar a escrita na placa. 

Segue em anexo uma foto para que me possa auxiliar na medição do mesmo se possível.

Obrigado.

IMG_20180922_184059.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A tensao no Gate do PQ39 e de 0.00v agora ou seja nao existe.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual a tensão em sourse e dreno do PQ39?

Me mostre o local de PR27 e PR28 nesta imagem que você postou.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Sr. Paulo segue a imagem com o local de PR27 e PR28 sinalizados.

Quanto a tensao em Source e Dreno do PQ39 de momento nao as tenho mas mal tenha posto aqui.
 

Muito obrigado.

IMG_20180922_184059.thumb.jpg.07e7248b54c54214bda972daa20bde3b.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os resistores fica no outro lada da placa.

Me passe a tensão em dreno e source do PQ39.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites