Sign in to follow this  
Followers 0

Fonte de alimentação

2 posts in this topic

Ao Professor Ademilson!

Gostaria de parabeniza-lo pelas didáticas aulas e pelo notório conhecimento na área de eletrônica.

Fiquei com algumas dúvidas acerca de fonte de alimentação.

Ao falar sobre o assunto você apresentou um esquema de fonte para carregar celulares, porém com transformador e com alimentação 110V.

Nos carregadores regulares de celulares constam entrada 110V e 220V de forma automática e saída 5,0V e 2.0A.

Dúvidas:

1)      Como se dá esta entrada 110V e 220V de forma automática?

2)      Como é feita a redução da tensão de entrada para a saída 5.0V?

3)      Esta fonte tem transformador?

4)      Como pode um equipamento tão minúsculo fornecer uma corrente de 2.0A

5)      Será possível fornecer um esquema eletrônico e informar os valores dos componentes para que possamos montar um?

Grato pela atenção.

Severino Marques

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá severino vamos as suas dúvida, e me perdoa pela demora na resposta:

1 -        Como se dá esta entrada 110V e 220V de forma automática?

      Geralmente esta entrada "automática" se da em conversores DC-DC, na verdade o CI controlador pwm deste tipo de fonte pode trabalhar com tensões AC de 90 até 250V, então não é bem automático, mas sim, o ci e circuito é que estão preparados para trabalhar com uma tensão dentro destes limites encontrados para a rede elétrica, como mencionado isso varia de 90 até 250VAC. O circuito será capaz de manter a mesma tensão de saída DC a que foi projetado para trabalhar, deste que receba qualquer tensão dentro do intervalo de 90 até 250VAC.

2 -     Como é feita a redução da tensão de entrada para a saída 5.0V?

     A redução da tensão é feita através de um transformador do tipo chopper, o valor da tensão de saída é controlado pelo chaveamento de um transistor que trabalha como comutador no enrolamento primário fazendo a tensão no secundário subir até o limite definido pelo divisor de tensão da malha de realimentação negativa. Não se preocupe, pois tudo isso é explicado em detalhes e com passos lógicos, onde as aulas vão evoluindo até que ensino o circuito completo do conversor, tenho certeza que quando chegar nestas aulas vai conseguir compreender isso de maneira simples e clara. 

3 -   Esta fonte tem transformador?

Sim, estas fonte possuem transformador, mas devido a maneira como os conversores dc-dc funcionam, estes transformadores possuem um tamanho bastante reduzido, muitas vezes tem tamanho semelhante a um "dado". Existem sim, fontes sem transformador, os chamados "rabo quente", mas isso não é uma prática de mercado e com certeza não encontrar algo assim em nenhum equipamento de consumo. 

4 -  Como pode um equipamento tão minúsculo fornecer uma corrente de 2.0A

 Novamente, os conversores dc-dc trabalham com uma lógica de funcionamento um pouco diferente das fontes lineares que está vendo nesta etapa do curso, quando chegar nos conversores será capaz de entender como fornecer este tipo de corrente em um circuito tão pequeno, mas só para te assustar, existem conversores dc-dc minúsculos em televisores, notebooks e celulares capazes de fornecer uma corrente muito superior a 2A, existem alguns casos em notebooks que o conversor pode fornecer 120A, em uma tensão de 1V.

5 -    Será possível fornecer um esquema eletrônico e informar os valores dos componentes para que possamos montar um?

Vou projetar um e posto aqui no decorrer da semana, vou fazer um que receba a tensão AC entre 90 até 250V e mantenha na sua saída 5V até 2A.

 

Espero que tenha solucionado suas dúvidas, se ficou algo que não entendeu, por favor pode perguntar a vontade, abraços e bons estudos.

Att,

 

Ademilson Nunes

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0