Sign in to follow this  
Followers 0

Região ME da Bios

3 posts in this topic

Boa noite

Acabei de o curso de Bios que achei excelente.

Mas infelizmente não abordam o caso da região ME da bios.

Podem me dizer onde posso obter esta informação?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esta questão do ME, é relativa a tecnologia intel 

O Intel® Management Engine é um microcontrolador incorporado (integrado em alguns chipsets da Intel) e que fica no PCH (chipset), e que interage com o arquivo Bios, podendo ter informações sobre o equipamento, por isso que esse assunto de tentar "editar" essas informações pode inclusive inutilizar o arquivo Bios. Por mais que se tenha programas que "prometem" fazer isso, uma manipulação errada pode danificar o arquivo. Esta tecnologia da Intel meio que "amarra"as informações Bios-chipset, por motivos de segurança, performance, etc.

Quando você liga o notebook, há uma "conversa" entre Bios, processador, chipset, para que o equipamento funcione corretamente. Por exemplo quando pegamos uma placa que liga e não apresenta vídeo, a primeira coisa que pensamos é em regravar Bios. Porém, o arquivo que você possa baixar talvez seja até de uma placa igual, mas com processador diferente, ou uma revisão que tenha algum item de hardware diferente, então ao regravar pode ser que não tenha resultado, justamente por caso do processador não ser igual, então é sempre bom buscar na internet arquivos que tenham essa região ME "limpa".

Este assunto é um pouco complicado até porque estes métodos são confusos então o que geralmente se faz é testar arquivos. Em muitos fóruns "gringos" os arquivos que são disponibilizados para downloads já vem "limpos", ou então baixando direto do fabricante geralmente os arquivos vem limpos também.

No Youtube tem alguns vídeos sobre o assunto, mas em outras línguas...

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pela resposta foi com a ideia que tinha ficado depois de investigar o assunto que não existe um real consenso. Se entretanto tiver que fazer algum processo de limpeza da ME e verificar que funciona posto aqui a minha experiência.

Cumprimentos

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0