Sign in to follow this  
Followers 0

Incompatibilidade dos arquivos de bios.

4 posts in this topic

Olá pessoal venho aqui deixa um vídeo que será de grande impotência pra nós da área, todos sabem que bios é bem comum apresentar defeitos nas placas eletrônicas em especial as de notebooks, e desktop, muitas das vezes sairmos baixando carradas de arquivos ate se conseguir um compatível com a placa que temos em mãos. Por esse motivo devemos tomar alguns cuidados na hora de fazermos nossos backups, no vídeo abaixo está bem explicado por que a importância disso.

Créditos ao autor do vídeo: infosquad.

 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Creio que devemos enxergar a situação dessa maneira mesmo...

Fazer nossos backups (principalmente de placas que pegamos funcionando, para fazer alguma manutenção que não seja Bios por exemplo...)

É muito comum aparecer equipamentos que precisamos fazer outros procedimentos, como reparo de algum curto, limpeza de cooler, enfim o reparo que seja... Que tal pegar essa placa e fazer uma cópia dos arquivos de Bios dela e ter guardado esse arquivo?

Muitos podem até dizer, mas vou tirar o CI Bios (as vezes tem duas Bios a placa...), vai dar trabalho... Ah, ou dizer, "se acha na internet", ou "ah eu vejo nos fóruns"

Pense no seguinte... Esse "trabalho todo" pode te salvar uma hora, que venha uma máquina com placa idêntica, e você precise desse arquivo "pra ontem"

Salvar o arquivo, e manter ele salvo no seu computador, ou na nuvem, ou num Hd externo, etc... Pode te salvar em algum momento, e você terá a certeza de ter um arquivo confiável, pois fez o backup de um equipamento que está 100% funcional.

Mas e ai salvo e faço mais o que?

Pessoal, sabemos que hoje um tipo de equipamento pode ter versão com vídeo dedicado ou compartilhado, ou usar um processador diferente, conforme revisão da placa, etc. O recomendável é ter essas informações a mão:

  • Marca e modelo do equipamento
  • Referência da placa e revisão (ou versão)
  • Processador utilizado e a geração desse processador
  • Código do PCH (chipset)
  • Código do SuperIO

Com esses dados anotados, quando chega outra placa nas mesmas características, e você tem o arquivo correto, é tranquilidade!!!

Mas como fazer isso? Bom, você pode criar um arquivo TXT no bloco de notas e citar as informações no arquivo, salvar junto com o backup dentro de uma pasta contendo marca e modelo do equipamento. Desta forma, terá o arquivo juntamente com o arquivo de texto com as informações da placa. Para quem tem aí uma câmera de boa resolução ainda pode tirar fotos da placa e anexar dentro dessa pasta, assim as informações ficam mais completas.

É chato de se fazer? Sim, concordo que toma tempo, porém, este hábito fará o técnico ter um banco de bios muito confiável e com informações que quase ninguém se preocupa.

Fica aí a dica, para incrementar o tópico.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 minutos atrás, Paulo- Master Consertos disse:

E isso mesmo Daniel é isso que o videos descreve.

Então, com a grande evolução que as placas sofreram durante o tempo, hoje em dia é altamente necessário os técnicos ficarem bem ligados nessas questões...

Cada dia a evolução está trazendo mais especialização e paciência dos técnicos nesses detalhes. Variações dentro de uma série podem criar essas armadilhas de arquivos de Bios diferentes, e é nisso que devemos nos atentar.

Se cada um quando puder, realizar isso vai ser excelente, pois iremos ter arquivos mais confiáveis, e podemos resolver bastante problemas relacionados a BIOS

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0