Sony PCG-71911X. Placa:DA0HK1MB6E0 não liga

11 posts in this topic

Estou com uma duvida para analisar uma parte do esquema. A placa não liga. Tenho tensão de 3 e 5v. mas não passa pelos mosfets posteriores PQ45 e PQ62. Percebi que não tem tensão de no gate dos mosfets.  Ai a minha duvida é nessa parte de preto. Pq tem esses 9V no Gate do PQ67?

as.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Irgo aí é o seguinte tem esse 9V me gate porque a placa não está ligada. PQ67 com essa tensão em gate ele vai estar em saturação. Nesse estado da sequência tá normal até aí.

Está dessa forma porque o sinal MAIND só é liberado após o start veja que tem uma tensão que deve chegar até dreno por meio do PR289, tensão 15VPCU quando ela passar pelo resistor irá ser uma tensão menor, mais isso só irá ocorrer  pós o start da placa com isso o sinal MAIND passará a nível alto. 

Pra isso acontecer o PQ68 não está bem visível na imagem mais acho que é PQ68 precisa receber o sinal RUN_ON na base, com isso ele irá conduzir linha de 9V ao terra, e dessa forma o gate do PQ67 irá ser 0V com essa tensão em gate ele não entra em saturação, assim tensão de 15VPCU chegará até dreno dando origem ao sinal MAIND.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O sinal MAIND é responsável por ativa vários circuitos na placa. O que você precisa verificar é se o sinal RUN_ON está chegando até a base do PQ68.

Pra isso você precisa da start na placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entendi Paulo.

Startei a placa e tem o sinal de RUN_ON. 3,3 no Gate do PQ68.

Ai o PQ67 deixa de ficar saturado, tendo 0V no Gate mas ai no Dreno esta dando 0,410V. Deve estar danificado esse mosfet né?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não Meu amigo!

Agora você deve procurar a origem da tensão 15VPCU é está tensão que está faltando, ou o PR289 está aberto.

Essa tensão deve estar presente antes do start geralmente tem origem no circuito primário. Veja se ela está chegando em alguns dos lados do PR289?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu tenho 15VPCU ao Startar e chegar até o PR289. Mas ele não passa para o outro lado. Fica dando 0,4V. Tirei fora o resistor e estar normal, dando 1M. Coloquei de volta e continua a mesma coisa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se estiver analisando os componentes corretos o PQ67 está em curto é a única opção pra tensão fica em 0V. Veja se está analisando os componentes corretos e medido o dreno dele mesmo, pois o Source dele está ligado ao terra. Por isso estou dizendo que ele  está em curto, tira ele fora e veja se a tensão vai passar no PR289.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Análise também o destino do sinal MAIND pode ser também que algum componente por onde ele passa esteja matando a tensão.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
19 horas atrás, Paulo- Master Consertos disse:

Se estiver analisando os componentes corretos o PQ67 está em curto é a única opção pra tensão fica em 0V. Veja se está analisando os componentes corretos e medido o dreno dele mesmo, pois o Source dele está ligado ao terra. Por isso estou dizendo que ele  está em curto, tira ele fora e veja se a tensão vai passar no PR289.

Aee Paulo deu certo. O PQ67 esta em curto mesmo, troquei e ligou de boa!

Obrigado por me ajudar a analisar o esquema. Abraço

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado Igor por nos dar o retorno da análise. Parabéns pelo reparo!!

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.