Sign in to follow this  
Followers 0

CCE - placa 71r-c14cu4-t810 - Liga e desliga

17 posts in this topic

Olá pessoal!

Estou com essa placa que consta no título que liga e logo em seguida desliga. Ao ligar na assimétrica a mesma apresentava um curto na casa de 22A ainda com uns 6volts. Tateando a placa percebi que alguns capacitores da linha do U19 estavam esquentando. Removi o U19 que estava danificado e fiz o jumper em quatro capacitores da mesma linha conforme foto. Voltei para a assimétrica e a placa ainda mostrava curto, percebi o diodo SK14 na linha do OZ815 com um chiado e ao retirá-lo, sumiu o chiado e o curto da placa.

Dúvida?

Posso usar o diodo SK34 em substituição ao SK14? Pelos dataheets não percebi diferença que impeça!! 

Grato!

Wilson.

2018-06-07-102547.jpg

SK14.png

sk34.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nobre amigo Paulo,

Confesso que agora eu me perdi. Após a troca do diodo SK14 por um SK34, a placa não apresentou nenhum curto, porém não dá o start ao pressionar o botão power! Dessa linha eu havia removido o Q41 para testar e ele estava armando e desarmando normalmente, recoloquei de volta e em seguida soldei o SK34.

???

20180607_175143.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Paulo!

Não tou acostumado com essas placas da shuttle, confesso que tou meio perdido, mas vamos lá...

Tenho os 19v no pino 1 do jack e na bobina B14. Não tenho tensão nas bobinas L11 e nem L12

Aferindo o PWM U17 o OZ815 obtive o seguinte:

VIN - Pino 2 = 19v

ONSKIP2 - Pino 1 = 4,35v

VDDP - Pino 16 = 4,79v

LDR2 - Pino 18 = 4,79v

BST1 - Pino 13 = 4,79v

Esses resultados me levam a crer que o U17 está em pleno funcionamento, penso eu, mas não deveria ter os 5VA na L11?

Já no PWM U20 que é o OZ8013LN  quem gera os 3.3VA tá mortinho... ou ele só entra em ação após o start? Pela sequência de start na página 3 creio que não!

 

Grato!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim na L11 deve ter +5VA sem essa tensão a placa não liga.

Não a tensão de +3,3VA é ativa antes start da placa, mais o Ci U20 depende da tensão de +5VA pra poder entrar em funcionamento.

Veja se os mosfet's Q39 e Q41 está ok eles costumam da defeito o U17 também é muito problemático. 

Veja se não tem curto na L11. 

Qual a serigrafia do diodo que você fez a substituição na placa?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Paulo,

Acredito que o Q39 está ok pois tenho os 19v no dreno dele. Já o Q41 estou na dúvida, pois só tenho 5v no gate e 0v nos drenos.

Acredito também que a L11 não está em curto, pois há continuidade nos dois lados da bobina.

SK34,  essa é a serigrafia que tem no diodo que troquei conforme foto. Antes havia um SK14 no lugar.

Mesmo com as aferições encontradas no U17 ele pode estar com problema?

Grato!

sk34.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

L11 está dando continuidade com o terra?

Isso Paulo!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então Wilson, isso indica um curto na linha de +5VA Q41 deve está em curto ou o próprio ci PWM.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então pelo que entendi as bobinas não podem dar continuidade dos dois lados com o terra, correto?

Desculpa, as vezes dá um branco! :$ 

Sendo assim então a linha do VGFX_CORE na L1 e CPU_CORE na L4, e L9 se não me engano das memórias, também estão dando continuidade com o terra!

Se for isso mesmo... compensa o reparo dessa placa? $$$

Grato!

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essas outras fontes tem baixa resistência, por conta que está ligadas ao processado e pch. Quanto é uma placa que tem o processador se soket é só você remove-lo que elas ficam normal. 

Com o multímetro da pra você identifica também.

Quando é uma fonte de baixa resistência o teste bipa mais não fica em 0 no visor

Quando é um curto na fonte ele bipa e no visor fica em 0.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já nessa linha de +5VA não pode está em curto em relação terra da placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado amigo! Suas dicas e orientações tem sido de grande valia para o meu aprendizado!!

Refiz as aferições nas PL's e de fato constatei o que você relatou acima. Na PL11 o multímetro beepa e zera, nas outras beepa mas não zera!

Perfeito!

Acredito que o cliente não irá aprovar o orçamento, pois teria que comprar o Q41 o U17 + frete e minha mão de obra! Uma placa dessa nova gira em torno de uns 220,00 250,00 reais.

Valeu!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entendo, mas como tenho pouco tempo de início na área, tenho quase nada de sucata!

Valeu!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0