Toshiba Satellite C850-1GF

17 posts in this topic

Boas pessoal estou com um portátil na banca que nao liga.

O que se passou foi que o cliente adquiriu um carregador universal e em vez de seleccionar a voltagem dos 19V enganou-se e seleccionou 22V e agora o portátil deixou de ligar.

E a primeira vez que me aparece um portátil com este tipo de avaria.

Alguém que já tenha passado pelo mesmo pode me dar uma dica por onde começar ??? 

Estive a fazer uma analise visual a placa e encontrei umas zonas em que a placa tinha oxidação e procedi a limpeza da mesma.  

Muito obrigado.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se houve uma sobretensão, provavelmente afetou o circuito de alta Vin (+B), veja se na placa não abriu algum fusistor, ou se algum diodo de proteção se danificou, mosfets de entrada...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caso não haja tensão nas bobinas citadas, verifique as tensões nos pinos, 1, 6, 8, 13, 15, 17 do U6200. Aguardo...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boas Sr. Paulo a placa não tem as referencias que voce me indicou.

Como faço ???

Sera que o esquema esta errado ??

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mais tem serigrafia de algum outro componente na placa? Ou você não encontrou os que falei?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem serigrafia de vários componentes menos os que me indicou e os que estao no esquema na placa todos os componentes começam por J ou H.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Veja se o esquema e compatível com a placa identificando os componentes na placa e procurando no esquema.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estive agora a confirmar e os componentes nao existem neste esquema.

Tenho de pedir outro esquema. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já procurei e não encontrei.

Será muito complicado agente lhe ajuda sem o esquema.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nesses casos que não se consegue o esquema elétrico não tem muito o que fazer não. Veja se você consegue encontrar as tensões de 3 e 5V nas bobinas. 

Como você mencionou que foi colocado uma tensão superior a tensão de trabalho da placa, isso deve ter danificado algum componente na linha VIN(19V).

Vai ser bem complicado você encontra o defeito sem o esquema, você vai precisar encontra os componentes na linha. Siga o pino positivo do jeck pra ver se acha os componentes da linha 19V.

Faça uma inspeção visual na placa pra ver se tem algo danificado visívelmente.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas estive a fazer algumas medições e só consegui encontrar uma bobine com voltagem de 1.10V estive a medir uns mosfets de 8 pinos e reparei que existem 4 mosfets que tem continuidade entre o pino 1 e 4 e entre 5 e 8 e existem alguns que nem me dão medição nenhuma.

Encontrei também um condensador de tantalio que acusa continuidade.

Procedi a retirada do mesmo e medi fora da placa e estava bom.

Voltei a medir na placa e acusou continuidade.

É normal ??

Segue em anexo um arquivo com algumas fotos da placa para me ajudarem se possível por onde devo começar a medir.

Photos.zip 

Muito obrigado a todos. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim é normal!

Por exemplo se estiver em uma linha com baixa resistência vai dá continuidade com o terra. Mais isso não significa um curto e sim uma baixa resistência é só você olhar no visor do multímetro, quando é uma baixa resistência ele emite bipes mais não fica zerado, quando é um curto ele emite bipes e fica zerado. É como falei em casos que não se consegue o esquema não tem muito o que fazer é parti pra outra.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os mosfet de entrada estão bons? ve se tem tenção pasando por eles.

tem que passar tenção nos mosfets de entrada tenta seguir a tensões de 19v.

Confere pra descartar a fonte primaria.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites