Sign in to follow this  
Followers 0

Análise em placa de TV

3 posts in this topic

Boa tarde, estou cursando eletrônica,  como estou começando tenho algumas dúvidas. Estou com alguns equipamentos que consegui pra fazer reparos, porém quando vou medir as tensões não me da valor em queda de tensão, pelo meu multimetro fica variando a escala entre positivo e negativo, pelo que eu percebi está parecendo que não está ratificando minha tensão,  está com sinal em tensão alternada! 

Oque pode ser? 

E tbm tenho outra TV em curto, como faço pra descobrir componente que esteja com defeito se não consigo medir, pq a placa já está com curto! 

Alguém pode me ajudar?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Valdo, vamos por partes. Primeiro recomendo que verifique se seu multímetro está em pleno funcionamento, deve verificar se está medindo um sinal de tensão continua e também se seu multímetro está ajustado para esta escala de tensão continua. Faça um teste medindo outro equipamento que esteja funcionando, assim saberá se seu multímetro está ou não com defeito. 

Quando encontramos uma placa completamente em curto, realmente fica complicado medir tensões, mas o que costumamos fazer é aplicar tensão utilizando uma fonte externa etapa por etapa, verificando se algum componente ou setor aquece de maneira demasiada. Siga o esquema elétrico caso exista e pense quais componentes poderiam causar este efeito, caso estivessem em curto, então vai testando e eliminando as possibilidades de defeito. Em geral é isso que fazemos!

 

 

Forte abraço e bons estudos.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Valdo. Antes de mais nada, verifique bem o que você está medindo, se corrente alternada ou contínua. Quanto à placa da tv em curto, como você chegou a essa conclusão? Geralmente essas placas possuem proteção, verifique sempre esse provável curto, retirando e testando os componentes fora da placa para não incorrer em erro.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0