Sign in to follow this  
Followers 0

HP Pavilion g4-1120br - Placa DAR18DMB6D1 REV: D - Liga e desliga

40 posts in this topic

Olá pessoal!

Estou com essa placa da descrição do título que liga e logo em seguida desliga. Verificando as tensões primárias percebi que não tenho as tensões de 3 e 5v nas PL's 20 e 21. Algumas aferições que fiz:

Tenho a tensão de alta passando pela PL16 e pelos capacitores da linha, chegando nos drenos do PQ47 ...

Também tenho tensão de alta passando pela PL10 e pelos capacitores chegando nos drenos do PQ28...

Analisando as tensões no PU3 observei o que consta na figura em anexo: Os pontos em verde estão ok, os pontos em vermelho não há tensão presente.

Também não há alimentação de 3v no pino 8 da BIOS.

Na assimétrica não acusa curto, no entanto usando o multímetro percebi continuidade em relação ao terra nos mosfets PQ46, PQ47, PQ28 e PQ23.

Não há continuidade com as bobinas PL20 e PL21.

 

Grato!

 

PU3.png

20180713_101650.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PQ47 e PQ48 apresentar curto entre Source e Dreno? PQ23 e PQ28 apresenta curto entre dreno e Source?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na assimétrica não acusa curto, no entanto usando o multímetro percebi continuidade em relação ao terra nos mosfets PQ46, PQ47, PQ28 e PQ23. (esquece isso que falei Paulo, passa a borracha). 

PQ47 e PQ48(você quis dizer PQ46) apresentar curto entre Source e Dreno? PQ23 e PQ28 apresenta curto entre dreno e Source?

Não, não apresentam curto! Eu errei!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Injetando tensão na bobina de 5v, chegou tensão também na bobina de 3v... a placa ligou, mas ainda sem vídeo! Vou continuar analisando o esquema, toda e qualquer ajuda será bem vinda!

Grato!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fazendo mais algumas aferições, percebi que mesmo injetando tensão na bobina de 5 e chegando tensão na bobina de 3 e a placa ligando, não tinha alimentação nas PL's 18 e 19 do CPU_Core... batendo continuidade nos mosfets da linha, encontrei um curto entre source e dreno no PQ43.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

As tensões de 3,3 e 5V são suspensas ou seja só sera ativas quando for dado o start na placa.

Veja tem tensão de 3,3v no  pino 8, tensão de 6V no pino 13, tensão de 5V no pino 17 do ci PU3, em stand by.

Após isso verifica se o sinal S5_ON está chegando no pino 18 quando você pressiona o start.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
10 horas atrás, Wilson disse:

Fazendo mais algumas aferições, percebi que mesmo injetando tensão na bobina de 5 e chegando tensão na bobina de 3 e a placa ligando, não tinha alimentação nas PL's 18 e 19 do CPU_Core... batendo continuidade nos mosfets da linha, encontrei um curto entre source e dreno no PQ43.

Isso pode ser por conta do processador está na placa remova ele e faça novamente o teste.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não tenho como remover Paulo, o processador é um BGA!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

As tensões de 3,3 e 5V são suspensas ou seja só sera ativas quando for dado o start na placa.

Veja tem tensão de 3,3v no  pino 8, tensão de 6V no pino 13, tensão de 5V no pino 17 do ci PU3, em stand by. 

Sim, todas presentes! 3.2 no pino 8 -  4.95 no pino 17 (pino 13 está apenas com 2v)

Após isso verifica se o sinal S5_ON está chegando no pino 18 quando você pressiona o start.

Sim, no momento do start no pino 18 chega os 3.2v.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Veja se  quando você pressiona o power vai apresentar tensão nas bobinas de 3 e 5V.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Veja se  quando você pressiona o power vai apresentar tensão nas bobinas de 3 e 5V.

Sim, surge as duas tensões nas duas bobinas, mas como havia falado no sintoma, ela logo em seguida se desliga!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Wilson tente uma regravação com este arquivo!

Arquivo pra ser gravado no Ci bios U22

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo, esse arquivo basta gravar direto no CI, ou precisa fazer o procedimento de limpar a região ME?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu já fiz esse procedimento já está com a região Me limpa. É só grava.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

É amigo, tá ôsso! Gravação da BIOS com sucesso mas mesmo assim a placa não mudou de estado! Liga e se autodesliga! 

Por um momento achei que a plaquinha de power estivesse com problema, pois ela está meio esquisita e com cara de que já fuçaram nela, mas ao ligar pelo pino 4 POWERON# do conector CN3, a placa apresentou o mesmo sintoma.

Uma dúvida... Antes mesmo do start não deveria ter os 3v no pino 8 da BIOS?

WIN_20180717_10_44_17_Pro.jpg

WIN_20180717_11_26_03_Pro.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa bios só recbe tensão após o start.

Verifique os mosfet's da fonte do vcore que você citou anteriormente. 

Verifique se essa bios está recebendo os 3Vs quando for acionado o start.

Esse problema pode ser algum curto em alguma fonte secundárias, ou o próprio Chipset, ou pch com problemas.

Verifique nesse curto tempo em que a placa fica ligada pra ver as tensões nas bobinas das fontes secundárias verifique se  alguma não vai receber tensão principalmente as do vcore. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

É amigo! Essa será mais uma sem solução!

Verifique os mosfet's da fonte do vcore que você citou anteriormente.

Aparentemente estão normais, PQ42 e PQ43 apresentam curto entre dreno e source, mas você alertou que é por conta do processador, como é um BGA não dá para tirar.

Verifique se essa bios está recebendo os 3Vs quando for acionado o start.

Não, está com tensões variadas a cada start, mas não chega nos 3v.

Verifique nesse curto tempo em que a placa fica ligada pra ver as tensões nas bobinas das fontes secundárias verifique se  alguma não vai receber tensão principalmente as do vcore. 

Sim, todas as bobinas recebem tensão, mas como a parada é rápida como você pode ver no vídeo, não dá para saber o valor exato!

20180717_205250.mp4

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A bios U22 deve recebe +3V nos pinos 3, 7, 8 no no momento do start se isso não estive acontecendo verifique se o PQ13 é ele o responsável por da origem a tensão de +3V você deve medir o source dele no momento que o power for pressionado

Já verifica também o PQ4 ele é o responsável por da origem a tensão de +3VSUS você deve medir o source dele no momento que o power for pressionado, sem estás tensões a placa não irá completa a sequencia de start,  impossibilitando a placa de liga completamente.

Detalhe pra esses mosfet's saturarem eles precisam que o Ci  PU2 esteja funcionando corretamente.

Aguardo...

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo,

Nobre amigo, agradeço mesmo o seu suporte e ajuda, mas vou jogar a toalha para essa placa! Se tinha algum mal funcionamento no PU2, agora ele abriu o bico de vez. A placa agora nem liga, acende o led de carregador plugado no jack, e ao pressionar o botão power o led do power apenas pisca e não gira mais o cooler.

Grato!

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se quiser agente pode continuar até esgotar as opções de reparo. Agora como a placa não está ligado veja a tensão na Ec_bios, ela deve estar com 3,3V no pinos 3, 7, 8 caso tenha tensão nos pinos citados você pode tenta regrava-la caso precise do arquivo me avise eu tenho ele disponível ok? Amanhã eu vou dá uma olhada no esquema pra gente analisa o circuito do PU2. Uma pergunta quando você pluga o carregador na placa o AC led acende? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok Paulo! Obrigado pela disponibilidade, vamos em frente então?

Sim, quando conecto o carregador na placa o AC led acende!

Logo que possível vou chegar o que vc falou e te dou retorno!

Grato!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual é a tensão nos pinos 3, 7, 8? No vídeo não deu pra entender ta sem audio.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual é a tensão nos pinos 3, 7, 8? No vídeo não deu pra entender ta sem audio.

Eita! Fui mal! É que filmei com o microscópio USB, daí não saiu o áudio, mas valor lá...

Pino 3 = 3.2V 

Pino 7 = 1.4v

Pino 8 = 0.19v

Foi isso aí!

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se no pino 3 tem 3,3V era pra ter essa mesma tensão nos pinos 7, 8 é a mesma linha de tensão +3VPCU mais pode ser trilha rompida. Remove o Ci e veja a tensão no local do pinos 3, 7, 8.

Já aproveita e testa o capacitor C545 na linha do pino 8, e o R300 na linha do pino 7.

Ec bios u11.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0