Sign in to follow this  
Followers 0

DELL Inspiron 14r - 12204-1 DNE 40-CR MB PWB 5J8Y4- Liga sem video

24 posts in this topic

Boa tarde amigos, esta placa esta ligando mas porem não apresenta vídeo, apos alguns segundos começa bipar e o cooler gira disparadamente.

na bobina PL 4401 não tem tenção, no PU 4401 esta chegando 19v na entrada e na saída tem 0v.

já verifiquei todas as outras tenções e estão todas ok

qualquer dica será bem vida obrigado a todos. 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

já testei várias memórias, só não regravei a bios pois estou sem gravador.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Valeu pela dica amigo! vou ter q adquirir um gravador mesmo, mas voltando ao assunto anterior esta placa não esta recebendo tensão nas bobinas pl 4401 nem na pl4301 que são as tenções de vcc core, os mosfets  pu4401 e pu4301 não estão sendo chaveados já fiz o teste a frio e esta todos ok, estou começando agora na leitura de esquema porem ainda  com um pouco de dificuldades para entender. 

bandicam 2018-07-15 00-43-42-618.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se o arquivo de bios estiver corrompido pode sim haver falta de tensão neste circuito, pois é a bios que faz toda comunicação com os circuitos da placa e é ela também que informa ao processador que ele pode libera o sinal de vídeo. Por isso que seria interessante regrava a bios, com isso já eliminava essa possibilidade de problemas com a bios.

Mais se você quer analisa o circuito do vcore vamos lá.

Veja a tensão no pino 2, do Ci PU4201, sinal VR_ON é este sinal que habilita a fonte VCC_Core na PL4301.

Tensão no pinos 3, 5, 6, 8, 15, 27, 21, 22 do PU4201

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok amigo! amanhã estarei verificando este circuito e em seguida lhe retorno, mas pelo seu relato tem uma grande possibilidade de ser a bios mesmo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então amigo a PL4301 esta sendo alimentada com 1.5v, a que não tem alimentação e a PL4401. tem outra coisa esta placa as vezes da muito trabalho pra ligar, botão power esta ok estou ligando ela diretamente aterrando o pino 4 do conector. 

PL4401.jpg

Foto 01.jpg

Foto 02.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok, pino 2 = 3.42

pino 3 = 1.16

pino 5 = 1.16

pino 8 = 5.23

pino 21 = 5.23

22 = 5.23

o pino 15 quando encosto a ponta de prova a placa desliga, pinos 6 e 27 nessa placa eu acho que não vai pra lugar nenhum,  vou mandar uma foto deles na placa 

 

PU4201.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como eu falei seria interessante você regrava a bios mais como o ci está recebendo o sinal VR_ON sugiro que você troque este ci PU4201.

Já testou os mosfets?

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

sim amigo os mosfets estão todos ok, como vc falou da bios seria mais viável fazer primeiro a regravação da mesma pois o ci seria um procedimento bem mais complicado. 

mas como estou sem o gravador no momento vou devolver o aparelho para o cliente. 

muito obrigado amigo suas dicas foi muito útil pra mim.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Recomendo que adquira uma gravador de bios é uma ferramenta indispensável na bancada.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não tenho duvidas q realmente é uma excelente ferramenta na bancada.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

De volta pra encerrar o tópico, fiz a regravação da bios mas infelizmente não resolveu o problema. 

Estou na duvida pois baixei o arquivo no site 4shared e não sei se é confiável, o arquivo tem 8 mb o tamanho bateu com o original,  já estava pensando em fazer a troca do CI PU 4201 quando do nada liguei o aparelho hoje a noite e apareceu vídeo, porem pedindo para pressionar a tecla F2 INDO DIRETAMENTE PARA O SETUP saindo do setup ao invés de iniciar o sistema entra em uma outra tela, vou colocar a foto abaixo, quando desligo o aparelho que ligo novamente o problema persiste. 

 Estou com outra duvida sobre a ausência de uma tenção chamada EGFX_CORE esta tenção é responsável pelo processamento gráfico do processador, ela tem q está presente na bobina PL4401 e não esta, verificando o circuito através do esquema elétrico descobri que o GATE do mosfet PU4401 é controlado pelo pino 25 do CI PU4201 o qual esta 0v. 

 

 

Foto 01.jpg

Foto 02.jpg

Tela Bios.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então amigo, não estou conseguindo ter acesso ao banco de bios de notebook, já informei ao professor André por email ele falou que poderia ser o navegador mas já troquei de navegador e até tentei em um outro computador mas não consigo, fiz a compra do corso recentemente.

sempre que tento entrar aparece esta tela abaixo. 

 

 

Imagem 01.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tente limpa o cachê do navegador, histórico também. Depois faça login no fórum.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já fiz esse procedimento mas não resolveu.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou tentar baixar um outro arquivo em um outro site, vou realizar uma nova gravação no chip e em seguida retornarem com o resultado final. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou muito grato pela força amigo, graças a Deus meu problema foi resolvido, realmente era a bios mesmo. 

consegui baixar o arquivo em um outro fórum e deu tudo certo.

mais uma vez obrigado pela força e que Deus abençoe.

Foto_02.jpg

Foto_03.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado por compartilhar conosco a solução. Parabéns pelo reparo

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0