Sign in to follow this  
Followers 0

Fonte Flyback

6 posts in this topic

Boa noite a todos, gostaria de tirar umas duvidas sobre essa!

Estou analisando uma fonte de um DVD, 40-VP5120-PWD1X, no secundário do transformador chopper, nao tem nenhuma tensão na saida, no primário esta chegando tensão DC até no CI DH321, esta oscilando tenção medindo no meu GND pino 1, e no pino 2, esta variando entre 8v e 11v, sendo que pra starta o UVLO é, minimo stop 8v e pra star é de 12v, medindo no GND pino 1 e no pino 5 tem uma tensão oscilante entre 130v até 160v, já verifiquei o capacitor de partida e esta ok, os resistores tbm medindo seus devidos valores.

pelo que eu estou estudando, não esta dando partida no secundário parar o CI funcionar com a própria alimentação do chopper, e não chega tensão no fotoaclopador!

alguém pode me ajudar?

segue o datasheet do CI DH321,

não achei o esquema da placa!

dh321.png

placa-da-fonte-dvd-philips-ref-40-vp5120-pwd1x-D_NQ_NP_949234-MLB27140237116_042018-F.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Valdo, pelo que entendi a placa está entrando em proteção OCP. Pois a tensão de partida fica oscilando entre os valores de start e stop. Corta a alimentação principal da rede, injeta tensão direto no catodo do diodo retificador após o secundario do chopper, lembre-se de fazer isso com a placa desligada da rede. O objetivo é testar o secundário da fonte "isolando" o primario, afim de analisar se o defeito está lá no secundário. Análise consumo excessivo e dissipação de calor para encontrar o circuito com defeito. Mas antes confirme se fez as medições no secundário da fonte utilizando o GND do secundário que é  isolado do primário. 

 

 

Abraços e bons estudos. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde Ademilson, eu testei sim o secundário da fonte, e não está passando nada de corrente, e usei o GND do secundário tbm, só tem essa tensão que fica oscilando msm!

Como eu faço pra injetar tensão no secundário?

Pelo o que eu entendi, é injetar tensão no catodo do diodo,  pois tensão AC 110V Ou DC?

Pra isso tenho que tirar a fonte chopper?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A dúvida se é DC ou AC, para colocar no secundário é pq nunca fiz isso, porém pelo o que eu estudei o diodo ele deixa a tensão  de AC para DC!

Como a ponte retificadora!

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Valdo, deve utilizar uma fonte de tensão continua DC. Para aplicar uma tensão diretamente no secundário e poder analisar se existe defeito lá. 

Abraços e bons estudos. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite professor Ademilson, estou com umas duvidas resrs, estou injetando tensão nos catodos dos diodos, porém as medidas que injetei no catodo estão saindo a mesma tensão  não na saída da placa, não sei se estou fazendo certo ou não! sei que tem que ter diferença de potencial, mais não esta acontecendo isso! tenho que usar sempre o mesmo GND do secundário? apesar que os GND são iguais para todos o secundário, certo? Qual tensão tenho que injetar? pelo que estou estudando, tem que ser menor que os capacitores que são de 16v! certo? vou tirar um foto e mandar!

39987071_695619520815714_191346879005458432_n.jpg

39989471_2070261153006843_1540153131789189120_n.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0