Placa MSI MS-7529 V1.6 não liga através do power

9 posts in this topic

Olá, podem me dar uma orientação por gentileza, estou com uma placa mãe MSI MS-7529 V1.6, que ao apertar o botão power ela apenas da uma  giradinha no cooler e para rapidamente, mas se eu fizer um jamper na fonte no fio verde e preto a placa liga perfeitamente entra no windows funciona bonitinho, pelo botão power não liga, mas pelo jamper liga. Podem me dar uma luz?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite quantos volts tem nos pinos de power, pois acredito que tem algo barrando o comando de power, pois quando damos o comando de power o nível logico fica em zero a placa starta e retorna as tensões novamente nos pinos de power que em media ficam em torno de 3.3v mais pode vairas de 2.5v a 5.0v 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Zenito, obrigado por responder!! Vamos lá, no pino do power temos tensão de 3,5v com a placa desligada, no fio verde da fonte temos 5v com placa desligada. Com a placa ligada, no pino power temos 3,3v e no fio verde da fonte 0v. A placa liga jampeada ( verde e preto ), liga, entra no windows, funciona tudo certinho e desliga normalmente pelo próprio botão power. Outro detalhe intrigante, quando a placa esta jampeada e ligada e carregando o windows, eu dou um toque nos pinos do power, e depois posso retirar o jamper dos fios verde e preto que a placa funciona normalmente, se apertar o reset ela reinicia normal, mas se eu ligar no jamper e não der este pequeno toque no power, ai tenho que deixar com o jamper, se retirar ela desliga, muito estranho isso. Pode me ajudar?  

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Realmente muito estranho você chegou se não há solda fria no conector da placa referente ao fio verde de ps on, e verifica a trilha do pino 83 do super I/O e chega o mosfet Q44
2N7002LT1G SOT23  é um mosfet de canal N ele pode estar matando o comando do PSON 

Polaridade do transistor:

N-Channel

Vds - Tensão de ruptura entre drenagem e fonte:

60 V

Id - Corrente de drenagem contínua:

115 mA

Rds On - Fonte de drenagem na resistência:

7.5 Ohms

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Zenilto o Mosfet Q44 não está presente nesta placa, será que tem que ter obrigatoriamente ele? olha a foto.

 

Thu Aug 23 21-47-17.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sabe se está placa já passou por outra assistência, ou me passar a revisão da placa pois derrepente o engenheiro pode ter mudado algo digo isso pois muitas das vezes o engenheiro aproveita o diagrama e só faz pequenas alterações em uma versão mais recente e esquece de remover algo que de certo modo possa ser desnecessário, com relação a solda você verificou. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Zenilto, não esta placa não passou em outra assistência, a revisão dela é ms-7529 versão 1.6, agora eu tenho duas placa aqui modelos parecidos são duas ms-7592 versão 5.2, que também tem em seus esquemas os mesmos mosfet mas que olhando nas placas eles não estão la, observe as fotos.

WhatsApp Image 2018-08-27 at 1.56.59 PM (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-08-27 at 1.56.59 PM (2).jpeg

WhatsApp Image 2018-08-27 at 1.56.59 PM.jpeg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 27/08/2018 11:34:15, Zenilto disse:

Sabe se está placa já passou por outra assistência, ou me passar a revisão da placa pois derrepente o engenheiro pode ter mudado algo digo isso pois muitas das vezes o engenheiro aproveita o diagrama e só faz pequenas alterações em uma versão mais recente e esquece de remover algo que de certo modo possa ser desnecessário, com relação a solda você verificou. 

Alguma ideia?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites