Sign in to follow this  
Followers 0

Gateway NE57008B placa Z5WE1 LA-9535P rev 1 Liga e não da video

21 posts in this topic

Boa tarde!

Esse notebook da descrição deu entrada na assistência com problema de tela, segundo o cliente. Ele ligava e tela ficava branca e quando ele pressionava a parte inferior da moldura ligava. O mesmo disse que ja estava fazendo isso a meses. Contudo ao leva-lo para bancada ele ligou 2 vezes e depois não ligou mais. Apresentava um consumo pequeno de corrente e não ligava. Detectei que não havia tensão de 3V daí ao remove o PU401 o curto sumiu, efetuei a troca e o equipamento ligou. Deixei ligado para testes, depois de uns 30 minutos o mesmo desligou ao religa-lo ele passou a ligar e não dá video. Novamente fui conferir as tensões e a bobina PL701 não apresenta tensão. Ao ver o esquema elétrico vi que nessa linha tem uma tensao VGFX_CORE que creio eu seja relacionada ao processador. A dúvidas são:

Quem é responsável pelas tensões nesse circuito?

Qual seria a tensão correta na bobina PL701?

Desde já agradeço.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem sinal VR_ON no pino 2 do PU701? Já regravou a bios? PL704 a presenta tensão?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia!

Tem sinal no VR_ON 3,25V.

A PL704 tem 7,5V de 1 lado e 1,2V do outro.

Não regravei a BIOS.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Regrave a bios primeiramente caso não tenha resultado remove a PL701 e liga a placa pra ver se vai ser liberada a tensão pelo pwm? Caso teste o mosfet duplo PQ702.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo não encontrei o arquivo de BIOS no fórum. Você poderia disponibiliza-lo por favor.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Segue provável opção.Faça backup de seu arquivo original antes de gravar

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia!

Regravei o BIOS e continua sem dar video. Testei o pq702 e está ok.

Removi a bobina e não liberou tensão.

Notei que o pq701 recebe 19V no pino 5 e não tem tensão do outro lado.

Poderia ser o PU701?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PQ701 é Mosfet duplo testou corretamente? Pode sim ser o Ci com problemas mais deve ser analisado todas as outras possibilidades antes de trocá-lo.

Esse máquina usa pch Intel então seria interessante regrava a bios com um arquivo clean ME pra descarta problemas com a bios.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia!

Escala de continuidade, pino 1 e 4, não apresenta curto no pq701. Talvez seja esse meu erro no teste se puder me demonstrar como testa agradeço.

Regravei a BIOS com arquivo BIN que o professor Daniel disponibilizou, se puder disponibilizar o arquivo clean ME também agradeço.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde!

Desculpa me confundi o PQ701 não é duplo eu troquei os esquemas estava com dois em aberto . O teste nele é feito entre dreno (5,6,7,8)  e source (1,2,3)  terminal 4 é gate.

Segue arquivo.

 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite!

Regravei o BIOS CLEAN ME e continua sem dar video. No teste do PQ701 Não dá continuidade entre dreno de source. Invertendo as pontas de prova tem-se os valores:

Ponta vermelha source e preta dreno: 440

Ponta vermelha dreno e preta souce: acima de 1k

E agora Paulo como proceder?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agora verifica as tensões no pinos 3, 5, 15, 27, 20, 21, 22,do PU701, com a placa ligada.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pino 3 - 1,07V

Pino 5 - 1,07V

Pino 15 - 3,34V

Pino 27 - 0V

Pino 20 - 0V

Pino 21 - 5,03V

Pino 22 - 5,03V

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Com a placa ligada verifica se no U11 pinos 1, 2, 3, 13,14 tem tensão de 3V?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Remove a PL701 e ligue a placa após veja se vai presenta tensão no local dela. Não caso não troque o pwm.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia!

Era o pwm. Efetuei a troca e notebook funcionou.

 

Obrigado a todos.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 24/09/2018 10:23:12, Paulo- Master Consertos disse:

Remove a PL701 e ligue a placa após veja se vai presenta tensão no local dela. Não caso não troque o pwm.

Fiz esse teste, ora apresentava tensão ora não, daí resolvi trocar o U11 e funcionou.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Valeu pelo feedback o tópico será encerrado, parabéns pelo reparo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns pelo reparo!

Só uma dica, quando finalizar um reparo retorne e nos informe todos os procedimentos feitos, componentes que foram trocados, etc

Por que isso?

Para compartilhar com os demais que estavam acompanhando o tópico, e para manter o fórum organizado, e com tudo informado. Desta forma, você fica com este defeito catalogado, e ajuda os demais colegas que passem pelo mesmo problema, e precisem de uma linha de raciocínio para iniciar suas análises.

Mais uma vez parabéns pelo reparo!

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0