Sign in to follow this  
Followers 0

MÓDULO 10 - AULA 03

2 posts in this topic

Boa noite Ademilson! 

Pelo que entendi nas aulas de divisores de tensão, quando se tem dois resistores iguais, a queda de tensão sobre cada um deles será a metade da tensão total, ou seja, se tivermos 2V na entrada e 2 resistores de 10k, por exemplo, sobre cada resistor vai cair 1V.

No módulo 10, aula 03 - amplificador operacional -  realimentação negativa, não entendi quando você diz que a entrada INVERSORA copia a tensão da entrada NÃO INVERSORA, é um espelho. Seria a soma das duas tensões?

Caso a resposta seja negativa, não entendi como você encontrou os valores das tensões que caiu sobre cada resistor, e pediria que, por gentileza, explicasse com mais clareza, pois, para mim não ficou muito claro.

Agora, se for a soma das tensões das duas entradas, por favor, desconsidere esse e-mail. Abraço.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Raimundo, vou tentar explicar por aqui de forma clara e objetiva. Vamos abstrair o porquê a entrada inversora cópia a tensão da entrada não inversora. Pois seria necessário eu demonstrar isso utilizando o diagrama interno de um amplificador operacional. Mas imagine que na entrada Não inversora (+) tenhamos uma tensão de 6V vindas de uma bateria por exemplo. Agora imagine uma malha resistiva com dois resistores de mesmo valor ohmico  1K. Um extremo dos resistores vai ligado na saída com amplificador o meio entre os dois resistores vai ligado a entrada inversora ( - ). Enquanto o outro extremo do divisor vai ligado na referência (GND). Então se entrada inversora "cópia" a tensão da entrada não inversora teremos 6V caindo sobre o Resistor ligado entre o GND e a entrada inversora, como o outro Resistor ligado em seria a este formando o divisor tem mesmo valor ohmico teremos 6V sobre ele também, somando as quedas de tensão teremos 12V na saída do amplificador em relação ao GND. Este processo é o mesmo em caso de resistores de valores diferentes, pois seguiremos sempre a proporção de queda de tensão de acordo com a relação de valores entre os resistores. 

AmpOp_Circ_Amplificador_Nao_Inversor_exemplo.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0