Sign in to follow this  
Followers 0

Dúvida sobre componente smd

4 posts in this topic

Olá professores estou analisando uma placa para trenamento com  componentes smd. 

Na placa tem um componente com essa sigla ML5  mas ja pesquisei o datasheet  e não encontrei

e tenho uma outra duvida na mesma placa tem um ci mas nele nao tem nada escrito.

 

tem como analisar um ci sem nada esccrito nele ? 

 

 

 

Sun Sep 30 15-30-44.jpg

Sun Sep 30 15-48-16.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ao meu ver, o ideal seria conseguir informações técnicas sobre a placa que está estudando, principalmente o esquema elétrico dela. Pois nem sempre conseguimos "descobrir" algumas informações de alguns componentes SMD, pois no corpo deles vem apenas um código resumido, que nem sempre achamos na internet para "matar a charada". E em relação a algum CI ou outro componente que a inscrição dele esteja apagada no invólucro, não tem muito o que fazer, a não ser ver no esquema elétrico. Tem alguns fabricantes  chineses que adotam essa prática, de raspar códigos de componentes, muitas vezes para acabar complicando quem futuramente vá executar algum tipo de manutenção na placa.

O que eu posso recomendar é que antes de analisar uma placa eletrônica, seja de qual equipamento for, pesquisar pelo esquema elétrico, pois além de facilitar e muito a análise, nos dirá quais são os SMDs minúsculos, como transistores, diodos, ou até CIs que estejam com seus códigos raspados.

De posse do esquema elétrico do equipamento, aí sim, conseguimos numa boa fazer análise do circuito, isolar o defeito e proceder com o reparo.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá professor Daniel muito obrigado pela dúvida tirada.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0