Sign in to follow this  
Followers 0

SAMSUNG R430 NÃO LIGA

30 posts in this topic

Bom dia a todos, meu primeiro tópico aqui no fórum, então, perdão caso eu faça algo errado.

To com o notebook Samsung r430, ele não liga, testei na fonte de banca e vi um consumo excessivo na placa sem nada conectado, e percebi que o CI de charger esta fervendo, minha dúvida é só qual comprar, não achei nas sucatas que tenho, queria saber se posso só pegar a descrição inicial do CI e comprar um parecido, o CI é o da foto, vou mandar um link para vocês me ajudarem a saber se pode ser trocado.

 

Esse é o CI que vi no ML para comprar e fazer a troca " https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719240564-ci-isl6255ahrz-isl6255a-isl6255-6255ahrz-6255-6255a-_JM "

20181018_104448.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde!

Sim o do link é o mesmo Ci pode fazer a compra sem problemas. Já definiu que é ele mesmo o problema? 

Observação: Quando for criar um tópico sempre coloque a referência da placa dessa forma fica melhor da gente ajuda, com essa informação fica mais fácil procuramos o esquema elétrico pra ajudar na análise.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, Paulo- Master Consertos disse:

Boa tarde!

Sim o do link é o mesmo Ci pode fazer a compra sem problemas. Já definiu que é ele mesmo o problema? 

Observação: Quando for criar um tópico sempre coloque a referência da placa dessa forma fica melhor da gente ajuda, com essa informação fica mais fácil procuramos o esquema elétrico pra ajudar na análise.

Boa tarde, segue a referencia da placa aí abaixo, não defini muito bem o problema, to começando a praticar agora, aí vi que o  CI que estava consumindo corrente, uma dúvida, se eu tira-lo, a placa liga ? Placas de notebook funcionam sem  o CI charger?

referencia.jpeg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Medições no CI :
pino 1 EN=  2 V  /   pino 15 Ugate = 0.55 V    /   pino 17 Bgate = 18.8   /     pino 18 Sgate : 18.8    /   pino 35 DCin= 18.6    estão normais as tensões dele? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não liga.

Essa não é a referencia da placa.

Procure algo como BA41-01898A

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só achei essa outra etiqueta aqui, na placa não tem mais nenhuma escrita na placa que possa ser a referencia 

referencia.jpeg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ignora a imagem acima, foi repetida, a outra etiqueta é essa 

WhatsApp Image 2018-10-18 at 14.54.39.jpeg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estava embaixo da memória, não tinha tirado e nem lembrei rsrs , segue a referencia abaixo

WhatsApp Image 2018-10-18 at 15.04.05.jpeg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olhei no fórum e ja tinha esquema dessa placa, fiz uns testes, e o mosfet Q514 não chaveia a tensão que vai para a bateria, pelo o que vi no datasheet dele, precisa de no mínimo 1 V para chavear, e o mesmo tinha 0.56, o pino no CI que manda a tensão no gate desse mosfet estava com a mesma tensão me levando a crer que seja só o ci mesmo o problema, quando chega o novo para eu trocar, vou avisar aqui caso funcione

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Chegou o CI, fiz a troca, o curto sumiu, porém o not ainda não liga, quando plugo na tomada, ele acende um led, uns 30 seg depois, apaga , medi as tensões e a tensão 3.3 MICOM, só está dando 2 v. O ci  responsável pela fonte de 3 e 5, está sendo alimentado com 19 V, o pino EN está recebendo 4.6, era pra ser 4.75,mas acho que é normal. O ci gera 5 v STB, porém não está mandando tensão pra chavear o mosfet que gera 5 V ALW, não sei se foi azar do ci de 3 e 5 também estar com problema... A tensão de 3.3 MICOM da 2v, injetei tensão até 3 V, na linha do 3.3 MICOM, e a mesma apresentou uma corrente de cerca de, 1 ampere, me levando a crer que tem um curto nessa linha que está abaixando a tensão de 3.3, para 2, porém o CI não está chaveando o mosfet de 5 V ALW... Estou confuso do que pode ser, alguma dica? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode ser bios ou o sio com problemas.

Verifique a linha de 3V que alimenta o sio.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como eu disse, o 3.3 MICOM estava dando 2 v, hoje consegui achar, tinha um doido duplo em curto, ao remover ele o curto sumiu, fiz a troca e agora a placa liga, porém não gera imagem, medi todas as bobinas, e todas tem as tensões que deveriam, porém não gera imagem, regravei a bios com outro arquivo, e agora a placa não liga, e o led que antes acendia quando plugava o carregador, ele fica piscando alternando verde e vermelho, pode me disponibilizar o bios correto dessa placa pra eu ter certeza se é isso? Obrigado 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Hoje de tarde fui fazer mais testes, a luz vermelha que estava acendendo, era porque já hora que fui dessoldar, afastei um resistor pra outro terminal do bios, vi no esquema e voltei o resistor pro local certo, e aí ele com o bios que estava nele, voltou a acender só o led verde, e ligou sem vídeo, tirei o bios e gravei com o arquivo que baixei da net e ficou acendendo o led vermelho, provavelmente não é o bios correto, preciso do bios correto pra saber se é o bios mesmo, alguém aí pra me ajudar, agradeço desde já. 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia, fiz a regravação, não com o arquivo que me enviou, com um outro, e agora não esta mais acendendo o led, fiz uns testes e falta algumas tensões que vai para a tela, se puder acompanhar comigo através do esquema, agradeço.
O mosfet Q503 não recebe um sinal (MCH3_LCDVDDON), pelo o que vi, do chip de vídeo, sem esse sinal ele deixa de chavear uns outros mosfet que no fim gera o VDC_INV que vai para  o conector pra alimentar a tela, injetei tensão no gate do  Q503 , e consegui o VDC_INV, porém, sem vídeo ainda. Estou sem o sinal LCD3_BKLTON, que é gerado pelo U502, no U502 pino 1 , eu tenho 3v (KBC3_BKLTON), porém no pino 2 eu deveria ter o sinal MCH3_BKLTEN, mas não tenho, e  o U502 recebe alimentação no seu pino 5. 

Estou desconfiando desse chip de vídeo, pois está faltando 2 sinais que vem dele.

Estou medindo somente com multimetro, esses sinais existe tensão também né? porque não tenho osciloscópio.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

0.9 v, pode ser o nectokin que costuma dar problema né, se a forma de onda dele estiver oscilando pode não dar vídeo né? Não consigo testar ele por falta de um osciloscópio. 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma dúvida, no esquema da placa diz que nessa placa esse capacitor tem 680uF, colocando 4 de 330uF iria passar da capacitancia, pode ser a mais meesmo? Outra dúvida, esses 4 da foto abaixo, posso usar eles?

capacitorr.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode ser esses capacitores mesmo?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Beleza, obrigado, amanhã cedo faço a troca e aviso aqui se deu certo ou não, obrigado 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia. 
Fiz a troca do  capacitor, coloquei os quatro da foto e mesmo assim não resolveu, liga, mas não da vídeo, peguei o arquivo do bios que você me mandou, e regravei, e mesmo assim nada. O pino 1 do conector continua sem os 19 v, o resistor R516 que no esquema é de 100k, medindo deu somente 73k, o sinal no pino 2 do U502 passa por ele, e o resistor R508  de 100k, está medindo 66.3k, essas alteração na resistência dele pode causar esse problema? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0