Sign in to follow this  
Followers 0

Duvida sobre entrada e saida

2 posts in this topic

Olá prof Ademilson em questão a resposta  sobre queda de tensão dessa pergunta lembra ?

Em uma analise de uma determinada placa eletrônica que é alimentada com 110 ou 220

Sempre vai ter uma ponte retificadora com quatros diodos?

Ou podemos encontra pontes com dois ou três diodos 

Outra dúvida, quando for analisar uma placa devemos sempre seguir as tensões até achar a ponte retificadora para

Fazer analise das quedas de tensões tipo 3v, 5v e tec..?

Deixa ver se eu entendi. 

Exemplo; Nessa placa eu destaquei a entrada e saída é isso ?

Depois de voltar da  saída vou analisando as tençoes na entrada tipo 110 ou 220 ai vou seguindo os defeitos  fusível, ponte retificadora, capacitor e por ai vai certo ?  

Outra duvida Toda placa tem uma entrada e uma saída? por exemplo placa de celular ou controle remoto também tem ?  

bf1a57a6ab copy.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Adailson, sugiro que assista esse vídeo, caso ainda não tenha assistido eu falo muito sobre suas dúvidas durante essa aula. 

https://youtu.be/7HsDk6mStpQ

Toda fonte possui uma entrada e uma saída. Quando vamos analisar um defeito primeiro iniciamos medindo as tensões na sua saída. Seguindo alguma referência, por exemplo uma inscrição serigrafia na placa ou mesmo seu esquema elétrico. Então podemos ter uma referência que nos diga que naquele ponto de saída teremos 12Vdc (12V contínuo). Então medimos para validar se existe essa tensão ali. Mas digamos que não encontramos 12V, mas encontramos 0V. Então já temos um defeito? Depende, de como o circuito trabalha. Muitas vezes essas tensões de saída só surgem após algum comando que habilita a tensão de 12V na saída. Mas supomos que este sinal que habilita os 12V já esteja presente no circuito, então deveria existir 12V naquele ponto, então medimos e encontramos 0V. Então temos um defeito, pois se o comando que habilita está tensão já está ativo (power on) então a tensão de saída já deveria ter subido até 12Vdc. Então você vai analisando da saída para entrada a procura de defeito. Verifica a polarização de transistores (circuitos de comando) analisa as etapas do conversor DC DC. Sempre de forma logica até encontrar o problema que pode ou não estar na parte primária, onde temos ponte retificadora, capacitores de filtro, resistores, fusiveis, vdr, ntc e etc. Gerlamente defeitos nesses componentes do primário são visíveis em análise visual, e são os mais simples de matar, pois você tem uma placa sem tensão de entrada. Ficando fácil de identificar o culpado com testes de circuito aberto ou de continuidade.

Na sua foto, sim onde marcou é o circuito de saída da fonte. E deve seguir as tensõeso de marcou ali na entrada. Na verdade ali é uma região de filtragem EMI, falo um pouco sobre tudo isso no vídeo que deixei.

Abraços e bons estudos. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0