Sign in to follow this  
Followers 0

ACER 4736z-4158 Placa La-4493P- Não da vídeo

27 posts in this topic

Boa tarde, estou com um notebook  da acer, aspire 4736z que não está dando vídeo, já medi as tensões nas bobinas e não tenho somente a tensão do Vcore, os fet que gera a tensão, não recebem tensão no gate, e no pino responsável no ci, não tenho tensão para chavear também os fet, o ci está sendo alimentado, ia medir a tensão de EN, mas no datasheet do ci achei meio confuso e não soube identificar qual era o pino EN, poderiam me ajudar a saber se o CI está recebendo as tensões que deveria para funcionar? desde já agradeço.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual a referencia da placa mãe? Experimentou regravar Bios?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não tentei regravar ainda não, mesmo faltando a tensão do Vcore, regravar o bios pode resolver? 
Ref: kal-90+  LA4493P rev:1A 

Pesquisei pelo model do not e pela ref da placa e não achei o esquema dela, poderia me mandar o esquema dela e o bios para eu regravar?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Regravei com um arquivo que baixei da net, não sei se era clean me, mas não deu certo, amanhã vou ver se acho um desse, o que é esse clean ME?? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não achei esse bios clean ME, mas acho que não é bios, fiz uns testes hoje, e acredito que é o CI que chaveia os fet do Vcore, ele recebe tensão no pino 20 : Vin,  e recebe 3.2V no pino 44, VR_ON, que segundo o datasheet do CI, é o EN, ele precisa de mais alguma tensão pra funcionar? Se sim, qual? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já removeu os mosfet's chaveadores da fonte do vcore pra testa fora da placa. Teste eles se estiver ok troca o PWM.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não testei fora da placa não, na placa o gate não dá em curto com o terra pra matar a tensão do gate no ci, mas vou testar fora da placa sim, mesmo não medindo em curto, ele pode matar a tensão do gate? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se os mosfets estiverem ok (teste-os fora da placa), provável culpado ci pwm

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tá ok, mais tarde vou fazer o teste. Uma dúvida, tem 6 mosfet, 2 de cima, e 4 do lado de baixo, devo testar todos? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

No esquema procure pelo ci pwm do vcore, assim saberá quais os mosfets associados a ele, para realizar o teste

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim, eu vi lá, é 2 canais de alimentação o vcore, tem 2 bobinas, o CI controla 6 mosfet, 2 de entrada, que recebem os 19 V, e 4 de saída que chaveiam alternando com os de cima, totalizando 6 mosfet que gera a tensão do Vcore, devo tirar todos então né? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O interessante para fazer um teste mais preciso é sim, retirá-los. Dá trabalho mas você testando fora da placa vai ter a certeza de quais estão bons ou não. Se todos estiverem bons, aí a análise tende ao ci pwm que pode estar com problemas

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Beleza, obrigado, vou fazer o teste mais tarde de todos eles, aí posto aqui caso se tiver algum progresso 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tirei os 6 mosfet da placa, todos estão bons, próximo passo agora seria a troca do CI, certo? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou trocar, fiz o pedido já, quando chegar, faço a troca e volto aqui com os ressaltados, obrigado por enquanto 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde, o CI chegou, fiz a troca, e mesmo assim, sem tensão nos Gates dos mosfet's, não sei mais o que pode ser... Quais tensões o CI precisa para funcionar? Só a tensão de entrada 19 V e o enable? Se precisa de mais tensões pra que possa trabalhar, quais são essas tensões? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa placa tem o chip de vídeo dedicado?

Tem tensão nas PL6, PL12, PL8 PL10 PL11?

Tensão nos pinos do PU10, 1, 5, 20, 22, 44, 47,48?

Tensão nos pinos do PU12, 2, 3, 4, 5, 14?

Qual a tensão no pino 3 do PU13?

U17.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde, fiz as medições, segue as medidas 

PL6:   1.05

PL12:  1.52

PL8: 1.86

PL10 :   0.04

PL11 :  0.04

 

PU10

PINO1:  0.05

PINO5:  3.5

PINO20:   19.6

PINO22 :   5.4

PINO44 :  3.5

PINO47  :    0

PINO 48:  3.5

 

O PU12 E PU 13 não tem na placa 

Ela não possui vídeo dedicado 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Desconfie desse ponte norte da intel esse do lado da memória... Ele costuma dar bastante problema

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Algum método de teste pra saber se é ele Mesmo? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O reflow pode matar ele, se tentar informe ao cliente os riscos, o ideal seria o reballing, que é um método mais eficaz, porém, e o chip estiver com problemas,aí só trocando ele, mas acho que fica meio inviável pelo preço de um chip desses

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou fazer o reflow, e ver de vai dar em algo 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0