Sign in to follow this  
Followers 0

Tablet CCE TE71

22 posts in this topic

O cliente trouxe um tablet cce te71 falou que não estava carregando .

Então testei o carregador e tinha os 5volts.

Então conequitei o carregador no tablet e medir o jak para ver se tinha os 5volts mais não tinha nada .

Então liguei o tablet na fonte de bancada para ver se ele ia ligar e ligou perfeitamente. 

Então voltei a parte do jak de carga e medir alguns componentes e axei um diodo bipando em ambos os lados , , então fiquei na dúvida seria este diodo que taria matando a tensão da entrada ??

Eu queria substituir ele mais não tenho o esquema elétrico desse aparelho para saber o valor certo desse diodo .

Sera que você poderia me ajudar ? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Provavelmente é o diodo sim.

Faça o teste retirando o mesmo e veja se aparece os 5v no pino positivo do conector de carga.

Em caso positivo, use um diodo, retirado de outra placa, que se localize no mesmo setor. É um diodo de proteção, a função dele é essa mesmo, entrar em curto pra proteger o restante do circuito.

Muita atenção na posição dele. Observe o lado da faixa do que vc vai retirar.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu não tenho outra placa igual so tenho algumas placas de celular sera que algumas delas teria este diodo de proteção? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Retirei o diodo como você falou e mesmo assim não chegou os 5volts na entrada do jak de carga .

Ou sera o proprio jak de carga porque este modelo de tablet a entrada é um pino seria capqz de mesmo sendo entrada simples entrar em curto.?

Este modelo de tablet cce te71 pode ser carregado pela entrada usb ?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Retirei o jak de carga para fazer um teste se o curto ia sumir mais não adiantou .

Eu testei os locas onde encaixa os pinos do jak de carga e tos estam bipando .

Sera que é o PMIC ? MAIS SE FOSSE ELE QUANDO LIGASSE NA FONTE DE BANCADA TERIA QUE ACUSAR CURTO SERTO OU NÃO .

e na fonte ele liga normal 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem algo ainda em curto. 

Desculpe perguntar, por favor não se ofenda, mas vc realmente está medindo a linha certa? Pq se tem algo em curto, realmente não deveria ligar o aparelho.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu primeiro conectei o carregador e medir a tensão no pino positivo do jak de carga e não deu nada 

Então retirei o carregador e com o multímetro na escala de diodo comesei a testar o jak de carga e em todos os pinos bipou 

Depois fui testando os componentes próximos 1 diodo e 2 capacitores eles biparam também .

Então pensei vou ligar na fonte de bancada para ver se tem curto 

E o aparelho ligou perfeitamente 

Dai eu não entendi mais nada porque ele não esta carregando 

Eu estou medindo com a ponta de prova preta no terra e a vermelha nos lados dos componentes tipo capacitores eos pinos do jak de carga 

Já o diodo medi colocando as duas pontas ambos os lados e inverti mesmo assim biparam 

Vou colocar outro jak de carga novo pra ver .

Mais quais motivos seriam as causas para não carregar ???

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faça o seguinte, identifique o pino do conector de carga que deve ter os 5V e injete tensao nele, comece com 1v e vai subindo aos poucos, ate um maximo de 5v e ate começar a sentir qual componente vai esquentar.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu já até retirei o jak de carga para testar os locais onde os pinos encaixam e todos os pinos biparam 

Se você poder de uma olhada como é o modelo desse jak de carga desse tablet cce te71 ai me diz se a possibilidade deste tipo de jak de carga entrar em curto 

E o estranho é que no pino do carregador tem os 5volts mais quando eu conectava no tablet não passava nenhuma tensão no pino positivo do jak de carga 

Mais farei como você falou para ver o que vai acontecer 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não aparece a tensão justamente devido a esse curto, efetue esse teste e nos informe.

procure tbm por capacitores trincados na linha positiva, use o microscópio usb pra poder detectar isso. Vc vai reconhecer o capacitor trincado através da cor, no corpo do capacitor vai ta uma cor mais clara q a outra.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz o teste que me pediu 

E foi este componente que aqueceu. 

Este componente seria um capacitor ? 

 

 

WP_20181129_17_10_22_Pro.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou me referindo a este componente de cor laranja o maior de todos ai na foto

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então vou remover ele da placa para fazer testes para ver se o curto some

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Removi o capacitor da placa e o curto sumiu é o capacitor que está em curto .

Mais como vou substituir ele por outro sem saber sua capacitancia eu não tenho o esquema elétrico do tablet cce te71. 

Oque devo fazer ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vai precisar arrumar uma sucata dessa placa para retirar esse componente

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Exatamente como o amigo Daniel falou, arrume uma sucata e retire o capacitor. Só tome cuidado pois este é um capacitor eletrolítico e ele possui polaridade.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 29/11/2018 17:22:44, Alvaro ferreira leite disse:

Fiz o teste que me pediu 

E foi este componente que aqueceu. 

Este componente seria um capacitor ? 

 

 

WP_20181129_17_10_22_Pro.jpg

Tem alguma coisa impresso nele, pode ser alguma informação do componente!!!

Edited by Uaassomcell
0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Antes de dar a informação para o colega pegar de uma placa igual de sucata, procurei no google se achava alguma informação, mas sem sucesso.

Por isso o interessante é conseguir uma placa igual para tirar o componente.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este é um capacitor de tantalo de 6v 150uf .

Eu poderia substituir ele por um capacitor eletrolítico de 6v 150uf ??

Porque eu não estou conseguindo deste 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou citar a resposta de um usuário de um famoso fórum, Fallen.

"Ambos são capacitores eletrolíticos, de tântalo ou de alumínio.. Ambos exigem correta polarização.

Os capacitores eletrolíticos de tântalo tem algumas vantagens sobre seus irmão de alumíno.

São menores (menor volume para mesma capacitância). Também são muito mais estáveis no valor de sua capacitância, tem um vazamento muito menor e tem baixa impedância em alta frequência (na prática um baixo ESL se comparado com o de alumínio).

Tem algumas desvantagens dentre as quais uma intolerância muito maior a surtos de tensão e a inversão de polaridade.. (nenhum dos dois tolera, mas o tântalo tolera menos que o eletrolítico de alumínio).

Mas objetivando a resposta..

Se a tolerância de capacitância, se o volume e se o ESL não forem importantes na aplicação ai, pode sim usar o eletrolítico de alumínio no lugar do eletrolítico de tantalo."

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0