Sign in to follow this  
Followers 0

Positivo WIN THIN U45W - PLACA S1991 - 71RC14CU4-T810

13 posts in this topic

Pessoal esse notebook chegou em minha bancada com as dobradiças tudo solta e sem ligar nada. A cliente informou que o notebook parou do nada. Então comecei a análise...

O carregador dela não estava funcionando corretamente, ao abrir o notebook percebi que tinha ocorrido um curto consideravel, visto que o pino positivo do dc jack estava tostado. Efetuei a troca e em seguida identifiquei o Q32 estava em curto, substituí e a linha de 19 v ficou ok. Mas não tinha tensão nas bobinas em lugar algum. Percebi que o U19 e o U18 estavam totalmente danificados, removi e fiz os jumps necessários que foram:

  • No U18, conhectei o C405 com o C404 e o C409 com o C414
  • No U19, conectei o C443 com o C438 e o C471 com o C464
  • Essas conexões foram realizadas com jumps na ponta do capacitor que não está conectada ao terra (só para explicar como foi feito)

Conectei na fonte de bancada e a placa ainda apresentava curto, dessa vez era o U5, efetuei a troca e tudo ficou OK, tenho todas as tensões primárias na placa, no entanto, assim que plugo o carregador do notebook a placa liga direto. O que poderia ser nesse caso?

 

Link do esquema da placa:

http://www.andrecisp.com.br/index.php?/files/file/406-shuttle-71r-c14cu4-t810/

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Veja se a linha PWRON# não está em curto? verifica no pino 2 do do CN5.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

@Paulo- Master Consertos observando melhor, quando conecto o carregador a placa não liga, pelo menos o led que indica que ela está ligada não acende, mas o cooler do processar liga direto. Verifiquei a linha PWRON# e está OK, funcionando direitinho. Apertei o botão power e a placa ligou, o led acendeu e tudo, não deu imagem ainda, mas ligou. O problema tá nesse cooler girando direto!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Dá uma olhada no vídeo do meu amigo Rodrigo da Disk Recuperar, acho que vai te auxiliar

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

No momento que eu estava digitando o professor Daniel postou o video, mas era exatamente isso que eu ia afirmar, que estava ocorrendo por causa do jump, fico feliz pois estava no caminho certo. Agora vou regravar a bios pra v se a placa volta.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Capacitor cerâmico não tem polaridade. Esse capacitor está em paralelo a linha da B15 pode solda de qualquer forma aí.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, Paulo- Master Consertos disse:

Capacitor cerâmico não tem polaridade. Esse capacitor está em paralelo a linha da B15 pode solda de qualquer forma aí.

É disso eu sabia, mas no esquema diz q ele é polarizado, pelo menos pela simbologia, pesquisei e sempre encontrei dizendo que o capacitor cerâmico não tem polaridade, como ensina no curso, mas melhor prevenir q remediar né? hehehhehe

Sobre o note, acabei de regravar a bios e o note voltou a vida. Então agora é só montar e entregar ao cliente. 

Agradeço a todos pela ajuda, podem encerrar o tópico.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
9 horas atrás, tiagowanderley disse:

É disso eu sabia, mas no esquema diz q ele é polarizado, pelo menos pela simbologia.

 

Tem uma diferença nas simbologias.

Veja que tem um sinal positivo na simbologia do capacitor polarizado (+)

Capacitor eletrolitico.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quer dizer paulo que mesmo que tenha essa simbologia curvada, caso não haja o sinal de positvo/negativo, posso considerar como um capacitor não polarizado?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok Paulo, muito obrigado. O tópico já pode ser fechado!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0