Sign in to follow this  
Followers 0

Notebook liga e após uns segundos reinicia (Placa : 71r-a14ie4-t820 )

16 posts in this topic

Boa tarde, estou com um notebook da positivo, o modelo eu não consegui achar, a placa é " 71r-a14ie4-t820 " o defeito é o seguinte: quando ligo, ele liga, não da vídeo, após 21 segundos ele reinicia, fica mais 21 segundos ligado e renicia de novo, e fica assim. Detalhe : quando vou aumentando a tensão, e chega em 5.6, eu ouço um chiado perto do circuito de 5V, tirei o jumper dos 5V e mesmo assim o chiado continua, outro detalhe, se eu injeto tensão na bobina de 5V, a partir de uns 2,5 volts ele começa a consumir corrente,  em 2.8 ele já consome mais de 1 ampere, e o q54 esquenta, se eu tiro ele, o curto some, porém testei fora da placa e ele está bom , se eu deixo o q54 e tiro o q53, o curto some, porém o q53 também está bom. Já regravei o bios, o superIO estava um pouco oxidado uns pinos, fiz a limpeza e refiz a solda nesses pinos, nesses 21 segundos que o note fica ligado, eu só não tenho a tensão de Vcore, alguém sabe o que pode ser?   

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Detalhe,ao medir o q53 e o q54 fora da placa, a resistência na escala de diodo, entre dreno e source, era cerca de 230, ele chaveia normal, a única coisa que achei estranho foi isso, ele mede cerca de 230, lembro que outros fet que já testei a maioria dava cerca de 600 por aí, tem algo errado? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

É interessante estabilizarmos todas as tensões, Com a placa ligada quais as tensões nos pinos 3, 4, 12, 13, 16, 19, 24, 26, 28, 29, 30 do U18(PWM) e qual tensão no dreno(Pinos 5,6,7,8) do Q44?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia, cheguei na assistência e já parti pra cima do note rsrs, o pinos que me pediu ...
 

Q44  dreno : 19v

U18:

pino 3: 18.3V
pin0 4: 0v
pino 12: 3.3v
pino 13: 5v
pino 16: 5v
pino 19: 0v
pino 24: 0v
pino 28: 5v
pino 29: 3.4v
pino 30: 0v

 

O pino 19 e  o 30, eram pra ter 3.3 v correto? percebi isso ontem, de um lado do R309 e do R308 eu tenho 3.3v e do outro lado não, porém ontem eu medi em cima do dois e deu 1.8k, porém hoje que me atentei que pode ter dado esse valor porque está em paralelo com o R307, que pelo jeito está bom, pois a tensão está chegando no pino no pwm, vou tirar esses dois resistores e testar fora da placa, caso estejam abertos, posso só fazer um jumper? ou é melhor procurar um de mesma resistência? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tirei o resistor do pino 19, e ele está bom, fora da placa mede 1.7 k, o outro resistor não estou achando

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O lado 1 do r309 recebe os 3.3v, usei ele para medir a resistência no pino  30( ja que não achei o resistor), não da nenhum valor, me levando a crer que está aberto esse resistor, e medindo no lado 1 do r309, e no pino 29, ( que recebe os 3.3v ) ele da a resistência de 1.8k, eu posso juntar o 29 com o 30, e fazer um jumper no lugar do r309?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Troca o SIO dessa placa se não resolver é defeito no chip de vídeo da muito defeito nessa placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
12 horas atrás, Matheus Santos disse:

Detalhe,ao medir o q53 e o q54 fora da placa, a resistência na escala de diodo, entre dreno e source, era cerca de 230, ele chaveia normal, a única coisa que achei estranho foi isso, ele mede cerca de 230, lembro que outros fet que já testei a maioria dava cerca de 600 por aí, tem algo errado? 

Se tem tensão na L9 o circuito está ok como também o Q53 e Q54. 

Essa placa esta com problemas no secundário ou seja nas fontes VS. Pode ser problemas nos componentes que falei a cima. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
39 minutos atrás, Matheus Santos disse:

O lado 1 do r309 recebe os 3.3v, usei ele para medir a resistência no pino  30( ja que não achei o resistor), não da nenhum valor, me levando a crer que está aberto esse resistor, e medindo no lado 1 do r309, e no pino 29, ( que recebe os 3.3v ) ele da a resistência de 1.8k, eu posso juntar o 29 com o 30, e fazer um jumper no lugar do r309?

Não tem nada haver com o defeito que a placa apresenta.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Belezaa, próximo passo então é a troca do super IO certo? Vou fazer o pedido dele 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho pouquissimas sucatas aqui, tenho 3 placa sucata só, precisa ser o mesmo modelo ? Pesquisei na net os compativeis com ele, e não achei nada na sucata

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A placa é essa aqui?

placa-me-p-notebook-positivo-sim-365-380

Porque vamos supor que mesmo com a troca do SIO ela até funcione, mas será que vai valer a pena, já por ser uma placa que poderá causar instabilidades? Ou vai que peça o SIO gaste comprando, com frete e o resultado não seja bom?

Acho que pelo preço no M.Livre, talvez seja interessante passar a troca pro cliente, e como você tem poucas sucatas, ficaria com a ruim para doadora de peças

https://http2.mlstatic.com/placa-me-p-notebook-positivo-sim-365-380-390-490-D_NQ_NP_914095-MLB28458659727_102018-F.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde, pensei que não compensaria mesmo, tô pegando meus primeiros casos de placa com defeito agora, então tô doido querendo resolver rsrs, peguei um caso que é provavelmente o chip de vídeo, então não fiz o reparo, outro caso que é o o chipset, então não realizei nenhum reparo ainda, queria fazer a troca do super io só pra saber que eu achei o defeito, porque pra quem tá começando, é frustrante não saber ao certo o defeito, mas vou avisar o cliente, falar sobre a troca da placa toda, caso ele não aprove, compro como sucata, aí até pago um super io só pra saber se era esse mesmo o defeito, obrigado pela ajuda

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

É 

1 hora atrás, Daniel_Kingtech disse:

A placa é essa aqui?

placa-me-p-notebook-positivo-sim-365-380

Porque vamos supor que mesmo com a troca do SIO ela até funcione, mas será que vai valer a pena, já por ser uma placa que poderá causar instabilidades? Ou vai que peça o SIO gaste comprando, com frete e o resultado não seja bom?

Acho que pelo preço no M.Livre, talvez seja interessante passar a troca pro cliente, e como você tem poucas sucatas, ficaria com a ruim para doadora de peças

https://http2.mlstatic.com/placa-me-p-notebook-positivo-sim-365-380-390-490-D_NQ_NP_914095-MLB28458659727_102018-F.jpg

É essa placa mesmo 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode encerrar o tópico, o cliente disse ao meu patrão que o note estava parado, e disse que se fosse algo mais complicado, podia deixar de lado que ele daria o note como sucata e iria querer só as informações do HD, não avisei antes porque soube agora só que ele disse isso, provavelmente eu ainda vou comprar o SIO só pra saber se era ele mesmo, caso resolva eu crio um tópico, explico o defeito e a solução, obrigado a todos pela atenção.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0