Posted 11 Dec 2018 Boa noite senhores, Não sei se esse eh o lugar certo pra postar essa dúvida, se não for peço que os moderadores movam para o lugar correto. Estou com diversas dúvida em relação a garantia, são elas: 1- ao reparar uma placa mãe, dentro da lei, tenho que fornecer garantia? Se sim, de quanto tempo? 2-Essa garantia eh do que foi reparado ou da placa? 3- E se for apenas do reparo como vcs fazem pra deixar isso claro para o cliente? 4- e se a mesma placa, dentro do período da garantia retornar a assistência, mas com outro problema, o que vocês fazem? 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 11 Dec 2018 Garantia padrão conforme código de defesa do consumidor 90 dias. Todo reparo eletrônico precisa ter garantia, senão qual seria a vantagem do cliente optar pelo reparo? A garantia se dá no reparo que foi efetuado, tipo se consertou um notebook que foi feita a troca da tela, o reparo é sobre a troca da tela, a não ser que faça mais algum reparo que envolva a parte eletrônica da placa. O cliente fica ciente do que precisa ser feito, de que maneira será, o que será reparado por comunicação da assistência técnica, mediante ordem de serviço com o defeito reclamado pelo cliente, a opinião do técnico expressa pelo laudo técnico com o que precisa ser feito. Toda e qualquer comunicação precisa ser feita com "provas" concretas, ou seja, se for pelo whatsapp, tudo digitado, de maneira explicada para que o cliente entenda (tire os prints da tela) e guarde junto com a ordem de serviço. Se for por e-mail explique também da mesma forma, e sempre se coloque a disposição do cliente para que em caso de dúvidas, mantenha o contato (sempre por escrito), assim terá sempre provas do diálogo com o cliente. Se fizer por áudio do whatsapp, guarde esses áudios. Toda comunicação precisa ser feita de maneira clara e objetiva para que o cliente entenda, e te dê o sim ou não acerca do serviço. Se tiver algum risco explique e peça sempre autorização se pode fazer ou não, estando o cliente ciente de qualquer risco. Se você fez um reparo de placa tipo o notebook não ligava, explique o que foi feito, setor que foi mexido, e deixe claro, que pode um dia dar defeito mas que não necessariamente seja o que fez, pois como se trata de circuitos eletrônicos, outros defeitos podem ocorrer manifestando o mesmo sintoma. Por isso que quanto mais explicado e conversado for, melhor fica pro técnico contornar a situação caso o defeito recorrente não seja culpa de onde foi mexido, porém, como o cliente não entende isso (nem o procon), às vezes se o mesmo defeito se manifesta novamente, acabamos tendo que fazer o equipamento voltar a vida (principalmente se está dentro da garantia). Se tiver passado da garantia, terá que ser analisado novamente, e aí se passa novo orçamento, baseado no defeito. O que pode amenizar é tentar dar algum desconto pro cliente, por simples conveniência, para que ele não se sinta enganado. Sempre jogue limpo. O que prejudica muitos técnicos é a falta de comunicação com o cliente. Falar que fez um "reparo de placa" acaba sendo muito vago, e entende-se que a responsabilidade é por toda a placa, mas se expor por exemplo que um notebook não ligava porque o conector de energia quebrou, e o cliente pagar por aquele reparo, e futuramente acontecer o mesmo e o conector estar intacto não é culpa sua, mas o bom diálogo pode ajudar nessas horas. Acho que vai muito do entendimento entre cliente e técnico. Documentar tudo é fundamental, e quando entregar o aparelho, teste antes e na frente do cliente. Faça ele assinar a ordem de serviço que o aparelho saiu perfeito, dê um recibo de pagamento, onde conste o serviço feito e a garantia sobre ele. Se retornar em garantia com outro problema, explique ao cliente o que foi feito anteriormente e mostre que não há uma relação entre o defeito e o que foi feito. Explique de maneira que ele possa entender, faça analogia com outras coisas, para melhor compreensão, e enfim, entre em uma concordância com o cliente. Dentro da garantia você tem aí algumas possibilidades.... Reparar e assumir financeiramente, para fidelizar o cliente, reparar e informar que o defeito não era o mesmo e explicar o porque e fazer um valor mais acessível, ou se o cliente for daqueles bem criteriosos que vai criar caso, estude devolução do valor pago, e ele que seja feliz com outro... Quando o técnico é sempre organizado gera ordem de serviço, coleta dados de conversas com o cliente, explicando o fato e valor, e faz um serviço transparente o cliente raramente causa transtornos. O cliente sabe quando alguém quer lhe enganar, e a arma dele é "ir pro procon". A arma do técnico é estar sempre sendo honesto, documentando tudo, e agindo de maneira transparente. 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 11 Dec 2018 Perfeito professor, a única coisa que não estava fazendo era guardar a conversa apesar de está mantida no celular devido o whatsapp (hoje o meio que mais uso para me comunicar com os clientes). Deixo tudo claro, tiro até foto do que tá com problema e a foto depois de resolvido e envio para o cliente. Mas vou procurar uma forma de armazenar as conversas, assim fica perfeito. Muito obrigado professor . 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 11 Dec 2018 Sempre deixe tudo documentado. Eu guardo prints de tela de whatsapp quando necessário, e-mail, tudo que vá ao meu favor. Na verdade eu uso até pouco o whatsapp, pois mando meus orçamentos por e-mail aos clientes, justamente para deixar tudo documentado. Quando o cliente sai da assistência ele sai com a ordem de serviço, ele já percebe organização. Se o cliente usa smartphone, certamente ele consegue ler e-mail, então mando o laudo técnico com o serviço bem explicado, e valor discriminado (em PDF). Mesmo que eu tenha de passar o PDF pelo whatsapp, o print da tela me prova que enviei e o cliente recebeu, e informo que foi passado por e-mail também. E sempre me coloco a disposição para esclarecer dúvidas sobre o orçamento. Isso faz a diferença. E outro item é saber cobrar pelo serviço. Vejo muita gente que cobra barato, e aí depois do primeiro retorno, já se desespera Lembre-se que devemos vender "valor" e não "preço". Preço você vai acabar prostituindo o mercado, e o cliente se aproveita disso. Valor, você vende o seu serviço, a sua especialização, sua análise técnica, e sua experiência para resolver o problema de maneira profissional. Quando o cliente entende a sua preocupação pelo bem estar dele e do equipamento, entende que seu serviço é diferenciado, e que você dá garantia de verdade, ele entende o seu preço e compra o seu serviço. O cliente primeiro compra o seu estabelecimento e sua imagem. Se ele entrou na sua assistência, foi bem recebido, foi compreendido em seu problema, e viu em você uma pessoa que ele se identificou (importante conversar com os clientes, entender o defeito, como ocorreu, dar atenção...) ele já assimilou em sua mente que você é "o cara" que vai resolver a questão dele, é 50% do caminho percorrido para a aprovação. Depois é análise técnica, e sua experiência em resolver e em comunicá-lo profissionalmente é que vai disparar um gatilho mental nele em aprovar. Não é só falar ficou R$ X reais... É falar que o valor para a solução efetiva do problema dele é X reais. Mencione sempre "cortesias", como limpeza interna, troca de pasta térmica, ou uma higienização, já que o aparelho está em bancada, este serviço vai prolongar a vida útil contra superaquecimentos por exemplo. Embute esse serviço no orçamento, mas faça o cliente entender que uma troca de DC Jack por exemplo que vai custar XYZ reais, você diz que a máquina dele está precisando limpar internamente cooler, que a pasta está velha... Mesmo que ele ache o reparo um pouco acima do concorrente que cobrou XY reais, ele vai entender que além disso o valor passado vai compensar se ele tivesse que fazer depois essa limpeza... (olha aí outro gatilho mental para fazer ele entender "vantagem") Ser técnico não é só saber consertar... Precisa saber como entender, e encantar o cliente, fazer ele enxergar vantagens em deixar o equipamento contigo e não com o concorrente. Ah, e hoje quem não aceita cartão de débito e crédito, perde bastante serviço... Parcele serviços, a crise acaba nos forçando a isso. Pequenos ajustes no comportamento do técnico gera resultados muito bons 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 12 Dec 2018 Acho que estou no caminho certo professor, faço tudo isso. A única coisa diferente que faço do que o sr falou é a limpeza, quando reparo ofereço o serviço de limpeza muito abaixo do valor que cobro, tipow 1/3 do valor. Uma coisa que eu não estava fazendo formal era o laudo técnico, apesar de dizer a pessoa tudo o que ocorreu, o que causou o problema e como será resolvido, mas não formalizo isso, deixo bem a nível de informação. vou começar a formalizar. 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 12 Dec 2018 Então, se você cobra a limpeza 1/3 do valor normal, tenta embutir isso no valor de um reparo, e passar ao cliente essa limpeza como se fosse cortesia... Vlu lançar um valor qualquer aqui... que sua limpeza seja 150 e você passa a 50 dentro de um reparo, embute esse preço no reparo e passe como cortesia, a limpeza interna e a higienização externa. O cliente vai achar que está levando vantagem. Explique quanto seria essas "cortesias" se cobrasse em separado... E formalize tudo, não tenha medo de excesso de organização, mas sim da falta dela, que faz perder dinheiro, clientes e credibilidade. Ter o "histórico" do cliente e dos equipamentos que ele traz, mostra muito profissionalismo. Imagine dizer quando um cliente vem para fazer um serviço como uma formatação por exemplo, interagir com ele e de repente falar... é "seu fulano", seu equipamento está bem conservado. Última vez que o Sr veio foi no dia "tal" para fazer o conserto X. Seu equipamento está bastante conservado... Farei este novo serviço com muita dedicação, fique tranquilo... Isso faz o cliente pensar, nossa ele lembrou de algo que eu nem sabia mais... E que vai fazer o serviço que pedi com a maior dedicação. Depois que adotei essa atenção especial, eu tive mais aprovação. Outra coisa, em datas festivas como aniversário do cliente, e outras datas, como natal, ano novo, sempre mando mala direta por e-mail um cartão virtual, aproveito para oferecer algum desconto pela data, enfim, atitudes proativas que captam a atenção do cliente 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 13 Dec 2018 Também faço isso para as datas. Vou embutir esse valor no reparo, realmente é melhor entregar a máquina já toda limpinha e funcionando do q a sujeira venha a ocasionar problemas após o reparo. Muito obrigado pelas dicas professor. 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 13 Dec 2018 @Daniel_Kingtech o senhor indica algum programa que consiga gerenciar tudo isso? 0 Share this post Link to post Share on other sites
Posted 14 Dec 2018 Tem vários programas... SH Oficina que é bem completo. Tem os da FPQ System (que tem mais de uma versão que vai aumentando conforme o que deseja). Tem programas até que funcionam online... 0 Share this post Link to post Share on other sites