Sign in to follow this  
Followers 0

Positivo C210L- 6-71-M74S0-D06A. GP

31 posts in this topic

Boa tarde,

eu estou com este positivo que não segura as informações da bios, mesmo com bateria nova, achei o esquema elétrico dele para analisar no fórum mais não consegui ler ele, o diagrama de bloco não mostra aonde fica as paginas e não fala nada sobre bios, ou epron.

testes realizado: troca da bateria da bios

verificações: inspeção visual, nada oxidado,

to sem ideia de onde começar.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Proceda com a regravação da Bios para ver se resolve

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia, fiz a regravação da bios e configuração e deixei ele desligado de ontem ate hoje e mesmo assim não tive resultado, as configurações da bios estão bagunçadas

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia Paulo, tudo bem?

sim após regravação da bios, eu refiz as configurações, com data e hora atual, mais quando eu tiro da toma e religo, volta a hora para 0:00 e a data para 2007,

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia Professor Daniel, tudo bem? 

obrigado por responder meus 2 tópicos.

obrigado ao Paulo também que tem tentado nos ajudar no fórum.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

segue a linha positiva da bateria de CMOS deve ter algo danificado nesse caminho

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu baixei o esquema elétrico mais achei ele meio confuso pra mim, poderia me dizer que pagina eu posso ver a parte da bateria e bios?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Analisando o positivo da bateria ela vai para o outro lado da placa, no outro lado não sei aonde encontrar a tensão dela.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

algum pode me ajudar a entender como funciona o esquema elétrico desta placa?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa aí não tem a opção de otimizar as configurações.

Iremos precisar analisa o esquema.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

então eu to querendo aprender a analizar o esquema para saber para aonde eu devo ir, mais ta difícil aqui

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como falei interpretação de esquemas não se aprende da noite pro dia aos poucos e com bastante estudo de eletrônica você pegando o jeito. O pulo do gato é aprender eletrônica sem isso nada feito.

Vou pegar o esquema dessa placa pra gente análisa.

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

então ai não adiantou nada eu fazer o curso, já trabalho com troca de peças de notebook a 2 anos de desktop a mais de 10 anos, queria aprender a arrumar as placas, se for pra ficar dependendo das pessoas para lerem os esquemas pra mim, só joguei dinheiro fora fazendo o curso então.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

acabar os 3 meses de suporte do curso, vou estar aqui sem conseguir arrumar nada sozinho.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, primeiro vou deixar o esquema aqui para análise

Já de antemão essa placa é bem ruim, dá muito problema no chipset SIS 968, foi bem problemática na sua época nos notebooks que ela vinha montada.

Ela dava problemas de sumir wireless, rede cabeada, parar de dar vídeo, problemas de data e hora, e até parar o notebook de vez

Ninguém fica "fera" em reparo de notebooks da noite pro dia. É normal que dúvidas apareçam, e estudos paralelos ao curso devem ser feitos sempre.

Uma tentativa a ser feita é gravar o arquivo Bios em outro CI, vai que ele esteja com alguma anomaila. Ressolda também o conector da Bios.

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

regravar bios eu já fiz, e eu já estou com o esquema dela aqui, mais não tenho a mínima ideia de onde procurar circuito da bios, e nem que tensão deveria estar apresentando ali.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas você regravou com outro arquivo e em outro CI, para descartar a hipótese de ser arquivo ou o CI ?

No esquema elétrico página 76, tem o circuito da bateria de CMOS, veja abaixo

stives analise.png

O J_RTC1 é o conector onde vai a bateria de bios, uma linha dele vai ao terra, e a outra linha 3v que vai para o chipset

Veja se estes componentes assinalados estão com algum problema. Um resistor aberto ou um capacitor cerâmico com fuga podem causar da tensão de 3v (RTC _pwr OK) não ir lá para o chipset e ai a placa perde hora/data

Obs Um resistor aberto interromperia a tensão na linha, e um capacitor cerâmico em fuga iria drenar a tensão da bateria da cmos pro terra, zerando a linha

Se tudo estiver OK nessa linha aí o problema vai estar no chipset SIS968

Veja para onde vai o sinal RTC PWR OK

Ele vai pro chipset

 

stives analise2.png

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, stives disse:

então ai não adiantou nada eu fazer o curso, já trabalho com troca de peças de notebook a 2 anos de desktop a mais de 10 anos, queria aprender a arrumar as placas, se for pra ficar dependendo das pessoas para lerem os esquemas pra mim, só joguei dinheiro fora fazendo o curso então.

Você não pode ficar preso só ao curso, o curso é apenas o começo da logo jornada que você terá que trava pra fazer reparos em placas eletrônicas isso leva anos e lhe digo que agente nunca saberá de tudo.

Você deve estuda o curso e procura conhecimento em paralelo a isso. O decorrer do tempo e com os casos que chegara pra você resolver você vai colocando o que aprendeu em prática.

O fórum é uma ferramenta de ajuda pra quando você estiver com dificuldades em repara uma placa, ou tiver uma dúvida sobre um terminado circuito, como funciona um componente na placa etc. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu acho que antes de eu remover a bios eu deveria saber quais voltagens eu deveria procurar no pino da bios, se voltagem "x" estivesse ausente ai eu teria que procurar no esquema da placa para saber o por que não esta chegando a voltagem, se todas as voltagem estiver la, ai sim eu deveria regravar a bios ou trocar o CI, pois bem fiz a troca do CI regravei o outro CI com uma bios diferente e agora a placa não esta ligado mais, nem com o CI que eu acabei de colocar e nem com o CI que estava.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0