Sign in to follow this  
Followers 0

ACER E1-571 - PLACA Z5WAH compal-la-b161p - Liga logo em seguida desliga

14 posts in this topic

Pessoal estou com esse note na minha bancada, a carcaça quebrou e o cliente continuou usando, em algum momento o cabo lvd da tela foi mastigado e provavelmente deu um curto na placa. Quando tentei ligar ela não ligou, removi o cabo lvd e a placa ligou, só que logo em seguida ela desliga, coisa de 3 ou 4 segundos. Quando está conectada somente ao carregador tenho as voltagens de 3 e 5 volts, qnd ligo a de 5 volts morre. A placa não apresenta curto na linha principal. 

Para início poderia tentar uma regravação de bios pra tentar retornar as tensões, ou essa ação não tem sentido?

 

Esquema da placa segue abaixo:

http://www.andrecisp.com.br/index.php?/files/file/1829-e1-571-z5wah-compal-la-b161p/

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifica as tensões nos pinos do U11.

As tensões nos pinos 1, 2 6,7 devem está presente antes do start da placa, as dos pinos 8,9, 13,14 você deve medir no momento que pressionar o botão de power.

U11.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

É @Paulo- Master Consertos não tenho nenhuma tensão VS. após ligar a placa os pinos 12 e 14 apresenta 0,42v. Provavelmente esse CI está com problema né? Andei pesquisando na minha sucata não tenho esse CI, se bem que falta algumas placas. Para prosseguimento de análise, só substituindo-o né isso?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O correto seria substituir para verificar como vai ser o comportamento da placa

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Abra os J36 e P37 e repita o teste. Já aproveita e verifica se tem curto com o terra no local deles.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde pessoal, saí de férias, por isso demorei a responder, mas estando de volta, vamos aos problemas...

Abri o j36 e 37 e U11 gera as tensões normalmente, no entanto, a linha de +3VS está apresentando curto.

O capacitor C140 estava apresentando curto com o GND, removi mas ele estava OK. Como o U8 estava diretamente ligado ao LCD que foi exatamente o causador do problema (cabo lvd partido), removi o U8 pra v se era ele o problema e o curto não sumiu da linha de +3VS. Aproveitei e Injetei tensão nessa linha e com apenas 0,6v já estava consumindo 2 amperes. Tentei encontrar algum componente esquentando mas sem sucesso. Alguma dica para prosseguir?

OBS. 1: Posso subir a voltagem até os 3V pra v se encontro tal componente esquentando?

OBS. 2: O resistor R928 não encontra-se na placa, não estou entendendo a notação no esquema elétrico. O que quer dizer 0_0603_5% (figura abaixo)?

 

foto r928.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este “resistor” seria um jumper. Veja pelo valor 0. Digamos um fusistor 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Professor Daniel o que representa cada número desse? 0_0603_5%

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

0 - baixa resistência (no caso este 0 indica ser um fusistor)

0603 encapsulamento do componente 

5% tolerância

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifique os capacitores C375, C125, C147CI, e o U22

Se o J7 estiver na placa abra ele.

Vamos torce pra que não tenha danificado o pch a linha +3VS está ligado a ele em vários pontos.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite @Paulo- Master Consertos, rapaz a placa tá complicada. Já tinha aberto o J7 e verificado também o C375, tudo OK. Com sua dica verifiquei o C125, C126, C147 e C148. Tudo OK também. O U22 não existe na placa. Aí verifiquei por onde o +3VS passava e removi da placa e testei os componentes abaixo e após remover cada componente eu verificava se o curto sumia e ele não sumiu.

Passos Componente  Ação ESTADO pendencia
1 J36 E J37 ABERTO   FECHAR
2 J7 ABERTO   FECHAR
3 JFP1  NÃO EXISTE    
5 C125 REMOVIDO NORMAL  
6 C126 REMOVIDO NORMAL  
7 C147 REMOVIDO NORMAL  
8 C148 REMOVIDO NORMAL  
9 U20 NENHUMA AUSENTE  
10 U22 NENHUMA  AUSENTE  
11 L73 NENHUMA AUSENTE  
12 C411 NENHUMA AUSENTE  
13 U2506 NENHUMA AUSENTE  
14 CAPACITORES AO REDOR DE U2506 NENHUMA AUSENTE  
15 Q7 REMOVIDO NORMAL  
16 U2 NENHUMA AUSENTE  
17 Q8 REMOVIDO NORMAL  
18 Q7 REMOVIDO NORMAL  
19 C513  NENHUMA AUSENTE  
20 U30 REMOVIDO NORMAL  
21 C140 REMOVIDO NORMAL  
22        

 

Há alguma coisa a fazer ainda? PCH será?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acredito que esse curto danificou o pch. Coloque tensão na linha e verifique se o chip esquenta. Como falei está linha está ligada ao pch em vários pontos as chances de ter danificado ele é bastante grande.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

É Paulo, acho que danificou mesmo, visto que a placa tava quase condenada, injetei tensão na linha e subi até o consumo de 3 amperes, dessa vez consegui sentir a pch esquentando. Acho que já era. vou comunicar ao cliente a morte da placa. Muito obrigado paulo pela ajuda. Podem fechar o tópico.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0