Sign in to follow this  
Followers 0

Notebook Acer Aspire One D270-1809- Placa- Da0ze7mb6d0 Rev: D Não Liga

12 posts in this topic

Boa tarde estou com esse notebook com o seguinte problema quando coloco carregador no dc jack do netbook  led indicador energia da placa fica apagado porem com bateria conectada nele led da bateria fica aceso porem quando aperto botao power nada acontece. Fiz uma inspeção visual da placa tudo certo, fiz as medições de entrada e constava que eu tinha a alimentação de 19v na placa, porem as alimentação de 5v e de 3v  não tinha, consegui esquema elétrico da placa e notei que o CI PWM PU4 datasheet G5602 era Controlador Step-Down de alta velocidade só tinha alimentação de entrada de 17.21v pino 15 nos outros pinos 0 v. Gostaria com ajuda dos amigos do fórum uma dica do que  possa ser esse defeito, Não só muito experiente em eletrônica mais com ajuda do curso notebook do professor André  deu pra mim ter noção maior dos componentes e do funcionamento deles na placa agradeço desde já. 

obg. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vagner procure o CI pwm PU3 veja as tensões nos pinos:

8= 3,3V

17= 5V

18= 3V

16= 19V

13= 6,30V

Apos isso veja a tensão na PL3 e PL4

PL4 =3,3V

PL33,3V

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde amigo paulo as tensões são as seguintes no CI pwm PU3

8= 0V

17= 0V

18= 0V

16= 2.65V

13= 6.25V

 tensão na PL3 e PL4

PL4 =0V

PL3=0V

 

 

obg desde ja.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vagner veja se tem tensão de 19V nos restritores PR190, e PR82!

Veja a tensão nos dois lados de cada uma deles ok?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

paulo fiz teste  RESISTORES PR 190, E PR 82 SÃO AS SEGUINTES

PR 190 = 19V de um lado, e 2.7v do outro

PR 82 = 19v de um lado, e 6.25v do outro

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Beleza Vagner, acho que já chegamos no defeito!

A tensão no pino 13 está correta, eu errei no calculo, do divisor de tensão entre PR82 e PR83, falei 12V, quando na verdade a tensão correta do divisor é 6,30V, exatamente a tensão que chega no pino 13 do Ci, (erro por mim corrigido).

Seu problema ta na linha de alimentação do Ci pino 16, ele deve receber 19V, mesma tensão que entra no PR190, meu palpite o resistor PR190, ta com sua resistência alterada troque ele por outro, que com certeza vai resolve o problema. 

Vou lhe explica como funciona este circuito:

O Ci PU3, recebe, tensão de alimentação 19V no pino 16, por meio do resistor PR190, recebe também tensão de habilitação no pino 13, por meio do divisor de tensão entre PR82, PR83,neste momento os reguladores LDO, internos do CI, serão ativos.

São eles Vreg3, pino 8 do Ci, que vai libera uma tensão de 3,3V e Vreg5 pino 17, que vai libera uma tensão chamada de VL = 5V.

Obs.

A tensão de 3,3V que sai do do regulador no pino 8 vai chega ate o pino 18 do CI, este pino que vai  habilita as fontes DC/DC de 3,3V e 5V, tensão estás que vai passa nas bobinas PL3 e PL4.

Conclusão sem alimentação no pino 16 nada feito!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

paulo fiz troca resistor PR 190 ai blz chego tensão 19v no pino 16 do ci PU3 e ta chegando as tensões de 5v na PL3 e 3v na PL4, so que ainda não estarta a placa,  quando conecto bateria acende LED indicador mesma coisa acontecia quando comecei a testar a placa pela primeira vez, ai depois de tempo não acendia mais LED indicador da bateria só foi aceder agora quando troquei resistor PR 190,  já testei botão power ta chegando 3v,     vou continuar fazendo outras medições pra ver oque pode estar acontecendo... 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já tentou liga sem a bateria?

Nesse momento seria bom regrava a bios!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo ja tentei  ligar sem bateria sim e nada mesma coisa nao estarta e ja regravei ci bios, mais vo trocar ci regravar  novamente ai posto resultado obrigado pela ajuda

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

BOA ATARDE PAULO DESCULPA DEMORA , CARA GRACAS A DEUS CONSEGUIMOS REVIVER ESSE NETBOOK ERA CI BIOS TAVA DANDO ZICA TROQUEI POR OUTRO E REGRAVEI E VOLTOU A DAR VIDA ,FORMATANDO PARA ENTREGAR PARA CLIENTE VALEU PELA AJUDA MUINTO GRATO. 

obg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Opa Vagner que bom amigo fico feliz em ter ajudado com a solução do problema, obrigado pelo feedback e parabéns pelo reparo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0