Sign in to follow this  
Followers 0

Placa fonte da tv Philips 32PFL5604/78 placa fonte 40IPL32L-PWG1XG

10 posts in this topic

Ola! Estou com esta placa pois ela não liga verifiquei as tensões no seguintes pontos da placa: na saida da ponte logo no CB1 eu encontrei a tensão de 160 volts depois nos pinos do IC3:

PINO:8 160 volts pino 7 160 volts pino 5 30 volts pino 4 0 volts pino 3 0 volts porem no anodo do DB6 não tenho tensão. Pois bem e na outra fonte tenho a tensão da rede ate na ponte BD1 e depois eu não tenho a tensão de saida retifica teste a ponte o no teste que fiz ela esta boa porem quando injeto tensão de aproximadamente de 0,8v no CB21 eu acho não tenho certeza se esta correto injetar esta tensão ai que o p-on. ai como ela esta ligada em uma lampada em serie a lampada fica piscado bem forte, alguem pode me ajudar com analise melhor, por favor. lembrando que não encontrei nenhum componente em curto, ou aberto. 

 

Fonte+Tv+Philco+Ph42e53sg+40-e371c6-pwg1xg.pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 23/01/2019 19:06:14, Josenildo disse:

Ola! Estou com esta placa pois ela não liga verifiquei as tensões no seguintes pontos da placa: na saida da ponte logo no CB1 eu encontrei a tensão de 160 volts depois nos pinos do IC3:

PINO:8 160 volts pino 7 160 volts pino 5 30 volts pino 4 0 volts pino 3 0 volts porem no anodo do DB6 não tenho tensão. Pois bem e na outra fonte tenho a tensão da rede ate na ponte BD1 e depois eu não tenho a tensão de saida retifica teste a ponte o no teste que fiz ela esta boa porem quando injeto tensão de aproximadamente de 0,8v no CB21 eu acho não tenho certeza se esta correto injetar esta tensão ai que o p-on. ai como ela esta ligada em uma lampada em serie a lampada fica piscado bem forte, alguem pode me ajudar com analise melhor, por favor. lembrando que não encontrei nenhum componente em curto, ou aberto. 

 

Fonte+Tv+Philco+Ph42e53sg+40-e371c6-pwg1xg.pdf

Boa tarde colegas e professores! Bem sera que eu posso substituir um capacitor de 1000p de 1kv por um outro de 1000p mais de 2kv, e no lugar de diodos zener smd pode ser colocado um outro com o encapsuslamento diferente com no caso desta placa que no lugar do zb1, e nos lugares do capacitores ch1 e ch2. Pois bem nesta placa que eu estou tentando recuperar ela estava sem o diodo zb1 e sem os capacitores ch1 e ch2 os capacitores tinha marca que foi retirado pelo o tecnico da assistencia mais o diodo aparentemente ele se danificou e por algum motivo ele saiu do lugar. então para fazer mais analise eu coloquei estes componente mais quando eu coloco o diodo e injeto a tenão do p-on nada acontece é como se a placa estivesse realmente mortinha ai verifiquei as tensõe dos ic3 para ver se ele estava trabalhando e encontrei no pino 8 aproximadamente 50 volts e no pino 7 os 160 volt mais no vcc pino 5 0,750volts com base no que eu entendi no curso este ci trabalhado perfeitamente no pino eu eu encontraria uma tensão bem baixa no pino 5 vcc uma de tensão de 20v que é a tensao do zener. neste caso eu posso fazer a troca deste ci? mais que interessante porque antes de colocar o diodo eu injetei a tensão de p-on e lapada pisca bastante mais resolvir arrisca e deixar a tensão do p-on injetada para ver o que aconteceria pois bem em pouco tempo a lampada se apaga e eu verifiquei as tensoes de saida as de 24v e 12v e para a minha surpresa elas estava la.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Joselito, por isso sempre recomendo analisar os defeito da saída para a entrada, pois isso sempre acontecia comigo rsrs. Já tinha até escrito uma resposta baseada no seu primeiro post. Vou colocar minhas considerações mesmo assim para ficar de histórico. Mas só da um feedback pra gente saber se placa realmente não tinha defeito.

As tensões que mediu indicam que o IC3 não está atingindo sua tensão de alimentação. Esta tensão vem do pino 5VCC, porém para isso é necessário que ocorra um primeiro 
ciclo de indução no enrolamento auxiliar do primário do transformador choppe que deve induzir uma tensão de alimentação para o IC3, através do pino 5. O pino 8 VSS
fornece uma tensão de 'partida' para IC, que utiliza essa carga para chavear o mosfet interno no IC3 que vai gerar o primeiro ciclo de indução. Como temos 0V no anodo do DB6 e 0V no pino 5, já da para matar que o IC3 não está funcionando como deveria. Eu trocaria ele, pois é o componente mais sensivel de todo esse circuito. 

 

Sem título.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde! Professor muito obrigado por me responder pois bem fiz a compra deste ci e chegou hoje acabei de fazer a troca mais o problema continua do mesmo jeito. Bom se for possível você pode me explicar melhor porque sem o diodo zener zb1 eu injeto a tensão do p-on ela estrala muito mais mesmo assim ela aparece os 12volts e os 24volts. so que quando eu soldo ele não acontece nada ai fica só fica a tensão no pino 8 de aproximadamente 50volts e no pino 7 os 160 volts já troquei os capacitores da linha vcc pois pensei que poderia ter uma pequena fuga mais também não resolveu o problema. você acha que que pode ser o próprio transformador chopper. e como posso prosseguir com mais analises.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 30/01/2019 15:28:31, Josenildo disse:

Boa tarde! Professor muito obrigado por me responder pois bem fiz a compra deste ci e chegou hoje acabei de fazer a troca mais o problema continua do mesmo jeito. Bom se for possível você pode me explicar melhor porque sem o diodo zener zb1 eu injeto a tensão do p-on ela estrala muito mais mesmo assim ela aparece os 12volts e os 24volts. so que quando eu soldo ele não acontece nada ai fica só fica a tensão no pino 8 de aproximadamente 50volts e no pino 7 os 160 volts já troquei os capacitores da linha vcc pois pensei que poderia ter uma pequena fuga mais também não resolveu o problema. você acha que que pode ser o próprio transformador chopper. e como posso prosseguir com mais analises.

Boa tarde a todos os professores e colegas sobre o reparo desta placa  devido a dificuldade de encontrar alguns componentes e também por conta dela esta com algumas trilhas levantadas resolvi comprar uma placa usada porem quando eu ligo a tv ela arma e desarma o rele e o led vermelho fica piscando a tela até acende rapidamente liguei ela fora e tem todas as tensões. Minha duvida é a seguinte sera que se o capacitor CB1 estiver com alguma anormalidade tipo com a sua capacitância alterada ele causaria este tipo de problema mesmo eu encontrando as tensões de saída corretas. Ou já posso afirmar que existe um defeito na placa principal. 

Print.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Joselito, não acredito que o capacitor estaria gerando todos os sintomas desse defeito. Pra mim, o problema agora tem jeito de led aberto ou led em curto no painel, seria necessário abrir o painel para analisar melhor este defeito.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado professor. Desconfiado da placa principal eu fiz o seguinte teste: com o multimetro digital e em escala de continuidade eu encontrei vários capacitores dando continuidade mais não era um curto e estava com a resistência muito baixa  em torno de 2ohms e também encontrei um regulador de tensão que recebia 5v e saia 3,3 acredito que é para alimentar o microcontrolador ele estava acusado um curto entre a saida de 3,3 e o terra. No conector que recebe as tensões vinda da fonte no ponto que recebe 12 volts eu injetei 6 volts e o regulador começou a esquentar muito, então eu retirei ele da placa e mesmo assim os capacitores continuaram pipando com se estivessem em curto total retirei então decidir injetar tensão na saida do regulador quando eu fiz este procedimento o CI-MT8222ARMU ele esquentou muito e eu só injetei 2volts isto me fez acreditar que o defeito esta neste circuito integrado então conclui que ele esta com uma fuga ou em curto  interno fazendo com que a fonte desarme. Só que eu não estou encontrando este circuito ja programdo para comprar. alguem sabe onde posso comprar ele ja pronto para substituir.    

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual foi a resolução do problema? Nos informe para que possamos fechar o tópico

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou fazer a substituição da mesma e usar esta como doadora de componentes.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0